É muito importante avaliar seu negócio de tempos em tempos. Com a chegada do fim do ano, é o momento ideal para fazer uma análise retrospectiva de tudo o que aconteceu na empresa. Com base nas vendas, é possível fazer previsões para o futuro e esclarecer como cada área do negócio está funcionando. Confira a seguir alguns parâmetros que devem ser usados na hora de avaliar a lucratividade do seu comércio.
1. Margem de lucro
O lucro é a alma de um negócio, por isso também é um dos parâmetros mais importantes na avaliação do seu negócio. Sua margem de lucro ideal depende de vários fatores que incluem a receita mensal, o setor de operação da sua empresa e a demanda do mercado. No contexto do mercado, hoje sabe-se que o retorno médio esperado no comércio é de cerca de 4% nos produtos e cerca de 20% nos serviços. Porém tenha em mente que esses são parâmetros gerais, cada empresa tem características individuais, portanto você deve traçar metas, verificar a tangibilidade e reavaliar as possibilidades com base nos seus recursos.
2. Crescimento
Um outro parâmetro importante para analisar a lucratividade da empresa é olhar para o crescimento que ocorreu no decorrer do ano. É importante medir esse crescimento da empresa e compará-lo com os anos anteriores. Para ser considerado um resultado positivo, a sua empresa deve crescer pelo menos de forma proporcional a inflação acumulada no mesmo período. Dentro desse ritmo, os resultados se mantém estáveis nem crescendo e nem diminuindo. Por outro lado, um crescimento acima da média dos setores em que atua é um bom indicador de que a empresa vem ganhando espaço no mercado ao crescer acima da média de seus concorrentes.
3. Produtividade e otimização
Nem sempre uma estabilidade das vendas é sinônimo de produtividade. Deve-se ficar atento variáveis que podem estar impedindo a sua empresa de crescer como: a realização de tarefas repetitivas, o retrabalho e falta de um sistema de gestão adequado para ela. Deve-se olhar, portanto, para aumento de custos e perda de lucros. Essa métrica reflete a qualidade de seus processos e equipes e nunca deve ser negligenciada.
Esse parâmetro pode ser melhor avaliado por meio de um sistema de gestão especializado para comércios como o DNA Commerce que cuida das partes da sua empresa como:
- Controle e gestão de estoque
- Fluxo financeiro de entrada e saída
- Emissão de notas fiscais
- Relatórios gerenciais
- Indicadores financeiros
Portanto, caso tenha interesse em aumentar a sua lucratividade e produtividade da sua empresa, entre em contato com nossa equipe e solicite mais informações clicando aqui.
Cometários