A maioria das empresas que está no começo das suas atividades passa por desafios parecidos. Elas podem ainda não tem o domínio de todos os processos de rotina, e também não são conhecidas no mercado e estão em busca de clientes para sustentar o negócio.
Dentre essas dificuldades, uma coisa que tira o sono de muitos empreendedores. Descobrir como divulgar uma empresa que ainda não tem um fluxo constante de vendas e uma receita que permita separar uma verba mais consistente para comunicação e marketing.
A boa notícia é que existem maneiras de se fazer a divulgação da empresa de forma barata, ainda assim, eficiente. Para ajudar você nessa fase do negócio, neste post vamos ensinar algumas dicas que podem ser bem úteis. Continue lendo e confira!
Tenha uma boa identidade visual
Antes de sair por aí tentando divulgar o nome da sua empresa, é bom conferir como anda a sua identidade visual. Isso significa que é necessário ter uma logomarca adequada ao tipo de negócio e um nome que faça sentido, e escolher cores e estilos de comunicação que estejam alinhados com seus objetivos e clientes.
O público-alvo está interessado em soluções e instituições que consigam passar uma mensagem coerente com o que estão oferecendo. É por isso que as cores, nomes e estilos de empresas de um mesmo ramo costumam ser similares. Quanto maior é a sintonia com o que o cliente está buscando, melhor.
Depois de definir bem os detalhes da sua comunicação visual, confira se o site — especialmente se você trabalha com e-commerce — e todas as suas peças de divulgação estão bem estruturadas. Lembre-se que é preciso que todo o material “fale a mesma língua”.
Faça um plano de marketing
É importante parar e fazer um plano de marketing e comunicação — o ideal é que isso seja feito anualmente. Ainda que sua verba seja curta, esse tipo de planejamento é fundamental para que o seu negócio tenha sempre listadas campanhas e ações promocionais.
Tendo em mente datas comemorativas e sazonalidades de vendas, procure listar quais atividades podem ser feitas em cada mês. Isso vai ajudar a sua empresa a não ficar muito tempo sem aparecer para o mercado.
Planejando com antecedência, também fica mais fácil aproveitar a criatividade e usar melhor os recursos que estão à mão. Programe promoções para épocas menos aquecidas de vendas e busque reforçar a comunicação quando tiver novas linhas de produtos.
Lembre-se ainda de acompanhar as tendências do varejo e de conferir, na prática, quais foram os resultados das suas ações. Assim, há muito mais chance de se aprimorar a comunicação institucional.
Encante seus clientes
Por mais que a sua empresa possua uma boa verba de comunicação e faça sempre muitos anúncios, fica difícil divulgar uma companhia que deixa a desejar na hora do atendimento. Afinal, as melhores pessoas para fazer propaganda do seu negócio são os seus próprios clientes.
Tendo experimentado os produtos e serviços, eles podem dar um testemunho bastante verdadeiro sobre o que sentiram e presenciaram. Por isso, o seu atendimento deve estar sempre preocupado em conseguir proporcionar uma ótima experiência para o público.
Assim, seus clientes poderão ajudar a divulgar o seu negócio para amigos, conhecidos e colegas. E eles farão uma ótima divulgação quanto mais se sentirem especiais.
Considere oferecer brindes
Isso pode parecer algo antigo e meio desconectado com as novas tendências de inbound marketing, redes sociais e toda a facilidade que temos hoje com o avanço da tecnologia — ainda assim, ainda há espaço para bons brindes.
Um agrado feito aos clientes em forma de presente, por mais simples que seja, deve ser sempre pensado estrategicamente. Isso porque a função de um brinde é, além de fazer com que o público se sinta especial, entregar um lembrete que deixe o nome e contato da sua empresa sempre disponível.
Canetas, blocos de anotações, pendrives, chaveiros, garrafas e canecas são opções comuns e fáceis de se conseguir por preços bem competitivos, especialmente quando compradas em maior quantidade. Então, antes de decidir, o que precisamos pensar é que tipo de objeto consegue ser útil.
Crie um mailing
Mailing é o conjunto de dados de vários clientes para que se possa enviar convites e comunicados. Trata-se, basicamente, de um cadastro do seu público.
Ao montar um mailing, é muito importante pensar em quais são as informações mais importantes e como elas podem ser conseguidas sem gastar muito tempo dos clientes. Além disso, vale a pena ressaltar que, no seu cadastro, podem constar aquelas pessoas ou empresas que já fizeram compras, bem como as que ainda não gastaram nada na sua loja.
Tendo um mailing atualizado, a sua empresa tem condições de atuar estrategicamente, convidando as pessoas a conhecer novos produtos. Também, anunciar descontos e promoções de maneira individualizada e monitorar o interesse dos compradores.
Evite apenas enviar muitas correspondências (virtuais ou não) para não cansar seus clientes. Também, nunca repasse os dados deles a outras empresas, a não ser que eles o autorizem expressamente.
Faça parcerias
Além dos concorrentes, muito provavelmente existem outras empresas que também têm interesse em um público igual ao seu. E é nesse contexto que nascem as parcerias.
Oferecendo serviços e produtos de forma combinada e mais vantajosa para os clientes dessas empresas, é bom possível que cada uma delas consiga aumentar a sua base de consumidores.
Por exemplo, uma loja de produtos veterinários, talvez possa fazer uma parceria com uma clínica veterinária. Pode-se também programar eventos em conjunto e programas de descontos.
Antes de firmar parcerias e acordos comerciais, contudo, avalie bem os possíveis novos parceiros.
Veja se o nome da sua empresa terá reais benefícios se for ligado ao outro negócio. Se os termos da parceria estão claros para todos os envolvidos e se o que está sendo oferecido realmente tem apelo comercial. Do contrário, além de não receber resultados de verdade, a sua empresa pode acabar com grandes dores de cabeça.
Enfim, seguindo as dicas acima, seu negócio terá ótimas chances de se destacar no mercado. Quer receber mais artigos? Assine a nossa newsletter!
Cometários