fbpx

Conheça os indicadores de desempenho mais importantes para PME

Conheça os indicadores de desempenho mais importantes para PME

Conheça os indicadores de desempenho mais importantes para PME

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators) são diversos e podem ser agrupados, basicamente, em três categorias — KPIs de gestão, estratégicos e operacionais. Todos eles têm a função de ajudar você a alcançar metas.

Ter bons indicadores de desempenho pode, portanto, significar a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa. Afinal, com a ajuda desses índices é possível ter uma noção bem próxima do estado real da saúde financeira do seu negócio e tomar decisões de forma muito mais segura.

Dito isso, podemos concluir que o fato de a maioria das pequenas e médias empresas morrerem antes dos dois primeiros anos de funcionamento está intimamente ligado a uma escolha equivocada de quais indicadores utilizar — ou mesmo à não utilização deles.

Vale lembrar que não basta simplesmente levantar os indicadores. Você deve ser capaz de utilizar as métricas da melhor forma possível dentro do seu processo decisório, objetivando sempre o crescimento da sua empresa.

Para que que esses indicadores sejam de alguma ajuda prática, também é importante mencionar que eles devem estar sempre alinhados com estratégias voltadas para melhora do desempenho e da saúde operacional do seu empreendimento.

Ou seja, você não deve perder tempo levantando informações que não tenham relevância do ponto de vista das suas necessidades reais. Por isso, o ideal é que você prefira usar poucos indicadores, mas que você compreenda bem o significado daquelas informações.

Confira o nosso artigo de hoje e veja os 5 indicadores que separamos para te ajudar a compreender melhor como eles são imprescindíveis.

Meça sua lucratividade

A lucratividade deve ser sempre calculada sobre o faturamento. Por isso nós podemos dizer que, se você tem um faturamento alto e não está lucrando proporcionalmente, isso pode significar que seus custos de produção são muito elevados.

Muitas empresas têm um resultado positivo no final do mês mas nunca veem o dinheiro sobrar. Um empresário que não realiza o levantamento de um indicador específico para analisar a lucratividade não vai ser capaz de identificar esse tipo de entrave.

Outra alternativa que você tem é a de procurar informações sobre a lucratividade média do seu segmento de atuação. Assim pode comparar com seu próprio negócio para ter uma noção de como está o seu desempenho quanto à concorrência.

Conheça o valor do ticket médio

Esse KPI é muito utilizado para entender melhor como é o funcionamento da dinâmica de vendas da sua empresa. Ele pode ser calculado por cliente, por vendedor e por venda.

Ao calcular o ticket médio por cliente é possível apurar quais deles compram mais e melhor e verificar a possibilidade de oferecer atendimento diferenciado ou condições especiais de negociação.

Ao realizar o levantamento do ticket médio por vendedor você pode identificar o desempenho de cada um deles. Assim pode identificar a necessidade de promover capacitações ou, quem sabe, implementar um programa de incentivo.

Levante o índice de rotatividade

Conhecer o número do turnover de uma empresa pode ser a chave na hora de identificar problemas na organização. Se a empresa não mantem colaboradores por muito tempo, pode significar que tenham problemas internos que desmotivam a permanência deles.

O turnover pode ser calculado dividindo a soma de demissões e admissões por dois e dividindo esse número pelo total de funcionários da empresa. Esse índice é muito útil para identificar o nível de motivação e satisfação da equipe — o que vai, consequentemente, refletir no resultado comercial da sua empresa.

Calcule um dos principais indicadores: o ROI

O ROI — ou Retorno Sobre Investimento — é uma métrica relativamente simples mas muito importante. Ela permite que o empreendedor avalie o quanto de retorno financeiro ele obteve a partir de seu investimento inicial.

Essa informação é muito útil para orientar futuras ações como, indicar qual a hora de começar a expandir os negócios. Esse é um indicador que pode te mostrar se o seu negócio está indo ou não no caminho certo.

É possível calcular o ROI subtraindo o investimento inicial da receita e dividindo-o novamente pelo investimento inicial. Suponhamos que o resultado dessa conta seja 7. Isso significa que você teve um retorno 7 vezes maior do que o seu investimento.

Não se esqueça de sempre incluir na conta os custos relativos à produção do seu produto ou do serviço.

Controle as entregas

Monitorar esse indicador é mais importante do que pode parece à primeira vista. Ele tem impacto direto sobre as vendas, pois um produto indisponível significa uma venda não realizada.

Esse indicador está ligado com o funcionamento da cadeia de suprimentos da sua empresa e do desempenho de seus fornecedores. Conhecer o tempo médio de entrega pode ajudar a decidir na hora de renovar o contrato de fornecimento, por exemplo.

O controle de entregas também está intimamente relacionado ao controle do seu estoque. Esse é certamente um dos processos mais complexos de serem gerenciados dentro de uma empresa.

Se você é um empreendedor iniciante, preste atenção especial a esse tipo de indicador. Afinal, tudo aquilo que possa lhe ajudar a gerenciar processos de maior complexidade — como a gestão dos estoques — é muito bem-vindo.

Vale a pena ressaltar que a escolha dos indicadores de desempenho com os quais você vai trabalhar é muito importante. Escolha aqueles que são mais próximos do seu segmento de mercado. Escolha os mais simples de entender e que ajudem você a visualizar ações objetivando melhorias a partir das informações fornecidas.

Nem sempre ter um grande número de KPI vai lhe garantir a melhor decisão. Tenha certeza também de que os indicadores de desempenho escolhidos estejam alinhados com a sua estratégia de desenvolvimento organizacional.

E então? Gostou do conteúdo que preparamos para você? Assine a nossa Newsletter para ficar sempre bem informado e não perca nenhuma das nossas dicas!

Cometários