A gestão do controle da validade de medicamentos é uma das coisas mais importantes que toda farmácia deve se preocupar. Isso porque, remédios são substâncias altamente perecíveis então, para evitar prejuízos, é necessário ter um controle rigoroso do estoque da sua farmácia.
Isso porque, muitas empresas ainda administram de forma manual tarefas relacionadas a gestão de medicamentos. Entretanto, essas tarefas, além de gastarem tempo podem acabar sendo falhas e cheias de erros.
Não sabe qual é a melhor forma de fazer o controle de validade de medicamentos?
Para isso você deve investir em um bom sistema de gestão de farmácias. Isso porque, um sistema de gestão vai aumentar o lucro evitando desperdícios por falta de acompanhamento e gastos desnecessários.
As três principais ferramentas que um programa de controle de insumos e medicamentos tem a oferecer para o controle de validade são:
- Controle de entradas e saídas
- Registro de informações de lotes
- Avisos prévios para o vencimento de produtos.
Além disso, é muito importante ter informações como a data de chegada dos remédios, a origem, o fornecedor e a data de validade do lote. Além das pessoas responsáveis em cada etapa da logística de transporte.
Esse rigoroso controle de dados serve como base para aumentar a eficiência da cadeia produtiva e até para ter assistência informacional para eventuais ocorrências.
Outra etapa super importante do controle de estoque é o registro correto dos produtos. Ou seja, o código de barras, números de identificação, registro de lotes e outras informações que permitem o rastreio dos produtos são essenciais.
Tanto para controle quanto para prevenção de malefícios para a sociedade quando acontecem erros na produção de fármacos que precisam ser retirado de circulação evitando prejuízos.
DNA Pharmacy
Por fim, sugerimos que conheça o DNA Pharmacy um sistema que permite verificar com precisão a data de validade tanto de fármacos específicos quanto de lotes inteiros.
Além de ajudar a diminuir os desperdícios, planejar promoções, realocar itens de forma estratégica, zelar pela gestão da farmácia e, por sequência, a qualidade de vida dos seus clientes.
Cometários