A influência da tecnologia nas tomadas de decisões das empresas já é algo secular. Desde a revolução industrial, no século XIX, as avaliações têm sido feitas em conjunto com a viabilidade da aplicação de tecnologias.
As empresas de carros, por exemplo, com o método fordista, passaram a montar todo seu sistema e escala de serviços em relação a fila produtiva, com o apoio da tecnologia. Com o passar do tempo, as inovações tecnológicas deixaram de ser apenas coadjuvantes no processo e passaram a auxiliar em decisões ainda mais importantes.
Desde uma simples planilha online de controle de gastos até um sistema integrado de gerenciamento financeiro, todas essas opções acabam fazendo com que as decisões dos gestores sejam influenciadas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Tomada de decisões: a tecnologia que manda?
Essa é uma dúvida muito comum, principalmente das pessoas que têm um pé atrás quanto à utilização da tecnologia. Os instrumentos modernos devem ser auxiliares e facilitadores dentro das empresas.
Muitas organizações estão apostando em tecnologia para ter apoio nos momentos de tomada de decisões. Diversas ferramentas estão disponíveis e podem ser adaptadas para servirem como avaliadoras dos processos e resultados, para ajudar nesse processo.
Utilizando o mesmo exemplo das planilhas: no século passado, a maioria dos registros era mantida em livros. Com a utilização das planilhas online, principalmente as compartilhadas na nuvem (que permitem o acesso de muitos usuários), fica muito mais fácil comparar o desempenho da empresa em diferentes épocas.
Além disso, com o apoio da tecnologia, muitas outras variáveis podem ser mensuradas, como avaliações de diferentes tipos de abordagens, investimentos e escolhas.
Quais são os melhores sistemas para o seu negócio?
Cada segmento tem uma demanda particular, principalmente quando se fala no processamento de dados — algo que pode ter diversas variáveis mínimas.
Empresas especializadas trabalham apenas no desenvolvimento de facilitadores que já tenham configuração específica, além de outras que podem desenvolver tecnologias próprias para cada empresa.
Toda tecnologia é válida no momento de embasar uma decisão. É claro que o instinto e a visão de mercado dos empreendedores deve ser sempre fator determinante. No entanto, quando essas ideias são alinhadas com os levantamentos tecnológicos, o resultado acaba sendo mais preciso.
Em que tecnologia investir?
Especialistas da área divergem quanto ao termo “tecnologia inútil”, porém, na prática, algumas opções acabam não sendo relevantes dentro do processo de tomada de decisões.
O mais importante no momento de escolher tecnologias para serem auxiliares nas escolhas, é determinar quais são as principais áreas de atuação da empresa e quais acabam tendo mais dificuldade ou demandam mais tempo.
Com o levantamento dessas necessidades, torna-se simples saber em quais avanços tecnológicos investir. Vale lembrar, ainda, que esses investimentos acabam sendo de médio e longo prazo.
Trabalho em rede: como funciona?
Empresas que optam por trabalhar com as informações em rede, seja ela local ou de armazenamento na nuvem, garantem um melhor desempenho dos colaboradores, pois todos terão acesso aos arquivos e aos serviços uns dos outros, gerando, assim, uma ligação forte entre os diferentes processos.
O armazenamento em rede faz com que os próprios gestores possam analisar, a qualquer hora e de diferentes formas, todos os setores das empresas, além de integrar os resultados e diferenciar quais são as áreas com melhor e pior desempenho.
A tecnologia não ajuda apenas com a tomada de decisões externas, servindo também para a determinação de melhorias internas nas empresas. Se o resultado final apresenta alguma falha, torna-se mais fácil corrigi-la. Mesmo os bons resultados podem ser aprimorados com o apoio da tecnologia.
O que é um ERP?
A sigla ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que, em português, significa “planejamento dos recursos da empresa”. O próprio título é sugestivo, porém, vamos esclarecer como funcionam esses sistemas.
Este tipo de software é desenvolvido com o intuito de integrar todos os processos e dados de uma empresa. Todo material produzido e registrado pelos mais diferentes setores é inserido nesse sistema, que vai interligar os serviços e gerar diversos relatórios específicos para cada área.
Atualmente, no mercado, existem muitas opções de sistemas de ERP. O mais importante, no momento de pensar em integrar todos os processos, é achar um software que se encaixe dentro do modelo de negócio da empresa.
Vale lembrar que muitos programas de ERP são customizáveis e podem ser adaptáveis. No entanto, em muitos casos, é aconselhável trabalhar com o suporte de uma consultoria, fazendo com que o resultado seja mais rápido e efetivo.
Inteligência artificial: como usar no negócio?
A inteligência artificial pode influenciar na tomada de decisões. Um dos sistemas que vem ganhando espaço é o de chatbots, que são mecanismos que aproximam os clientes das empresas.
Se antes eram necessários muitos atendentes para responderem dúvidas nas principais redes sociais, agora é possível configurar robôs, que, com avançado sistema de inteligência artificial, podem identificar e enviar soluções para diversas questões.
Com esses sistemas, os funcionários que atendiam os chamados primários podem ser capacitados para fazer um atendimento mais avançado, que fica fora do escopo dos bots.
Além de influenciarem na decisão de quais áreas os funcionários devem buscar qualificação, esses sistemas estão em constante evolução, gerando, inclusive, relatórios de problemas não resolvidos.
Desse modo, o sistema de respostas é melhorado e o produto ou o serviço oferecido pela empresa pode ser aprimorado com base na percepção de quais são as suas principais lacunas.
Tecnologia é sinônimo de evolução?
Para que as decisões sejam precisas, faz-se necessário ter atenção ao mercado. Tecnologias se tornam obsoletas rapidamente dentro de um contexto tão dinâmico. Sendo assim, é necessário ficar atento às novidades, implementando novos sistemas, monitorando lançamentos e, principalmente, trabalhando com a avaliação dos usuários.
Os clientes são parte fundamental para determinar quais tecnologias estão gerando resultados efetivos. Se os relatórios e processos automatizados apontam para um lado e os clientes indicam outra opção, é necessário reavaliar a utilização dos sistemas tecnológicos.
Por fim, vale ressaltar a importância de se estar por dentro de tudo que acontece no mercado e conhecer as ferramentas que vêm revolucionando a forma com que as decisões são tomadas dentro das empresas.
Por isso, para ficar por dentro das melhores ferramentas e melhorar seu processo de tomada de decisões, não deixe de assinar a nossa newsletter! Receba por e-mail todas as possibilidades que podem ser o diferencial dentro da sua empresa.
Cometários