fbpx

Entrega de medicamentos à domicílio

Entrega de medicamentos à domicílio

Entrega de medicamentos à domicílio

Entrega de medicamentos à domicílio

Diversas farmácias oferecem o serviço de entrega de medicamentos, conhecido popularmente como delivery. Esse sistema tem como diferencial atrair ainda mais clientes, entretanto, para iniciar esse tipo de serviço é necessário conhecer algumas particularidades que envolvem trabalhar com entregas. 

Quer saber como funciona a entrega de medicamentos à domicílio? Continue lendo e confira todas as dicas que nós da DNA Sistemas separamos para você!

É permitida a entrega de medicamentos em domicílio?

Sim! Contudo, é necessário respeitar algumas legislações específicas, como ter sempre um farmacêutico presente durante o horário de funcionamento, por exemplo. Além disso, para a venda de medicamentos que necessitam da apresentação da receita médica, a farmácia precisa organizar algum meio onde o paciente possa enviar a receita, como e-mail, internet e etc. 

Recomenda-se também, que quando a venda de tele entrega for de “medicamento” o entregador saia da farmácia com um papel impresso e entregue junto com os produtos, com as seguintes informações:

  • Nome do farmacêutico que foi responsável pela dispensação;
  • O telefone e endereço da farmácia;
  • O modo de uso do medicamento. 

A entrega de medicamentos controlados 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou definitiva a prática da entrega de medicamentos controlados. A medida foi autorizada durante a pandemia em caráter provisório. 

Contudo, a agência alterou a quantidade máxima de remédios por receita para a entrega remota. Durante a pandemia, a quantidade havia sido ampliada, porém essa permissão perdeu a validade. 

Agora para realizar a entrega de medicamentos controlados em domicílio, as farmácias e drogarias precisam cumprir algumas regras. São elas: 

  • O estabelecimento deve buscar a receita médica ou receber em formato eletrônico antes de realizar a entrega;
  • Você deve checar as informações da receita, como tipo, quantidade, validade. O farmacêutico deve orientar o paciente sobre os cuidados necessários;
  • Estabelecimento deve reter a via original da prescrição médica;
  • Farmácias e drogarias devem manter em seus sistemas dados dos pacientes para acompanhamento e fiscalização das autoridades sanitárias.

A entrega de medicamentos do Farmácia Popular 

Não é possível realizar a entrega de medicamentos do Farmácia Popular. Isso porque, o Ministério da Saúde não autoriza a venda de medicamentos do Programa Farmácia Popular via delivery. Ou seja, o paciente ou a pessoa devidamente autorizada por procuração, deve ir até o local com o documento pessoal com foto e prescrição do medicamento para retirá-lo. 

Os tipos de entrega de medicamentos 

Entrega de medicamentos instantânea

Na entrega de medicamentos instantânea, logo após a venda finalizada no balcão o entregador já sai direto para a residência do cliente. 

As vantagens desse tipo de entrega: 

  • Atrai aqueles clientes que necessitam do medicamento com urgência;
  • Os clientes vão estar mais dispostos a pagarem pelo serviço de entrega rápida;
  • Esse pode ser um diferencial da sua farmácia em relação à concorrência (caso eles não ofereçam essa modalidade de entrega ou ofereçam um serviço de má qualidade).  

As desvantagens desse tipo de entrega:

  • O cliente não vai estar disposto a esperar durante muito tempo;
  • É bem difícil garantir o tempo mínimo de entrega (isso ocorre por conta do clima, trânsito e localização do cliente);
  • É necessário possuir um melhor controle e coordenação logística da farmácia. 

Entrega de medicamentos planejada:

Nesse tipo de entrega combina-se com o cliente o horário para realizar a entrega dos produtos. 

As vantagens desse tipo de entrega:

  • Otimização do tempo de entrega (realize várias entregas em uma mesma corrida);
  • Melhor aproveitamento do tempo do entregador.

As desvantagens desse tipo de entrega:

  • Não costumam atender um nicho específico de clientes;
  • Não costumam ser um diferencial da farmácia concorrente. 

Como saber qual tipo de entrega de medicamentos é o melhor para a minha farmácia?

Se a sua farmácia possui muitos pedidos de entregas, o mais indicado é utilizar a “entrega programada”. Isso porque, o alto volume de vendas exige diversas entregas por dia e para conseguir aproveitar o tempo do entregador, a farmácia pode definir rotas com várias entregas para um mesmo horário. 

Contudo, caso você note que existe uma grande demanda para a “entrega imediata”, crie um convênio próprio com os clientes que estão dispostos a pagarem um pouco a mais para terem o benefício de receber o produto na mesma hora. 

Caso a sua farmácia tenha poucas solicitações de tele entrega, você pode utilizar a “entrega imediata”, personalizando o atendimento para os seus clientes. 

Conheça os modelos de entrega de medicamentos 

Ao decidir trabalhar com delivery, a sua farmácia precisa pensar no modelo de logística que melhor atende às suas necessidades. Com isso, é possível trabalhar de duas maneiras: Centralizado e Descentralizado. 

A entrega de medicamentos com o modelo centralizado 

Nessa modalidade a farmácia vai escolher uma única loja para receber todos os pedidos de tele entregas. Utiliza-se esse modelo quando a farmácia não possui outros estabelecimentos ou ainda possui um local único onde armazena-se os produtos. 

A entrega de medicamentos com o modelo descentralizado

No modelo descentralizado, o próprio colaborador irá escolher para qual loja será despachado o pedido de entrega. Esse modelo costuma ser utilizado quando a farmácia possui outros estabelecimentos espalhados pelos bairros da cidade, sendo que o endereço do cliente está mais próximo de outra filial.

Saiba como realizar a venda para entrega em domicílio

Na maioria das vezes o cliente entra em contato com a farmácia, via telefone e WhatsApp, para solicitar a compra do medicamento e entrega em seu domicílio. Por isso, é essencial que a sua farmácia possua sempre um telefone de fácil acesso aos colaboradores do balcão de atendimento. 

Ou seja, ao entrar em contato, é normal que o cliente já saiba qual medicamento necessita, e queira antes saber qual o preço de venda deste produto. Por isso, é super importante ter um sistema de farmácia ágil, que realize uma consulta de preço rápida, para que o cliente não fique esperando no telefone. 

Além disso, você deve treinar o colaborador para responder algumas perguntas que possam acabar surgindo no momento da venda, como:

  • Nome dos componentes do produto;
  • Quantidade;
  • Modo de uso;
  • Dosagem;
  • Contra indicações; 
  • Fabricante.

Como precificar a entrega de medicamentos?

É muito importante deixar sempre claro para o cliente se haverá uma cobrança extra pela entrega, ou seja, a famosa taxa de delivery. Para isso, a farmácia pode utilizar estratégias que façam o frete sair de “graça” caso o cliente atinja um determinado valor no pedido. 

Como você pode notar a entrega de medicamentos é algo que necessita ser muito bem planejado, já que exige treinamento, contratações e organização dos processos na farmácia. Mas possuir um serviço de entrega pode acabar sendo um ótimo diferencial da concorrência, atraindo muitos potenciais clientes que necessitam de medicamentos na hora,  não podem se deslocar até a farmácia e estão dispostos a pagarem pela comodidade do serviço. 

Está buscando um software de gestão para a sua farmácia? Clique aqui e conheça o DNA Pharmacy. Por fim, acesse os conteúdos relacionados para ver muitas outras dicas que vão agregar muito para o crescimento do seu negócio.  

Cometários