fbpx

Veja como gerenciar os produtos da loja com método FIFO

Veja como gerenciar os produtos da loja com método FIFO

Veja como gerenciar os produtos da loja com método FIFO

Se você pudesse medir o valor do seu estoque, como faria? Esse é um número que muda com frequência, pois a todo instante mercadorias são inseridas e retiradas. Para dificultar as contas, cada vez que você adquire novas remessas, o preço de compra pode variar.

Para lidar com essas peculiaridades da gestão de estoque, algumas empresas estão recorrendo ao método FIFO. Quer entender as contribuições desse método para os negócios e como ele pode ajudar a sua loja? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o método FIFO?

Se você lida com logística ou supply chain, provavelmente já ouviu as siglas UEPS, PEPS, LIFO, FIFO ou FEFO. Todas estão relacionadas ao gerenciamento de estoque, esteja ele em um almoxarifado, armazém ou centro de distribuição.

A gestão de estoque, como sabemos, exige um planejamento de demanda, bem como a organização do ambiente. Desse modo, envolve o controle das movimentações de entrada e saída dos produtos. E é aqui que entra o método FIFO.

A expressão FIFO é uma sigla em inglês para “first in, first out”, que pode ser entendida como “primeiro a entrar e primeiro a sair”. Em algumas empresas, a sigla é substituída por PEPS (“primeiro a entrar, primeiro a sair”).

O FIFO é um sistema utilizado para organizar mercadorias e insumos no armazém, viabilizado por meio de filas de espera. Nele, à medida que novos produtos e cargas são colocados na fila, os mais antigos são retirados, respeitando a ordem de chegada.

O método é especialmente útil quando os produtos têm prazo de validade ou tornam-se obsoletos com o passar do tempo. Isso porque você garante que seus lotes mais antigos sejam removidos.

Cálculo de impostos

Essa importância cresce em um contexto em que as empresas necessitam de ferramentas mais sofisticadas para apurar o lucro bruto e o cálculo dos impostos.

Como você já deve saber, o lucro bruto é determinado pela diferença entre o faturamento com vendas e o custo das mercadorias vendidas. Para estabelecer esse custo, precisamos saber o valor do estoque inicial e final em um determinado período. Daí a importância de registrar todas as operações de entrada e saída.

O método também é útil para a contabilidade da sua loja — o FIFO facilita a aplicação de taxas e impostos sobre as mercadorias, como explicaremos em outro tópico.

Além desse método, existem outros como o LIFO (“last in, first out” ou “último a entrar, primeiro a sair”) e o método de custo médio, que recalcula o custo dos itens a cada nova aquisição.

Qual é a diferença entre FIFO, LIFO E FEFO?

Cada método de movimentação logística de estoque tem suas vantagens e desvantagens. Acompanhe:

  • FIFO: é aplicado em depósitos de giro mediano e sujeitos à obsolescência;
  • LIFO: é usado para produtos que não têm data de vencimento, de forma que possam atender períodos de pico;
  • FEFO (“first expire, first out”): é usado para produtos com prazo de validade curto e alto giro, tais como os alimentos perecíveis e resfriados.

Como o FIFO é aplicado na contabilidade da empresa?

Você já parou para pensar em quantos fatores podem influenciar o preço de aquisição de uma mercadoria? Matéria-prima, custo de transporte, inflação e cotação do dólar (no caso de produtos importados) são apenas alguns deles. O FIFO simplifica a apuração do valor do estoque (ou ativo circulante) pois considera as variações de preço de compra.

Além disso, é um eficiente sistema de armazenagem para a valorização do depósito de uma loja. Aliado a um sistema de avaliação que determine o passivo fiscal da organização, o FIFO pode mostrar aos investidores como os valores do inventário são determinados.

Se a contabilidade parte do pressuposto de que os primeiros produtos vendidos foram os primeiros que a empresa produziu ou comprou, o custo de produção de bens passa a acompanhar o mercado. Dessa forma, ele pode até crescer ao longo do tempo, pois o preço de venda das mercadorias pode ser bem superior ao valor de inventário.

O método FIFO é o único exigido pela Receita Federal. Sua desvantagem reside no fato de que o estoque supervalorizado tende a aumentar o imposto a ser resgatado pelo fisco.

Quais são os benefícios do método FIFO?

O FIFO traz uma série de benefícios para a organização de armazéns, centros de distribuição e depósitos. Saiba mais sobre eles adiante.

Aumento nos lucros

Por causa do sistema de filas, ele reduz as necessidades de espaço. Isso diminui os custos de armazenagem das mercadorias e amplia as margens de lucro da sua loja.

Um estoque organizado e com fluxo determinado ampara o negócio no aperfeiçoamento de sua logística, reduzindo os custos operacionais. Dessa forma, você evita que o dinheiro fique retido nos produtos armazenados.

Manuseio de produtos perecíveis

O método FIFO evita problemas com desperdícios, pois traça estratégias para o manejo inteligente de produtos dentro dos armazéns.

Aprimora a precificação

Graças à maior rotatividade, a precificação dos produtos fica mais fácil. A resolução de desequilíbrios entre os custos de entrada e preços de saída torna-se mais simples.

Simplicidade do método

O FIFO é um método de operação descomplicada e não requer um processo de implantação dispendioso. As chances de erro, portanto, são pequenas.

Redução dos impactos de inflação

O preço de compra dos produtos e matérias-primas aplicado anteriormente na produção é menor do que o preço dos mais recentes. Esse fenômeno caracteriza a inflação, um fenômeno constante na economia.

Com o registro imediato dos preços, a empresa arca com custos menores e organiza suas finanças.

Mais eficiência

Com esse sistema, a sua loja pode alcançar maior rapidez em suas operações. A técnica facilita a localização, bem como a separação, entrada e retirada de insumos e produtos do depósito.

O método FIFO estipula uma sequência inteligente para a movimentação das mercadorias, independentemente do tipo de produto a ser gerenciado. Ele não requer grandes investimentos para ser implantado — demanda apenas mudanças de comportamento em relação ao controle de estoque da empresa.

E você, pretende aplicar o método FIFO em sua loja para ter mais lucratividade? Quer receber ainda mais dicas para aprimorar a gestão do seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada!

Cometários