fbpx

Venda online: e-commerce ou instagram shop, qual o melhor para o meu negócio?

Venda online: e-commerce ou instagram shop, qual o melhor para o meu negócio?

Venda online: e-commerce ou instagram shop, qual o melhor para o meu negócio?

Hoje em dia, um posicionamento nas mídias digitais é mais do que obrigação de toda empresa que almeja se destacar no mercado. Portanto, oferecer os seus produtos físicos ou digitais em plataformas para venda online, além de aumentar o alcance dos seus potenciais clientes, facilita o processo de compra, oferecendo ao cliente conforto e comodidade.

Porém, tendo em vista as opções, qual seria a melhor: investir em uma “loja virtual” no Instagram ou em um site e-commerce com domínio próprio?

Quais as vantagens do Instagram?

Uma das grandes vantagens do Instagram é a interação dinâmica com o cliente durante todo o processo de compra. Essa capacidade gera sensação de conforto e segurança com o cliente e permite que todas as suas dúvidas sejam tiradas nesse contato inicial.

Outro grande ponto positivo da rede social é o marketing digital que pode ser muito explorado com as ferramentas disponíveis. Como o Instagram é uma plataforma fundamentalmente visual, o cliente pode receber anúncios direcionados que atendam exatamente o seu perfil com base nos algoritmos da rede.

A grande desvantagem do Instagram é que as transações devem ser realizadas integralmente por alguém que deve estar disponível para responder o cliente de forma rápida e ágil. Além disso, como o feed é muito extenso, muitos produtos que não estão em destaque podem não aparecer em um primeiro momento para os clientes levando a dúvidas repetitivas por parte deles.

Quais as vantagens da venda online pelo e-commerce?

No caso do e-commerce, temos o fator automatização muito mais eficiente. Não se depende totalmente de ter alguém fisicamente para fazer o acompanhamento de todas as etapas da venda.

Pelo contrário, o cliente vai até o produto e ele mesmo preenche os dados cadastrais de endereço, contatos, quantidade de pedidos e a taxa de entrega é calculada automaticamente. Assim, uma das únicas funções da pessoa designada como gestor do site de e-commerce é analisar e liberar os pedidos. Muito prático.

O que deve ser levado em conta é qual o se encaixa melhor no perfil e momento que a sua empresa se encontra. Um e-commerce demanda um investimento um pouco maior, porém é mais próximo da consolidação da identidade de uma empresa, por usar o nome e url (endereço) da marca.

Uma grande vantagem associada ao investimento em uma plataforma de gestão virtual é a possibilidade de ferramentas que não existem nas redes sociais. Por exemplo, sistemas de delivery locais direcionados para um determinado público-alvo, como é o caso do nosso Delivery Pharmacy para aumentar as vendas e fidelizar o cliente com descontos e promoções, são coisas que só podem ser feitas por meio de plataformas bem integradas e estruturadas.

Conclusão

Ambos os lados têm prós e contras, então a resposta

vai depender de uma análise cautelosa do momento que a sua empresa se encontra. Embora o Instagram seja muito mais custo-benefício levando em conta apenas o investimento inicial, o retorno financeiro de sites continua sendo muito superior a redes sociais porque o cliente na maioria das vezes sente-se mais seguro na compra em uma plataforma específica. Caso seja viável, existe até mesmo a possibilidade de aliar as duas opções de forma integrada e obter o melhor dos dois mundos.

Cometários