fbpx

Abril 2020 x Abril 2021 como se preparar no comércio

Abril 2020 x Abril 2021 como se preparar no comércio

Abril 2020 x Abril 2021 como se preparar no comércio

Após um ano do início da pandemia causada pelo novo coronavírus, já é possível fazer um balanço dos impactos da Covid-19 na economia brasileira.

Em relação a 2020, o segundo trimestre do ano passado foi marcado por perdas no setor de serviços do país.

Segundo dados divulgados pelo IBGE, o comércio teve quedas de 6,1% no volume de vendas (a mais intensa da série histórica iniciada em 2000) e de 5,3% receita nominal, na passagem de novembro para dezembro. Na média móvel trimestral, os recuos foram de 1,8% no volume de vendas e de 0,8% na receita nominal.

As medidas de restrições para conter a propagação do vírus pegaram muitos empresários de surpresa.

Com a necessidade de adequar as empresas de acordo com as regras sanitárias e treinar os colaboradores para o chamado “novo normal” exigiu muito empenho, dedicação e criatividade dos empreendedores.

Nova fase da pandemia: retorno de medidas mais severas e impacto no comércio

Com a nova onda da pandemia e aumento no número de pessoas contaminadas, os estados brasileiros reassumiram a posição pelo lockdown.

Muitos comerciantes estão preocupados com a possibilidade de novo fechamento dos negócios. No entanto, o momento não é para desânimo.

A previsão para mês de abril de 2021 é de crescimento de 3,9%, conforme Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Ocorreu queda de 0,3% devido ao fim do auxílio emergencial e aumento da inflação, mesmo assim, é possível ter boas expectativas com o anúncio do novo auxílio emergencial e a vacinação da população.

Os especialistas projetam recuperação do varejo em abril, apesar de Brasil viver pico da pandemia.

Apesar da adoção de medidas restritivas em estados e municípios, o comércio aposta em recuperação econômica com vendas pela internet. Além disso, a avaliação para o mês de maio também é positiva.

Como aumentar a produtividade da sua empresa em tempos de covid-19

Com os decretos de lockdown e aumento de medidas de restrição, os empresários precisam de novas ações estratégicas para manter o negócio funcionando.

As novas regras de funcionamento impactam diretamente os pequenos e médios empreendedores, no entanto, há opções criativas para manter as vendas de seus produtos e serviços.

Veja 3 dicas

  1. Divulgue seus produtos e serviços no meio digital:

Atualmente, já existem muitas plataformas de vendas online que ampliam as possibilidades para seu negócio. As redes sociais são as mais rentáveis e possibilitam amplo alcance.

Ter presença marcada nas mídias sociais tem sido determinante para a sobrevivência de muitas empresas.

  • Ofereça serviços de entrega em domicílio:

Para vender online é importante ter logística, por isso saiba como será realizada a entrega dos pedidos realizados.

Aplicativos de entrega, Correios, transportadoras e até mesmo um serviço de entrega do seu próprio estabelecimento são possibilidades para efetivar suas vendas.

A depender do seu tipo de negócio, também é vantajoso combinar retiradas diretamente no seu estabelecimento comercial.

  • Fortaleça o relacionamento com seus clientes:

Não se esqueça de manter a proximidade com sua clientela.

As plataformas online além de proporcionarem a exposição e venda de seus produtos e serviços, também auxiliam na comunicação com os clientes.

Interaja com seu público-alvo e fortaleça a imagem da sua empresa.

Dica bônus: invista em um software de gestão

O parceiro ideal para o seu negócio: DNA Commerce.

Nosso sistema eletrônico foi desenvolvido exclusivamente para tornar as tomadas de decisão do comércio varejista cada vez mais ágeis e confiáveis.

Além disso, apresenta recursos imprescindíveis para uma boa gestão e organização. Tudo de forma simples e rápida com o objetivo de agilizar suas vendas e facilitar os processos comerciais diários.

Clique aqui e saiba mais sobre os melhores sistemas de gestão para empresas dos mais variados ramos do varejo.

Cometários