fbpx

Como gerir o seu negócio em tempos de crise?

Como gerir o seu negócio em tempos de crise?

Como gerir o seu negócio em tempos de crise?

Nos dias atuais, está cada vez mais difícil gerir seu negócio. A boa notícia é que não existe segredo, você precisa apenas olhar para aquilo que é prioridade e tomar as decisões corretas. Para isso, é preciso responder a duas perguntas: Qual o problema que estamos enfrentando? O que preciso fazer para solucioná-lo?

Saber responder perguntas como essas podem ser a diferença entre uma gestão de sucesso e uma gestão que não resistiu a um momento difícil. Em momentos difíceis como esse é preciso ter foco, determinação e, claro, muita criatividade!

Paper ball forming a lightbulb, white background

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a gerir o seu negócio em tempos de crise. Continue lendo!

Faça avaliações:

O empresário precisa ter a capacidade de análise do seu negócio. Afinal, como está indo seu negócio? Em quais produtos você precisa investir? Seus clientes estão satisfeitos? Seu faturamento médio, sofreu alterações? O que sua equipe tem a dizer a respeito do seu negócio?  A quantidade de clientes está aumentando, diminuindo ou continua o mesmo?  Existem várias perguntas estratégicas que ampliam sua perspectiva sobre o negócio. O gerenciamento financeiro de uma empresa nada mais é do que as respostas de perguntas como essas.

Saiba gerenciar:

As empresas que sabem gerenciar e fazem um acompanhamento diário de seus caixas, estão preparadas para fazer bons negócios. E é óbvio, evite fazer dividas: como o crédito está muito caro, um erro de cálculo agora pode inviabilizar o futuro da empresa.

Sabemos que, em momentos de crises, a inflação e a taxa Selic poderão ter aumentos, dessa maneira a empresa pagaria os amargos juros compostos e seu círculo vicioso. É preciso ter uma gestão efetiva dos custos, despesas e saber classificar estes gastos de acordo com suas prioridades.

Use a publicidade:

Quando entramos em uma crise, é comum que muitas empresas cortem as verbas publicitárias, colocando em risco tudo aquilo que foi construído durantes anos e ignorando o fato de que, a marca não terá mais visibilidade. Mantenha os principais canais de comunicação, pois a sua marca precisa ser vista, e continuar fazendo parte da vida dos clientes.

Evite demissões:

Para impulsionar o negócio da sua empresa é preciso de colaboradores, pessoas que estejam ao seu lado, engajados em cumprir as suas metas. Demitir pessoas pode causar um enfraquecimento do seu negócio, pois além de perder um colaborador, as demissões podem custar caro, e se for preciso recontratar, pode custar ainda mais caro. Então, evite demissões! Dispense apenas se for dispensável.

Aproveite oportunidades:

Empresas com dificuldades financeiras, endividadas, precisam gerar caixa e por esta razão vendem seus produtos por preços mais baixos. Fique atento nos momentos de crise, pois esses momentos podem trazer possibilidades de investimentos, como aquisições a baixo custo, tanto no processo produtivo quanto na revenda. Vale também analisar o comportamento do consumidor durante a crise, e se preciso, mudar o modelo de atividade. Estimule seus colaboradores a contribuírem com inovações que podem ajudar no dia a dia da empresa, ou na melhoria no negócio. Dê premiações para as inovações que surtirem resultados.

Invista em um software de qualidade:

É isso mesmo, mais investimento! Quando temos um empreendimento, logo pensamos nas despesas e nos lucros, mas nos esquecemos que alguns gastos não são despesas, e sim investimentos. Ter um software de qualidade na sua empresa é mais do que um investimento, é uma necessidade. O software é a sua principal ferramenta de controle, seja para controle do estoque de produtos, fichas de clientes, relatórios de vendas e compras, comissão de vendedores e até movimentações financeiras de despesas fixas, como água, luz, telefone e etc.

Seja um líder:

Um bom gestor vai além do conhecimento financeiro. É preciso ter liderança e estratégia. Ser um líder e ter metas é essencial para qualquer um, principalmente em tempos de crise econômica. Busque informações constantes sobre o seu negócio, economia e etc.

Tenha uma equipe ao seu lado, seja parceiro e faça com que eles sejam seus “sócios” nesta empreitada. Visite a concorrência, como um cliente. Perceba os pontos positivos e negativos, e aplique isso no seu negócio, fortaleça os pontos positivos e elimine os negativos. Tenha ao seu lado clientes, fornecedores e colaboradores, pois eles estarão diretamente ligados ao seu sucesso.

Com um planejamento claro, é possível estar preparado quando imprevistos acontecerem e resolver problemas do cotidiano com mais eficiência.

Seja um líder!

Cometários