fbpx

4 dicas essenciais para precificar produtos e serviços da empresa

4 dicas essenciais para precificar produtos e serviços da empresa

4 dicas essenciais para precificar produtos e serviços da empresa

Precificar produtos e serviços de maneira estratégica é fundamental para a maximização dos lucros. A precificação deve representar os objetivos da empresa, visando a sua sustentabilidade no mercado e o seu equilíbrio financeiro.

Contudo, chegar a um valor não é uma tarefa tão simples. É preciso, ao mesmo tempo, arcar com os custos, garantir uma margem de lucro suficiente e, ainda, estar dentro do limite que o consumidor se dispõe a pagar.

Por isso, é muito comum ver empreendedores definirem um preço muito baixo ou muito alto para suas mercadorias, o que demonstra a necessidade de estudo e planejamento para uma correta definição de preços.

Neste post, apresentamos quatro dicas para ajudar você a precificar produtos e serviços. Continue a leitura e confira!

1. Conheça seus custos e despesas

Para precificar adequadamente seus produtos e serviços é necessário ter um conhecimento profundo dos seus custos — tanto fixos quanto variáveis.

  • Os custos fixos são aqueles que, independentemente das vendas, vão existir, como aluguel, energia, água, telefone, internet, salários dos funcionários, entre outros.
  • Já os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com a produção, vendas ou serviços prestados, como matérias-primas, comissões de vendas etc.

Tenha atenção para não se esquecer de nenhuma despesa, pois isso pode afetar o seu planejamento orçamentário. Saber o custo real do produto é fundamental para não perder dinheiro.

Isso pode até parecer trivial, mas, devido à complexidade da legislação e às inúmeras despesas indiretas, não é uma tarefa fácil.

Portanto, para realizar o cálculo, apure todos os insumos possíveis e mantenha o cadastro de produtos e o de fornecedores sempre atualizados, sobretudo quanto à tributação incidente, pois ela compõe parte considerável do preço final.

2. Determine sua margem de lucro

É preciso determinar qual será o lucro líquido com a venda de um determinado produto. Isso é importante, porque o valor obtido não deve ser suficiente somente para cobrir os custos.

Sua política de preços precisa garantir além da sobrevivência do negócio, é necessário pensar na margem de lucro que a empresa deseja. Caso contrário, a estratégia estará errada.

Não tem como precificar produtos sem calcular a diferença entre o investimento e o faturamento, ou seja, o lucro. Entretanto, não existe uma margem de ideal para todo tipo de negócio.

Por isso, você deve encontrar o equilíbrio, visando uma lucratividade responsável. Também é preciso lembrar que preços muito baixos prejudicam as finanças, enquanto valores muito altos afugentam os clientes e fazem com que as mercadorias fiquem encalhadas no estoque.

3. Defina o seu público-alvo

Avalie o perfil das pessoas a quem o seu produto se destina, seu poder de consumo, seus hábitos de compra e suas necessidades, visando garantir que o preço do produto seja definido de acordo com o que elas estão dispostas a pagar.

Quando a precificação é determinada de acordo com o valor percebido pelos consumidores, são consideradas a imagem que os clientes têm da qualidade do produto, a sua impressão sobre o atendimento, a confiabilidade da empresa etc.

4. Considere o mercado

Outro fator que não pode ser esquecido no momento de precificar produtos e serviços é o mercadológico, isto é, diz respeito aos preços praticados pelas empresas que atuam no mesmo segmento ou mercado.

Essa maneira de precificação é útil quando a companhia não consegue rastrear os custos ou quando não sabe como a concorrência reagirá. Contudo, para pequenas empresas, a pouca demanda pode ser um obstáculo.

Dessa forma, é difícil cobrar os mesmos preços de grandes empresas, seja porque elas já estão estabelecidas no mercado e possuem mais credibilidade, seja porque seus custos operacionais são mais baixos devido aos ganhos de escala.

Considerando tais dicas, fica mais simples decidir um valor lucrativo e justo ao precificar produtos e serviços, certo?

Gostou deste post sobre como precificar produtos e serviços na sua empresa? Aproveite e baixe o nosso manual para precificar produtos e serviços de maneira correta!

Cometários