Os treinamentos obrigatórios para funcionários de farmácias
Nos dias de hoje ainda existem gestores(as) e proprietários(as) que resistem à prática, mas é fato que o treinamento para funcionários de farmácia é extremamente importante para favorecer os negócios. Além disso, esses treinamentos são exigidos por lei e oferecer uma preparação correta para a sua equipe gera diversos benefícios no dia a dia da farmácia.
Quer saber quais são os treinamentos obrigatórios para funcionários de farmácias e como eles funcionam? Continue lendo e saiba mais.
Deseja ir para algum tópico específico?
- Os treinamentos obrigatórios para funcionários de farmácias
- A vantagens dos treinamentos nas farmácias
- Saiba como realizar o treinamento dos funcionários da sua farmácia
- Saiba quais são os treinamentos obrigatórios para funcionários de farmácias
- Conheça o POP
Os treinamentos obrigatórios para funcionários de farmácias
O ramo farmacêutico é um mercado altamente competitivo e ter um treinamento correto para os funcionários da sua farmácia pode acabar sendo um diferencial que vai trazer mais destaque para a sua marca.
Além disso, como a maioria das pessoas sabe, é obrigatório a capacitação dos funcionários por conta da natureza dos produtos que estão sendo comercializados nesse tipo de negócio. Contudo, é importante que você saiba que esses treinamentos obrigatórios cobrem apenas o mínimo que esses funcionários precisam saber para atuar em estabelecimentos de saúde como as farmácias drogarias.
As vantagens dos treinamentos nas farmácias
Por vários motivos, oferecer treinamentos na sua farmácia tende a ajudar no aumento dos seus lucros. Isso porque, funcionários mais capacitados apresentam muito mais produtividade e engajamento com a empresa tanto por conta de seus conhecimentos que acabam adquirindo quanto por se sentirem muito mais valorizados ao serem alvos de um investimento como esse.
Além disso, o treinamento costuma reduzir os erros que são cometidos pela equipe, consequentemente, o negócio acaba tendo também uma redução nos custos. Ou seja, junto a isso, é possível notar um aumento nas vendas e na satisfação dos seus clientes.
Por isso, ter funcionários bem treinados acaba se tornando uma estratégia muito eficaz para se aproximar mais da sua clientela, além de aumentar os índices de fidelização.
Saiba como realizar o treinamento dos funcionários da sua farmácia
Primeiramente, liste os treinamentos que são obrigatórios e também aqueles que você deseja aplicar no seu negócio. Em seguida, monte um cronograma para a aplicação de todos eles.
Na parte do planejamento, você deve estabelecer qual é o seu público-alvo e qual será o objetivo de cada treinamento, especificando todos os temas que você vai abordar neles. Além disso, monte um plano de aula, para garantir que você vai trabalhar todos os temas, eles ainda precisam ter um encadeamento lógico, além de um tempo suficiente.
Por isso, caso você precise de mais tempo, divida o treinamento em períodos menores e distribua-os em mais de um dia. Além disso, é necessário também verificar quais recursos você tem disponível e quais serão necessários, isso deve incluir eventuais custos com material impresso, aluguel de espaço, coffee break e etc.
É importante ainda destacar que todos os treinamentos, inclusive os obrigatórios, podem ser terceirizados.
Saiba quais são os treinamentos obrigatórios para funcionários de farmácias
De acordo com a RDC 44/2009, você deve capacitar todos os funcionários de acordo com o cumprimento da legislação sanitária vigente e aplicável às farmácias e drogarias. Além disso, eles precisam ser capacitados em relação aos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) do estabelecimento.
Todo o pessoal, inclusive de limpeza e manutenção, deve receber treinamento inicial e continuado com relação à importância do autocuidado e da higiene. Além disso, é necessário ter conhecimentos básicos em microbiologia relevantes para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos usuários.
Ou seja, é obrigatório também oferecer um treinamento inicial e contínuo quanto ao uso e descarte de EPIs e procedimentos em caso de acidente e episódios envolvendo riscos à saúde.
Você deve manter os registros dos cursos e treinamentos contendo, no mínimo, as seguintes informações:
I - descrição das atividades de capacitação realizadas;
II - data da realização e carga horária;
III - conteúdo ministrado;
IV - trabalhadores treinados e suas respectivas assinaturas;
V - Identificação e assinatura do profissional, equipe ou empresa que executou o curso ou treinamento;
VI - resultado da avaliação.
Lembrando que os registros dos treinamentos devem ser arquivados e mantidos no estabelecimento por cinco anos. Já a RDC 357/2001 CFF atribui aos farmacêuticos técnicos responsáveis a obrigação de treinar seus auxiliares, apresentando por escrito suas atividades, direitos e deveres compatíveis com a hierarquia técnica.
Conheça o POP
O POP é um documento obrigatório em farmácias e particularmente útil quando estamos falando de treinamento para funcionários de uma farmácia.
Isso porque, esse documento pode apresentar de forma geral os procedimentos na farmácia e pode apontar deficiências ou pontos sensíveis que você precisa trabalhar com a equipe. Além disso, é super comum que ele mesmo ou partes específicas dele sejam objeto da capacitação.
Saiba o que deve constar no passo a passo das tarefas da rotina da farmácia
No Procedimento Operacional Padrão (POP) vão constar o passo a passo para tarefas que fazem parte da rotina da farmácia. Nele devem constar:
O QUE deve ser feito pelo colaborador
COMO o colaborador deve executar uma tarefa
DE QUEM será a responsabilidade de cuidar da tarefa
QUANDO a tarefa terá que ser feita pelo colaborador
Exemplos de POPs que podem ser trabalhados nos treinamento da sua farmácia:
- POP de farmácia para Acidente Com Material Perfurocortante
- POP Administração de Medicamentos Injetáveis
- POP de farmácia para Aferição da Pressão Arterial
- POP Aquisição de Produtos
- POP Armazenamento de Produtos
- POP Armazenamento e Dispensação de Produtos Termolábeis
- POP Controle da Temperatura e Umidade do Ambiente
- POP Controle de Insetos e Roedores
- POP Devolução de Produtos aos Fornecedores
- POP Devolução de Produtos dos Clientes
- POP Dispensação de Medicamentos
- POP Dispensação de Medicamentos com Prescrição Digital
- POP Dispensação de Medicamentos pelo Farmácia Popular
- POP de farmácia para Dispensação de Produtos Correlatos
- POP Dispensação e Escrituração de Medicamentos Antimicrobianos
- POP de farmácia para Dispensação e Escrituração de Medicamentos sob Controle Especial
- POP Entrega de Medicamentos em Domicílio
- POP Medidas Preventivas para Condições Inadequadas de Armazenamento
- POP de farmácia para Produtos com Validade Próxima do Vencimento
- POP Produtos Vencidos
- POP Recebimento e Conferência de Produtos
Está buscando um software de gestão para a sua farmácia? Clique aqui e conheça o DNA Pharmacy. Por fim, acesse os conteúdos relacionados para ver muitas outras dicas que vão agregar muito para o crescimento do seu negócio.
Cometários