Um bom exemplo da importância da tecnologia de informação (TI) para o empreendedor está em uma cena do filme “Dr. Estranho” (2016, Marvel Studios). Na trama, o protagonista, recém-admitido como discípulo de mago, se destaca entre os alunos e lê vários livros em idiomas antigos.
Questionado sobre sua fluência em sânscrito, ele responde distraidamente: “sou fluente em Google Tradutor”. Atualmente, a informação é o mais importante ativo empresarial. O empreendedor moderno é um “Dr. Estranho” no mercado.
Seus limites e suas metas afetam seu potencial. Entretanto, os recursos tecnológicos ampliam o tratamento da informação (e a responsabilidade com ela). Confira, a seguir, os principais motivos para garantir a segurança da informação no seu negócio!
Proteção dos ativos da empresa
O segundo semestre de 2018 foi marcado pelo grande incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Não apenas o acervo físico, mas dados de pesquisas importantes em várias áreas foram perdidos.
O que aconteceria no seu empreendimento se seus dados de vendas ou sua lista de contatos e fornecedores desparecesse em um acidente? Ou caísse nas mãos da concorrência? Um bom software de gestão não apenas protege esses ativos, mas auxilia nas tomadas de decisão ao clarear pontos para o gestor.
Segurança dos dados da empresa e do cliente
A gigante Facebook ainda se recupera do escândalo que envolveu a Cambridge Analytica. A empresa de Mark Zuckerberg sofreu um recente abalo em seu valor de mercado, causado pelo vazamento de dados de usuários.
Os dados pessoais da empresa (e de seus clientes) também representam uma grande responsabilidade. Sem segurança da informação, as consequências podem facilmente ganhar proporções judiciais.
Controle de estoque mais adequado
Nos anos 80, não havia facilidades de gestão tecnológica. A Atari (pioneira no ramo de videogames) ganhou fama por sua queda, que foi causada por má gestão de estoque de um jogo fracassado. Anos depois, em 2014, inúmeras cópias do título ET foram encontradas enterradas no Novo México.
A partir do cruzamento de dados, atualmente é possível saber qual produto está em alta no mercado, quais são as expectativas dos clientes em relação a ele e quando aumentar ou frear o estoque. E tudo isso ainda segmentado por região e cultura nas localidades em que ele será oferecido.
Controle fiscal e financeiro mais preciso
A taxa de sobrevivência das empresas brasileiras tem se alterado ao longo do tempo. Segundo estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2012 a sobrevivência de empresas estreantes foi de 76,6{f01c04c06b192aadec230348056c90d4c70716de5ce7a32a04c1bfe0433bcbd4} contra os 54,2{f01c04c06b192aadec230348056c90d4c70716de5ce7a32a04c1bfe0433bcbd4} de 2008.
O visível progresso nos números pode ser explicado não apenas pela democratização cultural trazida pela internet, mas também pelas facilidades da digitalização de dados. Afinal, esse processo tornou o controle fiscal e financeiro muito mais prático e barato, além de aposentar grande parte da papelada burocrática.
Atendimento mais eficiente
No mercado competitivo, todos buscam atendimento diferenciado. Para isso, é preciso conhecer a fundo o cliente, que está mergulhado no mundo informatizado. Esse cliente só é atraído por confiança e qualidade, que são impossíveis de obter sem uma boa gestão informatizada e segura.
A informatização é, hoje, uma realidade obrigatória em qualquer setor de negócios. O desafio é enxergar a importância e o potencial que a TI tem no resultado final. Mais do que um investimento, abraçar a segurança da informação é garantir a sobrevivência do negócio em um cenário cada vez mais digital, dinâmico e competitivo.
Já que está no embalo de modernizar seu negócio, aproveite para conhecer exemplos de tecnologia que merecem sua atenção. Boa leitura!
Cometários