fbpx

Aprenda como montar uma escala de funcionários no varejo

Aprenda como montar uma escala de funcionários no varejo

Aprenda como montar uma escala de funcionários no varejo

Ter uma escala de funcionários bem definida é muito importante, uma vez que é necessário manter a empresa sempre em funcionamento, com bons profissionais à frente das atividades, garantindo a boa gestão do negócio.

No post de hoje, você aprenderá quais são os principais tipos de escala de trabalho que pode adotar na sua empresa e também receberá algumas dicas de boas práticas para a definição dos turnos dos colaboradores. Continue a leitura e confira!

Principais tipos de escala de funcionários

É claro que cada empresa tem uma realidade diferente, sendo que algumas trabalham apenas em horário comercial e outras têm o atendimento 24 horas, por exemplo. Por esse motivo, a legislação trabalhista prevê diferentes tipos de escala. Nós apresentaremos as principais, a seguir:

Escala 5×1

Nesse modelo, a cada 5 dias trabalhados, o funcionário tem 1 folga. O período de trabalho, nesse caso, é de 7 horas e 20 minutos diários.

Escala 5X2

Esse é o tipo de escala adotado pela maioria das empresas e funciona de modo que a cada 5 dias de trabalho, o funcionário tenha 2 folgas, geralmente aos fins de semana. O período diário de trabalho é de 8 horas e 48 minutos.

Escala 6X1

O trabalhador comparece à empresa 6 dias por semana e tem uma folga. Além disso, obrigatoriamente, precisa folgar 1 domingo por mês.

Escala 12X36

Muito utilizada em hospitais, em portarias de empresas ou outros locais que atendem 24 horas, nesse tipo de escala, a cada 12 horas trabalhadas, o colaborador tem direito a 36 horas de descanso.

Escala 18×36

Nesse caso, o trabalhador permanece 18 horas na empresa e folga 36 horas.

Escala 24×48

Também é possível que os colaboradores trabalhem por 24 horas corridas e, após, tenham 48 horas de folga.

Essas são as principais escalas de trabalho regulamentadas no Brasil. Como cada uma tem características específicas, convém consultar os responsáveis pelas áreas jurídica e contábil da empresa para identificar os melhores modelos.

Dicas para planejar as escalas de funcionários

Veja agora algumas boas práticas para planejar as escalas de funcionários na sua empresa:

Conte com softwares de gestão

Para facilitar o controle das jornadas de trabalho dos colaboradores da sua empresa, você pode contar com um bom software de gestão que tenha essa funcionalidade. Esse recurso facilita muito o controle de horários, sobretudo para empresas do setor varejista.

Conheça a legislação trabalhista

Você deve levar sempre em consideração a legislação trabalhista vigente, verificando quais são as convenções do sindicato do seu setor de atuação, por exemplo. Tudo isso evita que você seja multado ou processado por profissionais que forem desligados da empresa, por exemplo.

Conheça as necessidades da empresa

Como dito, cada empresa tem suas necessidades específicas, e é fundamental que a escala supra essas obrigações. Alguns setores, como o da área da saúde e da segurança, precisam de pessoas 24 horas à disposição, enquanto outros, como o varejo, têm as escalas limitadas para o horário de atuação da loja.

Agora que você já sabe como desenvolver uma escala de funcionários, que tal assinar a nossa newsletter? Assim você pode receber em seu e-mail, mais informações relevantes como essas!

Cometários