fbpx

Veja como desenvolver um planejamento financeiro eficiente para a sua empresa

Veja como desenvolver um planejamento financeiro eficiente para a sua empresa

Veja como desenvolver um planejamento financeiro eficiente para a sua empresa

Todo empresário que busca iniciar um novo negócio precisa ter em mente que planejamento financeiro é uma necessidade. Ele nunca deve ser deixado de lado, mesmo depois que a empresa já está rodando.

Sem um bom planejamento financeiro, nenhuma empresa tem chances de realmente se sustentar no mercado e ainda mais de crescer. Se você não sabe bem como fazer o seu, preste atenção que vamos passar o melhor caminho!

Não misture dinheiro pessoal com o da empresa

A sua empresa pode até ter o seu nome, mas você e ela são coisas totalmente diferentes, e isto significa que as suas contas bancárias também devem ser.

Um empreendedor maduro e de sucesso sabe que não se deve misturar dinheiro, e quanto mais rápido você aprender isso, melhor.

Por mais que a sua empresa possa ser toda financiada por um dinheiro que é seu, você tem que separar bem as coisas. Se você não fizer isto, vai perder o controle do que é realmente seu, poderá prejudicar a gestão do negócio e também ficar confuso na hora de usar o seu dinheiro de verdade.

Se por acaso faltar um troco, precisar comprar alguma coisa de emergência ou algo do tipo, pode até tirar dinheiro da sua carteira, mas deixe isso registrado, para que este valor exato retorne para você logo em seguida.

Faça o mesmo se estiver na situação inversa: precisou tirar um dinheiro do caixa para resolver alguma coisa pessoal? Anote e, assim que possível, devolva o valor.

Adote um sistema de gestão

A rotina de dono de negócio é corrida e cheia de coisas para fazer. Com muitas atividades que precisam de atenção a todo o momento, provavelmente você não consegue ter um tempo muito longo de tranquilidade para ficar fazendo as suas contas.

Além disso, mesmo que você tenha algum tempo, lembre-se que qualquer um corre o risco de cometer um erro de cálculo.

No final, o que vale a pena mesmo é ter tudo automatizado e, mesmo que você seja muito bom de Excel, ainda assim terá um controle mediano e com pouca automação.

Depois de um tempo, seja fazendo contas a lápis ou em uma planilha super estruturada, você vai perceber que precisa de um sistema. Esse sistema te ajudará a organizar todas as suas contas de uma maneira mais rápida e prática.

Para evitar ter que se reorganizar para mudar de sistema ao migrar para uma ferramenta própria (mais cedo ou mais tarde você vai fazer isto). Tome o caminho mais prático e faça isso logo no início.

Assim você evita a perda de tempo, potenciais erros, já vai se acostumando com a nova forma de gerenciar e ganha mais intimidade com os números do seu negócio.

Registre todas as suas operações

Não adianta ter um bom sistema e contas separadas se você não alimenta a sua ferramenta de gestão corretamente. Se ela serve para você ter um melhor controle de estoque, caixa, dívidas e vendas, não faz sentido não usá-la.

O planejamento financeiro é sempre um ponto de apoio para a tomada de decisões dos gestores. Para que ele possa ser utilizado de maneira correta, ele deve estar sempre atualizado.

O melhor é criar o hábito de registrar tudo na hora. Evite deixar para daqui a pouco ou, pior ainda, para amanhã. Quanto mais tempo passar, maiores as chances de você deixar de fazer o lançamento ou fazê-lo de forma incorreta.

Contudo, se realmente estiver muito complicado na hora, tudo bem. Guarde o comprovante, a nota fiscal ou mesmo anote em algum papel o valor e qual a referência. A questão é que você terá que fazer este registro mais cedo ou mais tarde.

Evite gastos supérfluos

Se você quer ter chances reais de que a sua empresa siga em um caminho de sucesso e rumo à estabilidade, aprenda o quanto antes a evitar gastos desnecessários.

Ter uma empresa é acreditar que é possível ter mais retorno financeiro em um negócio do que deixar este mesmo dinheiro no banco ou outro tipo de aplicação. A busca é sempre pelo lucro e quanto maior ele for, melhor.

Sendo assim, todo capital que você consegue colocar no seu negócio deve ajudá-lo a “girar”. Quanto mais ele fizer isto, mais ele deve dar resultados.

Se pegarmos um comércio, por exemplo, fica fácil de entender que quanto mais o comerciante compra produtos por um preço e vende por um valor maior, tirando os gastos de manutenção da loja, mais ele lucra.

É por isso que você precisa focar seus esforços financeiros de forma estratégica. Sempre reinvestindo o capital para conseguir comprar mais matéria-prima, produtos e processos que te ajudem a vender mais.

Gastos que no final das contas não te ajudam a trazer mais receita vão apenas corroer a sua lucratividade. Quanto mais cedo você aprender isso, melhor.

Entenda os relatórios do planejamento financeiro

O planejamento financeiro funciona da seguinte forma: dados atualizados e corretos entram e informação de qualidade sai.

Você não vai utilizar o maior potencial estratégico de um planejamento financeiro se não conseguir entender e interpretar seus relatórios. Invista um tempo para decifrar o que os seus números estão dizendo.

Veja como têm se comportado as suas despesas e também as receitas. Como elas estão variando? Percebeu alguma diferença no histórico? E seu controle de estoque?

Olhe também o seu fluxo de caixa. Ele tem muito a te dizer. Coisas como seus compromissos futuros, suas previsões de receitas e mais. Tudo isso é muito importante na hora de tomar decisões e até negociar com fornecedores.

É a partir deste tipo de informação que você deixa de gerenciar a sua empresa pelo feeling e começa a fazer esta gestão de maneira consciente e mais profissional.

Com estas dicas, você vai garantir mais tranquilidade na gestão da sua empresa, além de um amadurecimento como gestor.

Siga-nos: Facebook, YouTube, Twitter e Instagram. Temos sempre materiais interessantes e bem objetivos!

Cometários