Produto, preço, praça e promoção. Esses são os chamados 4Ps do marketing. Também conhecidos como mix ou composto de marketing, representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia bem-sucedida nessa disciplina.
Criado pelo professor Edmund Jerome McCarthy, o conceito foi difundido mundialmente por Philip Kotler. Esses Ps têm importância fundamental para marcas que querem se firmar e se manter no mercado, mesmo em casos de situações internas ou externas que sejam adversas e que possam prejudicar a companhia.
Neste post, vamos falar justamente sobre o que são os 4Ps do marketing e como eles podem ser utilizados para garantir mais eficiência na estratégia mercadológica da organização. Interessado em saber mais sobre esse tema? Então, venha com a gente e confira!
O que são os 4Ps do marketing?
Os 4Ps do marketing são essenciais em estratégias de comunicação. Quando estão em equilíbrio, a empresa tem mais chances de influenciar e conquistar seu público-alvo. Isso porque a aplicação desses 4Ps ajuda a construir a marca e, com isso, a melhorar as vendas.
Afinal, não basta ter um bom produto. É essencial que ele tenha um preço adequado, uma boa dinâmica de distribuição e venda ( essas são as características fundamentais da praça) e propagandas que atraiam o consumidor (e que são responsáveis por promover a mercadoria). Além disso, esses fatores devem estar em harmonia.
Dessa forma, os 4Ps podem ajudar a definir não apenas um modo de vender mais, mas também como ser mais efetivo na tarefa de conquistar e manter consumidores fiéis. Nesse processo, é preciso fazer a audiência entender seus diferenciais — e, consequentemente, assimilar o valor do produto.
Quais são as características de cada P?
A junção dos Ps deve ser adequada a cada situação — e toda conjuntura é, muitas vezes, única para cada empresa e até para produtos diferentes. O objetivo é que os clientes e as empresas possam se beneficiar. Quer saber o que cada P representa? A gente conta a seguir!
Produto
O produto é aquilo que a empresa oferece — o que significa que ele pode englobar, ainda, a prestação de serviços. É a partir dele que a equipe pode entender e definir os atributos e as características dessa oferta. Algumas considerações podem ajudar nesse processo. São elas:
- quais necessidades o produto deve satisfazer;
- quais funções ele deve ter para atingi-las;
- como, quando e onde o cliente vai utilizá-lo;
- como ele se diferencia da concorrência.
É preciso, ainda, entender o ciclo de vida do produto e como ele se comporta no mercado. Quando se conhece esse processo, fica mais fácil saber em qual momento a mercadoria se encontra e, a partir disso, definir estratégias mais adequadas para impulsioná-la.
Preço
O preço cobrado pelo produto tem ligação direta com a sobrevivência da companhia. Afinal, é com o dinheiro obtido a partir das vendas de produtos que é possível pagar funcionários e fornecedores, bem como recolher o lucro e investir no empreendimento.
É preciso ter em mente que o preço estará intimamente ligado à percepção que o público tem do valor do produto. Se a marca for valiosa para o cliente, há mais chances dela ser escolhida, mesmo que o item custe mais caro do que o do concorrente. Para determinar o preço adequado, vale avaliar:
- qual o valor do produto para o comprador;
- quais devem ser as faixas de preço em cada área de distribuição;
- quanto o cliente está disposto a pagar pela mercadoria;
- como o preço se compara ao dos concorrentes;
- se é preciso criar ações específicas para cada segmento.
Praça
A praça indica a forma como o produto é colocado no mercado. Assim, é o pilar responsável por como o cliente chega até a empresa e seus produtos. Por isso, precisa definir onde e como a companhia deve estar disponível para a clientela. Para estabelecer suas características, é preciso avaliar:
- onde o público-alvo procura o produto;
- se for em estabelecimentos físicos, quais são os tipos deles (lojas, supermercados e outros);
- quando o consumidor prefere lojas virtuais, quais são elas;
- como a empresa pode escolher os canais de distribuição mais efetivos.
Embora pareça ser menos complexo do que os demais, esse P precisa do auxílio dos outros. Afinal, de nada adianta ter os produtos expostos em uma linda vitrine se não houver público para adquiri-los. A chave, então, é integrá-lo aos demais Ps.
Promoção
A promoção é a atividade de estimular a venda do produto. Ou seja, fazer com que a mensagem da marca chegue ao público-alvo. É o P que indica a necessidade de transformar a mercadoria em solução para as necessidades e os desejos do cliente.
Para fazer uma promoção eficiente e efetiva da mercadoria, é preciso direcionar os esforços da organização de forma a demonstrar o que o produto tem a oferecer. Assim, o cliente vai passar a considerá-lo em sua decisão de compra. Alguns questionamentos podem ajudar:
- como, quando e onde a mensagem de marketing deve ser apresentada ao público-alvo;
- quais são os melhores canais e ações para isso;
- se o item for sazonal, qual deve ser o cronograma para aproveitar as chances de venda;
- como a concorrência faz a promoção de seus produtos.
Por que os 4Ps do marketing são importantes?
O planejamento de marketing é essencial para qualquer empresa. Nesse contexto, os 4Ps fazem parte de um conceito que permite fazer a gestão de marca de forma mais consistente. Afinal, eles permitem que a companhia concentre sua atenção no público-alvo para ser capaz de cativá-lo enquanto mostra a ele os benefícios e os diferenciais do produto que oferece.
Então, a definição do mix de marketing ajuda a implementar o posicionamento estratégico da empresa e a chegar até a audiência correta. Esse recurso tem relação direta com o posicionamento do produto no mercado.
Assim, ter domínio sobre as informações do produto é essencial. Além disso, estabelecer como os 4Ps vão ser usados na estratégia da marca faz toda a diferença para o sucesso da técnica.
Gostou de saber o que são os 4Ps do marketing e como eles podem influenciar a atuação da sua empresa? Que tal, então, continuar com a gente e entender o que é, para que serve e quando deve ser usado o 5S? Boa leitura!
Cometários