fbpx

Como ter um controle financeiro eficiente para o varejo?

Como ter um controle financeiro eficiente para o varejo?

Como ter um controle financeiro eficiente para o varejo?

O controle financeiro é fundamental para que qualquer empresa consiga obter bons resultados. Afinal, ele é necessário para que os empresários consigam identificar pontos críticos no negócio. Só assim, é possível encontrar detalhes que carecem de melhorias, otimizar os processos internos e ter o auxílio adequado para a tomada de decisões, assim como para a formulação de estratégias que proporcionem o crescimento da empresa.

Longe de ser tarefa fácil, para muitos varejistas a gestão financeira é considerada um dos seus maiores desafios, fazendo com que a maioria dos empreendedores busquem continuamente por formas de controlar o negócio e fazer com que ele se mantenha em expansão. Nesse sentido, existem diversos fatores que podem influenciar nas finanças no varejo, como: o número de vendas, a quantidade de estoque, as contas a pagar, entre outros.

Embora a manutenção do controle financeiro em dia e sem erros não seja uma tarefa simples, saiba que isso pode ser alcançado se diversos detalhes forem considerados, além de certas decisões que devem ser tomadas pelos varejistas.

Caso você esteja em busca de um gerenciamento eficaz e formas de manter o controle financeiro do seu negócio, esse post é para você! Confira a seguir e veja como manter as contas em dia e garantir os lucros no varejo!

Estude o mercado

Antes de começar a controlar as finanças, um varejista precisa conhecer o mercado no qual seu negócio está inserido e saber planejar-se e preparar-se a partir dessas informações. Por isso, é fundamental que todos os empresários façam pesquisas de mercado e procurem entender quem são seus potenciais clientes e o que eles estão buscando e desejam comprar.

Somente conhecendo o mercado, os varejistas podem planejar as finanças do negócio. Isso auxilia o controle financeiro da empresa e ajuda a criar um orçamento.

Realize o planejamento estratégico do negócio

planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para que qualquer empreendimento obtenha sucesso no mercado. É por meio dele que os varejistas conseguem determinar o rumo a ser trilhado pelo negócio. Assim como as estratégias que serão seguidas para que os objetivos de curto, médio e longo prazo sejam alcançados.

Sobretudo, é fundamental que os varejistas considerem no planejamento do empreendimento não somente os fatores internos. Tais como, os produtos a serem vendidos, estoque, funcionários, entre outros.

É preciso levar em conta a pesquisa feita no mercado e todos os fatores externos que possam interferir nas finanças. Dentre os fatores externos, pode-se destacar: a economia, a demanda de mercado e a chegada de novos concorrentes.

Portanto, planejar o varejo de forma estratégica é um dos primeiros passos que devem ser dados. Assim você terá o pleno controle sobre as finanças e se conseguirá absorver as oscilações de mercado.

Gerencie o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos pilares para a gestão financeira de qualquer negócio. Sendo assim, o gerenciamento de todas as transações no caixa da empresa — sejam elas de entrada, sejam de saída —, serve para representar a condição financeira da empresa e ajudar os varejistas na tomada de decisões estratégicas.

Tendo em vista que o fluxo de caixa nada mais é do que a diferença entre os proventos e as contas a pagar, a meta é mantê-lo sempre positivo. Isso garante os lucros e assegura que o negócio esteja preparado para eventuais situações de emergência. Dessa forma, o controle das finanças do varejo para manter o fluxo de caixa positivo garante que sempre haverá capital disponível para investimentos ou melhorias.

No entanto, é muito importante que os empreendedores se lembrem de que para manter as finanças organizadas e em dia é necessário que todas as movimentações financeiras sejam devidamente registradas na planilha de controle ou no sistema de gestão.

Controle o estoque

No varejo, um dos fatores que mais pode influenciar as finanças é o estoque. Todos os varejistas sabem que manter o estoque elevado significa manter o “dinheiro parado”.

Quanto maior ele for, menor será o fluxo de caixa e menor o capital disponível para a empresa. Por outro lado, trabalhar com um estoque muito baixo pode impactar as operações e interferir nas vendas. Por isso, é fundamental que os empresários tenham bastante atenção e possuam um controle ativo do estoque.

Para controlar os suprimentos da empresa é necessário que todos os produtos estejam registrados na planilha ou plataforma de gestão. Com o cadastro de todos os itens, os varejistas devem lançar as quantidades e registrar todas as saídas do estoque.

Deve-se estipular um estoque mínimo para cada item, fazendo com que ele seja solicitado sempre que esse valor for atingido. Dessa forma, é possível evitar que um grande volume de mercadorias seja armazenado. Isso garante sempre a maior quantidade de capital disponível.

Estruture a equipe para manter o controle financeiro

Assim como os cuidados já citados, é muito importante que os empresários saibam instruir todo o time em relação às finanças. Isso significa que todos os trabalhadores devem entender como controlar as contas da empresa e evitar gastos desnecessários. Para que a equipe fique bem estruturada e saiba como lidar com as finanças, é preciso considerar os seguintes detalhes:

  • Metas: com a definição de objetivos financeiros a serem alcançados, todo o time trabalha em conjunto, sempre buscando bater as metas. Isso proporciona ao negócio um aumento das vendas e a redução dos custos;
  • Treinamento: somente orientando os funcionários e capacitando-os será possível manter o controle financeiro da empresa eficiente. Colaboradores despreparados podem cometer erros e prejudicar as contas e, por isso, o treinamento é essencial;
  • Relatórios: para manter o total controle sobre as finanças da empresa, os varejistas devem criar juntamente com os funcionários, relatórios periódicos sobre o negócio. Assim é possível acompanhar gastos, monitorar a tendência de crescimento e manter total controle sobre todas as contas da empresa.

Utilize um software de gestão financeira

Por último, para realizar o controle financeiro do varejo é fundamental que os empreendedores utilizem as ferramentas mais adequadas. Por isso, é muito aconselhado que seja utilizado um software de gestão financeira. Por meio dessa ferramenta é possível controlar todas as contas e reduz a chance de erros.

O sistema de gestão é a forma mais eficaz de organizar as finanças da empresa e mantê-las sob controle.

Agora que você já sabe como fazer, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Dessa maneira outras pessoas também tenham acesso a essas informações.

Cometários