Problemas com produtos vencidos? Veja como resolver
Sabemos que administrar um negócio não é uma tarefa muito fácil e de fato essa regra se aplica a qualquer tipo de empresa. Além disso, quando se trata de uma farmácia as coisas ficam ainda mais difíceis. Isso porque, você precisa constantemente gerenciar o prazo de validade de medicamentos e renovar o seu estoque de produtos.
Para isso, é necessário muita atenção. Já que um lote vencido pode acabar gerando um grande prejuízo para a farmácia. Vender medicamentos vencidos é crime e pode causar grandes problemas judiciais para os responsáveis, além de trazer complicações para a saúde dos consumidores.
Para que você não tenha problemas com produtos vencidos, nós da DNA Sistemas separamos algumas dicas para você! Continue lendo e saiba mais.
Crie padrões para conseguir organizar o seu estoque físico
Primeiramente, para conseguir realizar esse controle é necessário colocar a mão na massa. Para isso, limpe as suas prateleiras, classifique-as e organize-as da maneira que achar melhor, pode ser por fabricante, tipo de medicamento, preço e etc. O importante é que você e os seus funcionários entendam como os produtos estão organizados.
Além disso, não se esqueça de verificar a validade dos produtos. Colocando os mais novos no fundo da prateleira e os mais antigos na frente, para que eles vendam mais rápido.
Não se esqueça de criar regras para a movimentação dos produtos, além de definir um responsável que realize a conferência do estoque.
Realize compras programadas
Através dos dados do seu relatório de vendas, é necessário organizar o período médio em que existirá a necessidade de reabastecer o estoque de uma determinada marca ou medicamento. Dessa forma, você não sofrerá com uma baixa no estoque, ou a falta de algum produto importante.
Além disso, as compras realizadas em cima da hora são mais difíceis de se realizar e podem acabar sendo mais caras do que as que são agendadas com antecedência . Ou seja, é possível economizar sem correr o risco de perder uma venda ou cliente.
Defina um volume máximo e um volume mínimo para o seu estoque
Não é tão complicado definir o máximo e o mínimo de um estoque. Para isso, basta ter em mente quanto o seu fornecedor demora para realizar uma entrega e, após isso, descobrir em quanto tempo um medicamento é vendido.
Essa é uma maneira eficaz de evitar que os produtos acabem ou fiquem com o seu estoque muito baixo.
Faça uma promoção com os medicamentos mais antigos
Produtos que possuem uma menor taxa de saída costumam ficar mais tempo estocados, e por conta disso, alguns acabam ficando mais tempo do que deveriam na prateleira.
É em momentos como este que uma promoção vira uma boa ideia. Porém, lembre-se de ser transparente nas suas ações e comunique aos seus clientes o motivo dos descontos.
Tenha um sistema de gestão eficiente
Sabemos que nos dias de hoje é praticamente impossível controlar o estoque de uma farmácia com um caderno ou planilhas eletrônicas.
Ao ter um sistema de gestão integrado no seu negócio, você pode controlar seu estoque, o prazo de validade dos produtos e automatizar outras diversas rotinas que são muito importantes, como fluxo de caixa, pontos de venda, financeiro, contábil e muitas outras funcionalidades.
Além disso, esses sistemas foram criados para reduzir ao máximo a intervenção humana nos processos, eliminando inconsistências nas informações, que ficam armazenadas em um banco de dados totalmente auditável.
É importante que você saiba que controlar o prazo de validade dos medicamentos da sua farmácia só será possível com regras, controle eficiente de estoque e eliminando todos os gargalos possíveis.
Agora você já sabe como resolver problemas com produtos vencidos!
Você já conhece o DNA Pharmacy? Acesse nosso site e solicite uma demonstração para conhecer e saber mais sobre esse sistema que lhe ajudará com o controle de estoque da sua farmácia.
Por fim, confira os conteúdos relacionados para conhecer mais sobre a DNA Sistemas e as soluções desenvolvidas para o seu negócio.
Cometários