Como preparar a minha farmácia para a chegado do verão?
O verão é responsável por gerar diversas oportunidades para os proprietários de farmácias aumentarem suas vendas através do marketing direcionado especificamente para a temporada.
Quer saber como preparar a sua farmácia para a chegada do verão? Continue lendo e confira todas as dicas que separamos para lhe ajudar!
Conheça as características do verão
O Brasil está situado no hemisfério sul, por isso, o solstício de verão ocorre entre os dias 20 e 21 de dezembro. Já o seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março.
No verão os dias costumam ser mais extensos que as noites por conta da maior incidência solar em nosso hemisfério. As principais características dessa estação são as elevadas temperaturas e o aumento dos índices de chuva. Essas chuvas costumam ser de rápida duração, porém muito intensas e sua ocorrência costuma ser no final do dia. Por isso, são conhecidas como “chuvas de verão”.
Saiba quais são as doenças mais comuns no verão
É nesse período do ano que várias cidades brasileiras registram muitas tempestades, que na maioria das vezes estão relacionadas a fenômenos como o La niña e a outros fatores que estão ligados a mudanças climáticas.
Conheça as doenças mais comuns durante a estação mais quente do ano:
Dengue, Zika e Chikungunya
Com o aumento da frequência das chuvas, também ocorre a forte incidência do aumento de enfermidades como dengue, zika e chikungunya, que são causadas pelo mosquito Aedes aegypti, no Brasil. Por isso, essas são consideradas doenças cíclicas.
Câncer de pele
O câncer de pele é conhecido como um dos tipos de cânceres mais frequentes no Brasil.
Além disso, ele corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, por mais que apresente altos percentuais de cura caso seja detectado precocemente. Entre os tipos de câncer de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e apresenta menor mortalidade.
Para evitar essa doença, as pessoas devem se expor ao sol antes das 10 horas e após às 16 horas, principalmente no verão, e fazer uso de protetor solar.
Outras doenças dermatológicas como a insolação, por exemplo, podem ser ocasionadas pela exposição solar em excesso.
Intoxicação alimentar
Durante o verão é necessário ter um cuidado redobrado também em nossa alimentação, já que no calor as chances de intoxicação alimentar acabam aumentando. Isso porque, as temperaturas elevadas facilitam a proliferação de vírus e bactérias, como a Salmonella, Campylobacter e E. coli.
Ou seja, caso os alimentos não estejam frescos, não sejam corretamente higienizados ou armazenados do modo correto, acabam criando-se condições ideais para o desenvolvimento desses germes, que provocam sintomas desagradáveis e complicações mais severas.
Uma outra medida preventiva é higienizar os itens que vão à boca, como tampas e bocas de garrafas, além de lavar as mãos sempre que possível.
O que a minha farmácia deve vender no verão?
Como dito anteriormente, na farmácia o verão gera a oportunidade de aumentar o faturamento em diversas categorias. Como você viu, por conta das mudanças no clima e na rotina das pessoas, a busca por alguns produtos acabam sofrendo uma variação no comportamento das vendas.
Saiba o que vender na sua farmácia durante o verão:
Proteção solar
Assegurar a proteção solar dos seus clientes é um fator essencial para aumentar as vendas no período da estação.
As melhores oportunidades se concentram na linha facial que é atrativa o ano todo. De acordo com dados da empresa J&J, o item compõe 54% da cesta de skincare, seguido por produtos corporais com 46%.
Por isso, invista em produtos de proteção solar para o corpo, rosto e lábios. Além disso, dê um destaque especial para esses itens que são essenciais no período. Ou seja, você pode dar destaque associando a prevenção de doenças dermatológicas com a prevenção ao envelhecimento precoce da pele.
Repelentes
O fato de sermos um país tropical acaba trazendo moradores indesejados na estação mais quente do ano, os insetos e os mosquitos.
As regiões praianas que são mais quentes ou que concentram mais água costumam ser as preferidas dessas espécies. Mesmo que sua farmácia não esteja em nenhuma dessas localidades é muito importante que você mantenha um estoque desses produtos.
Isso porque, nunca se sabe se o seu cliente está planejando uma viagem para uma dessas regiões.
Alimentos
Por conta das altas temperaturas do verão, o corpo humano acaba aumentando seu consumo de água. Isso ocorre para manter uma temperatura adequada e um dos principais mecanismos para essa regulação é a transpiração, que faz aumentar a eliminação de água e sais minerais do nosso organismo.
Por isso, o hábito de ingerir água e líquidos se torna ainda mais importante e intensivo durante o verão. Não deixe de enfatizar isso para os seus clientes e disponibilize opções de água na sua loja.
Além disso, a água pode ser um ótimo produto para ajudar a complementar uma venda no caso de um cliente necessitar tomar o medicamento no ato da compra. Por conta da necessidade de reposição de sais minerais, suplementos hidroeletrolíticos (também conhecidos como isotônicos) podem ser ofertados durante esse período.
Lembrando que esse produto é voltado principalmente para quem pratica exercícios físicos ou ainda em caso de uma recomendação médica. Esse produto é voltado especificamente para recuperar e repor carboidratos, sais minerais e líquidos perdidos.
Dermocosméticos
Além da proteção solar, no verão, os cuidados com a pele não param nesses itens. Totalmente o contrário, podem até se intensificar.
Por isso, não perca a oportunidade de fomentar a rotina de skincare que contemple todo o passo a passo mais importante, como limpeza, tonificação, esfoliação e hidratação. Lembrando que o foco desses itens é mostrar que são essenciais para uma pele mais saudável e bonita.
Como preparar a minha farmácia para a chegado do verão?
Com um mix de produtos diferentes, displays atraentes, vendas sugestivas e apresentando itens que costumam estar esquecidos, a sua farmácia pode aquecer as vendas no verão e aumentar os lucros do seu negócio.
A organização da sua farmácia
Atualize a sua loja por dentro e por fora, isso porque, você não surpreenderá os seus clientes se eles sempre virem a mesma coisa toda vez que entram. É muito importante criar uma experiência pelo menos a cada temporada.
Leve em consideração atualizar as suas prateleiras e as decorações temáticas com uma frequência saudável. Envolva a sua equipe na criação de ideias que os clientes irão gostar. Torne suas exibições criativas e divertidas, principalmente para o verão.
Use e abuse das cores vibrantes da estação. Defina temas e destaque produtos sazonais. Além disso, altere alguns displays e prateleiras todas as semanas durante o verão e apresente itens especiais, caso os tenha. Espalhe itens como protetores solares, produtos de skincare, repelente de insetos ou seus itens exclusivos em vários lugares da sua loja.
Agrupe os produtos de verão
Agrupe os seus produtos com uma lógica funcional, de uma maneira que produtos complementares tenham mais chances de aumentar as vendas.
Isso porque, quando os produtos estão dispostos próximos um ao outro, são mais fáceis de serem encontrados, aumentando assim a probabilidade de o consumidor comprar dois produtos em vez de apenas um. Uma outra dica super valiosa é não manter uma única prateleira de produtos de verão em um único lugar da sua farmácia.
Não se esqueça de evidenciar promoções e produtos através de sinalização na loja, adesivos, placas em suas vitrines e não esqueça de fazer a versão digital deles para divulgar em seu site e nas mídias sociais.
Gostou das dicas? Se você está em busca de software de gerenciamento para lhe ajudar na sua farmácia nesse verão clique aqui e conheça agora mesmo o DNA Pharmacy. Por fim, acesse os conteúdos relacionados.
Como preparar a minha farmácia para a chegado do verão?
Como preparar a minha farmácia para a chegado do verão?
Cometários