fbpx

Transformação digital: o que é e quais os impactos para pequenas empresas?

Transformação digital: o que é e quais os impactos para pequenas empresas?

Transformação digital: o que é e quais os impactos para pequenas empresas?

A evolução tecnológica tem gerado transformações massivas em todas as esferas sociais. Desde a forma como nos comunicamos até a maneira como os negócios são realizados, o uso de tecnologias reinventou — e reinventa continuamente — o mundo como o conhecíamos até poucos anos atrás.

Um conceito muito importante para a compreensão das soluções tecnológicas que surgem no mercado é o de transformação digital. Podemos caracterizar a transformação digital como uma reestruturação de um modelo mental e da lógica estrutural de uma empresa.

Em alguns casos, a transformação digital é um fenômeno que modifica, até mesmo, o modelo organizacional de um empreendimento. No entanto, o processo é muito mais abrangente do que isso — e é exatamente por esse motivo que, no artigo de hoje. Fizemos um apanhado sobre tudo que você precisa saber sobre transformação digital e como ela poderá revolucionar a sua empresa. Curioso? Então continue acompanhando!

Mas, afinal, o que é transformação digital?

Para muito além da mera automação de processos ou da utilização de tecnologias em nuvem, a transformação digital consiste numa verdadeira reinvenção de uma lógica organizacional cuja finalidade é tornar um empreendimento muito mais ágil, produtivo e integrado a soluções digitais atualizadas.

A digitalização de processos e serviços gera uma desmaterialização e, por consequência, uma desmonetização de uma série de equipamentos e produtos, tais como gravadores, equipamentos GPS, câmeras fotográficas, filmadoras, televisão, etc, que hoje podem ser todos encontrados embutidos um único aparelho de smartphone.

A desmaterialização tornou os custos desses equipamentos mais democráticos, uma vez que possibilitou o acesso a eles por valores muito mais rentáveis do que era o valor de todos somados. Com a democratização do uso desses equipamentos, outro processo foi desencadeado: a disrupção.

A fotografia, por exemplo, exemplifica bem esse fenômeno: no formato analógico, fotografar era um processo muito mais oneroso e lento. Uma vez digitalizada, a fotografia foi democratizada e hoje pode ser realizada de maneira praticamente gratuita a partir do uso de smartphones e difusão em redes sociais.

Por isso, a transformação digital, em essência, perpassa pelas seguintes etapas:

  • digitalização;
  • desmaterialização;
  • desmonetização;
  • democratização;
  • disrupção.

Qual a relação entre transformação digital e disrupção?

A disrupção se caracteriza pela reinvenção de um mercado preexistente, em outras palavras: os disruptivos são aqueles que, em vez de tentarem ganhar espaço e dominar determinado nicho, sobressaem-se aos veteranos reinventando a lógica e as regras do jogo.

Eles vão além e descobrem novas e melhores maneiras de fazer negócio. Foi o que fez o Uber em relação às corporações de táxi, a Airbnb, no ramo de hospedagens e hotelaria, a Amazon, na área de livrarias, a Netflix, no mercado de audiovisuais, os Bitcoins, no mercado financeiro, entre vários outros.

Como característica predominante, as empresas disruptivas têm em comum a transgressão de regulações existentes — elas vão além, inovam e reestruturam todo um nicho de mercado.

Por esse motivo, hoje em dia, gestores e proprietários de grandes empresas têm como um de seus maiores temores deparar-se repentinamente com um concorrente inovador e desafiador que sequer existia até pouco tempo atrás. O segredo dessas empresas que surgem pequenas e, aparentemente, inofensivas é o crescimento exponencial que conseguem conquistar.

Inicialmente, elas passam despercebidas pelos gigantes do mercado que desacreditam nos seus crescimentos que, a princípio, parecem irrisórios. Mas em muitos casos, surpreendem pelas suas progressões não lineares e geométricas.

No exemplo do Uber, que parecia inofensivo mas que, em poucos anos, tem desestruturado as grandes corporações de táxi. Gerando assim, no mundo inteiro, repercussões legais e estruturais.

São revoluções surpreendentes para o mercado, não é mesmo? E como você já deve ter notado, todas essas empresas disruptivas têm um aspecto-chave em comum: a digitalização dos seus processos.

Hoje é praticamente impossível prosperar em qualquer área sem o uso massivo de soluções tecnológicas. Os grandes casos de sucesso têm sido, na quase totalidade das vezes, aqueles que utilizam a tecnologia como principal aliada.

Quais são os pilares da transformação digital?

Para promover a transformação digital na sua empresa, você deve começar elaborando uma estratégia digital consistente. Você deverá reestruturar seus processos para que a absorção da cultura digital seja plena e desenvolvida. Dessa maneira, promover o aumento da produtividade, como um todo. Veja quais são os pilares da transformação digital:

Experiência do cliente

Uma verdadeira transformação digital é aquela que, aprimora a experiência do cliente e entrega um produto ou serviço diferenciado. Para isso, você deve valer-se da tecnologia para, em um primeiro plano, conhecer o seu público.

Para isso, existem diversas ferramentas digitais que auxiliarão você, tanto na segmentação do público quanto na definição da melhor abordagem. As estratégias de marketing digital, por exemplo, são de grande valia nessa etapa do processo.

Após conhecer seu público e tratá-lo da maneira mais adequada e eficiente, você deverá se empenhar em entregar produtos ou serviços de qualidade e que atendam as expectativas deles, além, é claro, de oferecer um serviço de atendimento prestativo, eficiente e com variedade de canais.

Modelos de negócio

Se o assunto é transformação digital, adequar o seu empreendimento à digitalização é um passo natural a se realizar. Isso ocorre por meio da criação de recursos digitais que expandem a utilidade de serviços e produtos e pela transição do meio físico para o digital ou, ao menos, pela oferta de ambas as alternativas para o seu cliente.

Se você possui um varejo de roupas, por exemplo, poderá ofertar a chance de o cliente adquirir seus produtos tanto pela loja física quanto pelo e-commerce. Dependendo do perfil da sua clientela, pode ser o caso de, até mesmo, dispensar a loja física.

Processos operacionais

Utilizar a tecnologia para otimização é uma das principais medidas para que o seu negócio seja mais produtivo e rentável. Para tanto, alguns pontos principais devem ser trabalhados, tais como a comunicação interna entre funcionários, a integração de setores, a análise constante e ágil de dados e métricas e, é claro, a transparência organizacional.

Por que a transformação digital é tão importante para PMEs?

Qualquer empreendedor que deseja se destacar em um mercado deve buscar constantemente a inovação. E, em uma realidade cada vez mais conectada, a inovação é um conceito indissociável da tecnologia. Por isso, diferenciar-se e manter-se atualizado é tão importante.

Se, por um lado, a tecnologia tornou o mercado mais plural e competitivo, por outro, ela também o democratizou. Hoje há um engessamento muito menor dos nichos de mercado e, consequentemente, uma margem maior para que novos negócios prosperem.

Por esse motivo, se você gere ou possui uma pequena ou média empresa, saiba que você pode, sim (e talvez mais do que nunca), crescer e ter muito sucesso com o seu empreendimento. Para isso, promover a transformação do seu negócio não é uma alternativa — é um imperativo!

Lembre-se que a transformação digital é um processo constante, portanto, seu cuidado para manter-se atualizado e relevante deverá ser.

Gostou de aprender mais sobre a transformação digital? Caso deseje receber muitos outros conteúdos como este, aproveite para assinar a nossa newsletter!

Cometários