fbpx

Quer abrir um negócio? Que tal uma padaria? Veja aqui o que fazer

Quer abrir um negócio? Que tal uma padaria? Veja aqui o que fazer

Quer abrir um negócio? Que tal uma padaria? Veja aqui o que fazer

Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente. Autonomia, independência e a possibilidade de tomar as rédeas da empresa para fazê-la crescer fazem parte desse ideal.

Sendo o mercado de alimentação um dos ramos de negócio que, embora muito competitivo, consiga se sustentar ainda em tempos um pouco mais difíceis da economia (afinal todo mundo precisa comer, não é?), a padaria é um modelo de negócios atraente.

Se você anda pensando em abrir uma padaria, mas tem dúvidas sobre como fazer isso, continue por aqui que temos algumas dicas sobre o que você deve fazer.

O que fazer antes de abrir uma padaria?

Para que se possa tornar o sonho em realidade, é muito importante prestar atenção em vários aspectos, dentre eles os legais, fiscais e contábeis.

Sendo assim para fazer tudo funcionar direitinho você vai precisar de um contador para te ajudar. Busque sempre alguém com alguma referência, um profissional de confiança. Peça a ele que te ajude com alguns documentos e cadastros necessários:

  • cadastro na Junta Comercial;
  • emissão do seu CNPJ na Secretaria da Receita Federal;
  • emissão do alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal;
  • cadastro do empreendimento no sistema Conectividade Social — INSS/FGTS da Caixa Econômica Federal;
  • emissão do alvará de licença sanitária (Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde).

Além disso, também vai ser preciso resolver alguns assuntos na Secretaria Estadual de Fazenda e junto ao Corpo de Bombeiros Militar e fazer o enquadramento na Entidade Sindical Patronal para o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal.

Como escolher o CNAE e o regime tributário?

Quanto ao seu CNAE, que é a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ele será o 1091-1/01. Esse número é uma classificação feita pelo IBGE que define qual é o seu negócio. Com base nele você consegue enquadrar a sua padaria no Simples Nacional, que é um regime tributário voltado para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

Esse tipo de regime facilita um pouco a sua vida tributária e fiscal deixando que o seu recolhimento de tributos seja feito por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Seu contador vai saber te explicar bem sobre isso, mas para que você não fique na curiosidade, dentro desse DAS temos as seguintes contribuições e tributos:

  • COFINS – contribuição para o financiamento da seguridade social;
  • CSLL – contribuição social sobre o lucro;
  • IRPJ – imposto de renda da pessoa jurídica;
  • INSS – contribuição para a Seguridade Social relativa à parte patronal;
  • PIS – programa de integração social;
  • ICMS – imposto sobre circulação de mercadorias e serviços.

Dependendo de o seu faturamento ser maior ou menor, você cairá em um ou outro valor de alíquota do Simples, sendo que o menor é de 4,5{f01c04c06b192aadec230348056c90d4c70716de5ce7a32a04c1bfe0433bcbd4} e o maior é de 12,11{f01c04c06b192aadec230348056c90d4c70716de5ce7a32a04c1bfe0433bcbd4}.

Quais são as normas técnicas para o ramo de padarias?

Além desses tipos de formalidades, você tem que lembrar também que existem algumas normas técnicas. Vai ser fácil identificá-las: elas começam com ABNT NBR. No caso de quem quer abrir uma padaria, é bom ficar de olho em dois tipos dessas normas: as normas específicas para padarias e as normas aplicáveis na execução das instalações de uma padaria.

Ficando atento a todos esses detalhes o seu negócio terá mais chances de sucesso. Por mais que existam algumas burocracias, todas elas têm que ser resolvidas para evitar problemas.

Se você quiser receber mais dicas e orientações sobre o que fazer para abrir uma padaria ou outro tipo de negócio, siga-nos no Facebook, YouTube, Twitter e Instagram. Temos sempre conteúdos novos e bem direcionados para você!

Cometários