De duas décadas para cá pudemos notar um crescimento considerável do que foi chamado “computação em nuvem”. O avanço de tecnologias e de equipamentos projetados para adaptar-se a esse tipo de solução impulsionou o que atualmente conhecemos como “gestão em nuvem”.
Diretamente interligados, esses conceitos fazem com que, a cada dia, a vida de gestores e donos de negócios se torne mais prática e produtiva. Para entender um pouco mais sobre esse assunto e como ele pode afetar a rotina do seu negócio, confira o nosso post de hoje!
O que é computação e gestão em nuvem
A cloud computing — ou, em português, computação em nuvem — é uma tendência que está cada vez mais presente em todos os tipos de soluções. Ela abrange desde ferramentas voltadas para a área financeira até mercados como saúde e turismo.
Mesmo muito presente no nosso cotidiano, ainda há alguma confusão entre a “computação em nuvem” e o “armazenamento em nuvem”. Este último consiste, basicamente, na utilização de sistemas remotos para guardar documentos e dados.
Os serviços oferecidos pela computação em nuvem, por sua vez, são mais abrangentes: é possível compartilhar os conteúdos com outras pessoas e editar informações e dados de forma simultânea. Eles permitem que sejam criados sistemas totalmente integrados e que superam limites físicos das máquinas.
Nesse contexto, vale a pena explicar o que é um SaaS (Software as a Service). Em poucas palavras, ele consiste em um sistema que é todo disponibilizado como uma prestação de serviços por meio da nuvem. Nesse caso, produto e serviço passam a ser praticamente a mesma coisa e podem ser adquiridos por preços acessíveis.
Todas essas ferramentas fazem com que a gestão em nuvem seja viável para empresas de todos os portes.
Os benefícios da gestão em nuvem
Com tantas aplicações práticas, a gestão em nuvem consegue oferecer várias vantagens para empreendedores e gestores de empresas. Dentre elas, algumas principais merecem ser destacadas. Veja a seguir!
Custo mais baixo das soluções
Os aplicativos e as soluções que estão disponíveis em nuvem geralmente têm valores mais acessíveis para os clientes. Isso acontece pois, na hora de fazer o desenvolvimento da ferramenta, o fornecedor não precisa se preocupar tanto com o tipo de sistema operacional que é utilizado pelo cliente.
Além disso, as assinaturas de soluções online podem ser feitas de forma fracionada. Assim, a empresa contratante não precisa comprar pacotes de serviços gastando além do necessário. Os desperdícios diminuem e os contratos ficam mais flexíveis e baratos para quem contrata as ferramentas.
Facilidade de implementação
Como já explicamos, os softwares e serviços são oferecidos de forma remota — isso significa, basicamente, que a empresa só precisa de acesso à internet para conseguir operar tudo.
Instalação de programas complicados, configurações mais detalhadas e toda a preparação das máquinas da empresa não serão mais ações necessárias. Por ser muito prático, esse processo tende a ser também intuitivo e mais rápido do que modelos nos quais há a instalação de programas locais (no computador).
Mais segurança para o negócio
Imagine se uma empresa que utiliza um sistema de gestão instalado nos computadores do escritório tem essas máquinas roubadas — ou, ainda, se alguma descarga elétrica corrompe o disco rígido. Todas as informações lá registradas seriam perdidas.
Ao trabalhar com um sistema de gestão em nuvem, essa mesma empresa não teria tanto prejuízo. Apesar de perder os computadores, todos os dados do negócio continuariam intactos e disponíveis.
Assim, não é preciso preocupar-se com a perda de informações e nem com a necessidade de fazer backups periódicos. O gestor que escolhe um sistema de gestão em nuvem certamente pode dormir bem mais tranquilo.
Informações sempre disponíveis
Ao utilizar sistemas em nuvem, a administração da empresa garante ter sempre acesso ao que precisar, independentemente de onde estiver.
Desse modo, é possível obter relatórios, acompanhar processos e fazer interações nos registros do empreendimento — essa flexibilidade garante que o gestor mantenha seus olhos atentos à rotina da empresa, mesmo à distância.
Atualização automática
Outra preocupação que quem utilizar um software remoto não precisa ter é com o download e a instalação de novas versões da ferramenta.
Como os processos acontecem online, o fornecedor do sistema consegue fazer as mudanças necessárias — como aprimoramento da ferramenta, correção de erros e implementação de novas funcionalidades — sem a necessidade de parada ou de outra complicação para a empresa cliente. Tudo é bem mais fácil e rápido.
O uso de aplicativos em nuvem
Como já deu para perceber, a gestão em nuvem consegue oferecer benefícios que são imprescindíveis para qualquer empresa que se preocupa com segurança das informações, agilidade e bons resultados em seus processos internos.
Ainda assim, pode não estar claro como funciona um aplicativo em nuvem. Entenda melhor neste tópico!
Os programas locais
Um software comum, do tipo que é instalado no seu computador (ou mesmo no seu smartphone), utiliza os recursos que a sua máquina oferece para fazer tanto o armazenamento de informações como o processamento destas. Isso significa dizer que, quanto mais dados você estiver processando, mais o seu computador ficará lento.
Além disso, a memória disponível será ocupada à medida que você for gravando e criando documentos. Depois de um tempo, você provavelmente precisará comprar mais recursos — computadores mais possantes e com mais memória.
O software em nuvem
No caso de um aplicativo online, você acessa o sistema pela internet e tudo o que for feito dentro dele utilizará um servidor remoto — um outro computador operado pelo fornecedor do software. Esse servidor armazenará as suas informações e também cuidará do processamento de todos os dados.
Assim, a sua máquina não gastará memória para salvar nada, a não ser que você queira baixar arquivos como, por exemplo, relatórios. O processamento também é feito de forma remota. É por isso que utilizar softwares e fazer a sua gestão em nuvem é tão recomendável.
Para saber mais sobre esse assunto, conhecer ferramentas, ter acesso a dicas e boas práticas do mercado, assine a nossa newsletter! Temos sempre conteúdo útil e prático para ajudar na gestão do seu negócio!
Cometários