Os clientes são os pilares que sustentam qualquer empresa. Sem eles, não há prosperidade, crescimento, sentido ou motivo para a existência de um negócio. A realidade é que o mercado tem se tornado cada vez mais complexo e dinâmico. Isso gera uma necessidade de especificação de estratégias de acordo com cada tipo de consumidor e tamanho de negócio.
No Brasil, existe, desde 2009, uma regulamentação tributária específica para os chamados microempreendedores individuais (MEIs). Isso colaborou no processo de regularização de milhões de pessoas que trabalhavam sem regulamentos adequados aos seus negócios.
Por esse motivo, realizar um bom cadastro de clientes se tornou ainda mais importante. Sem esse controle, é praticamente impossível articular um planejamento estratégico que permita a prosperidade de um negócio em um ambiente cada vez mais competitivo.
Ao longo deste post, vamos explicar com mais detalhes os motivos pelos quais você deve manter um controle de clientes e como fazer isso. Curioso? Continue a leitura!
Por que manter o controle de clientes
1. Organização e atualização
Ao implementar o controle de clientes por meio de um programa, manter os dados e as informações de cada um se torna uma tarefa muito mais simples.
Recomenda-se automatizar esse processo para um maior aproveitamento, pois o método de armazenamento manual apresenta alguns riscos, como erro na digitação de alguma informação e grandes chances de perder algum cadastro ou dado importante.
2. Dados confiáveis sobre o desempenho de vendas
Normalmente, o setor de uma empresa em que é mais cobrado o desempenho é o de vendas — é comum trabalhar com metas agressivas nesse setor. Por meio do controle dos dados dos clientes e das vendas, é possível determinar quais são os funcionários que merecem bonificações e quais precisam aumentar seu desempenho.
Caso seu negócio trabalhe com o sistema de comissões de vendas, esses dados são imprescindíveis para remunerar de maneira adequada os seus vendedores.
3. Assiduidade nas compras
O controle de clientes permite que você conheça melhor as preferências e os gostos dos seus, o que auxilia a manter um contato otimizado, informando sobre a chegada de novidades ou o lançamento de produtos que interessem a cada perfil de consumidor.
Imagine, por exemplo, que algum cliente entre em contato com os seus vendedores em busca de um determinado aparelho que está para ser lançado. Com essa informação no cadastro, você poderá informá-lo quando o produto chegar no estoque e, assim, manter uma maior assiduidade nas compras.
Ao mesmo tempo, o cadastro e o controle de clientes impedirá que você desperdice esforços com campanhas que não serão eficazes para consumidores que não têm interesse em determinados produtos.
4. Histórico de relacionamento
Ainda no raciocínio do tópico anterior, é importante lembrar que o gerenciamento de clientes fomenta a gestão de vendas. Ao manter um controle dos seus clientes, além do histórico das vendas, você terá dados armazenados sobre as buscas e os interesses do consumidor, facilitando que novas vendas sejam fechadas e que deficiências de negociações anteriores sejam corrigidas.
Imagine, por exemplo, que, ao longo de uma negociação, o cliente demonstre interesse em fechar a compra, mas, por algum motivo, ele deixe a loja e não faça a compra. Com o controle de clientes, você poderá retomar esse relacionamento e procurar entender o que impediu que o negócio fosse fechado.
É fundamental que tanto o gestor quanto os vendedores compreendam que a memória não é o bastante para manter um bom relacionamento com o consumidor. Sem um histórico de relacionamento e de compras detalhado, o seu negócio assumirá o risco de perder chances valiosas de fidelizar clientes e aumentar as vendas.
5. Clientela sempre atualizada
Com todos esses dados e informações, é possível manter seus clientes informados sobre as novidades de sua empresa. Vale lembrar que também é possível consultar o feedback sobres os seus produtos e serviços oferecidos.
Existem clientes que compram todos os meses, em quantidades pequenas, mas sempre. Também existem aqueles que compram apenas uma vez ao ano, mas quando isso ocorre, o valor da compra é alto. Tenha em mente que você precisa dedicar seu foco a ambos.
Considere enviar e-mails informativos com uma certa frequência (também conhecido por newsletter). Também, telefonar em datas importantes, mandar cartas aos finais de ano etc. Utilize todos os meios de comunicação ao seu favor.
Demonstrar que você lembrou deles em alguma data importante, por exemplo, é possível criar um vínculo de relacionamento mais íntimo. Dessa maneira, o cliente também se lembrará da sua empresa quando precisar.
Como fazer um controle de clientes
Agora que você entendeu a importância de fazer um bom controle de clientes, é hora de descobrir como fazer isso. Acompanhe.
Escolha uma ficha de cadastro
Existem diversos modelos de fichas de cadastro de clientes disponíveis na internet. Com isso, você só precisará escolher aquela que seja da sua preferência, imprimir, preencher e manter tudo bem organizado.
Você pode estar se perguntando como escolher. Realmente, a pluralidade de opções pode causar confusão. Então, vamos sugerir as alternativas de planilhas disponibilizadas pela DNA Sistemas. Seu papel será, portanto, avaliar a mais pertinente ao seu modelo de negócio.
Organize o cadastro on-line
Após escolher a sua ficha de cadastro de clientes, é importante que você mantenha os dados nela armazenados sempre atualizados. Também, mantenha fácil acesso on-line. O ideal é que você centralize todas as informações em um só ambiente.
As soluções oferecidas pela DNA Sistemas colaboram, ainda, na emissão de notas e de cupons fiscais. Isso fomenta as boas práticas de gerenciamento e gestão empresarial. Assim, o gerenciamento do seu negócio se tornará mais eficaz e ágil e com isso aumentará o número de clientes.
Gostou de aprender mais sobre a importância de manter um controle de clientes? Viu como é simples fazer o seu controle? Aproveite para baixar o nosso e-book sobre plano de vendas e aumente as chances de sucesso do seu negócio!
Cometários