Muito além de uma obrigatoriedade, o uso do certificado digital passou a ser um diferencial competitivo para empresas do Simples Nacional. A ferramenta tem trazido mais agilidade para as empresas e facilitado a transmissão de inúmeras obrigações acessórias.
Antes, uma série de procedimentos precisavam ser realizados manualmente, gerando um maior custo e demandando uma maior mão de obra. Com essa tecnologia, as rotinas de funcionamento se tornaram mais ágeis e simples.
Mas o que é o certificado digital? Qual sua importância para empresas do Simples Nacional? Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!
O que é o certificado digital?
O certificado digital nada mais é que um documento eletrônico que identifica o seu titular, seja pessoa física ou jurídica. Nele, estão contidas informações como nome, o número da chave pública e outros dados que identificam a empresa (ou pessoa) diante da Receita Federal e nos sistemas de gestão fiscal e tributária.
Ao utilizar o certificado digital, a empresa passa a garantir a autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. Além disso, a certificação digital utiliza de mecanismos de criptografia que barram o acesso de pessoas mal-intencionadas, evitando fraudes e outras ações danosas à empresa.
Para empresas que têm mais de três funcionários, o uso de certificado digital já é uma obrigatoriedade desde 1º de janeiro de 2017, sendo exigido para entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (GFIP) e declarações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Qual a importância do certificado digital para os negócios?
Alavancar os resultados, aumentar a produtividade e chegar a uma maior eficiência operacional. Diante de um mercado cada vez mais competitivo e com a necessidade de otimização dos processos, é fundamental encontrar soluções que possam reduzir a burocracia, otimizar a rotina operacional e ajudar a manter os dados da empresa em segurança.
Se, por um lado, a tecnologia trouxe inúmeras facilidades, por outro, ataques cibernéticos e hackers evoluíram, e manter as transações seguras é, agora, a maior preocupação. A utilização do certificado digital restringe o acesso aos dados da organização apenas a pessoas permitidas, uma vez que faz uso da criptografia e de chaves pública e privada.
Antes, as informações ficavam disponíveis na rede para qualquer pessoa, ou mesmo os dados ficavam centralizados apenas um detentor. Com a certificação digital, é possível melhorar a comunicação e delegar que determinadas informações possam ser acessadas apenas por pessoas habilitadas.
Maior segurança, menor custo e melhor comunicação. A certificação digital é a chave para o sucesso dos negócios e a melhor ferramenta para potencializar os resultados.
Quais motivos tornam o certificado digital obrigatório para os negócios?
Em tempos de tantas fraudes, principalmente no que diz respeito às transações eletrônicas, investir em segurança das informações no ambiente virtual passou a ser prioridade para as empresas.
Com o uso do certificado digital é possível:
- enviar declarações da sua empresa;
- assinar e transmitir documentos pela internet;
- assinar e transmitir notas fiscais eletrônica (NF-e), de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e manifestação do destinatário;
- otimização do tempo, economia de recursos e menos mão de obra, já que os serviços são realizados pela internet.
Agora você sabe o que é certificado digital e qual é sua importância! Nosso conteúdo foi útil? Curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e fique por dentro de todos os nossos conteúdos. Corre lá!
Cometários