A diabetes é uma doença que vem atacando cada vez mais pessoas no mundo inteiro. No Brasil em 2021, foram registrados cerca de 16,8 milhões de casos. Por isso, é muito importante saber qual é o papel das farmácias no combate e na prevenção dessa doença.
O que é Diabetes?
A diabetes faz parte de um grupo de doenças conhecidas como Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, considerada uma síndrome metabólica. Ela acontece quando o corpo não consegue produzir ou adquire resistência a um hormônio conhecido como insulina.
Ou seja, a insulina estimula a entrada da glicose, obtida a partir dos alimentos para dentro das células. Quando existe ausência o açúcar se mantém concentrado na corrente sanguínea gerando diversos problemas para o corpo.
Quais são as suas causas e fatores de risco?
A diabetes pode ter diversas causas. Entretanto, pesquisas apontam que, os principais fatores de risco que aumentam a probabilidade de um indivíduo vir a desenvolver a doença são:
- Má alimentação
- Pré-disposição genética
- Hipertensão arterial
- Obesidade
- Sedentarismo
- Níveis altos de colesterol
Embora todos os pontos acima, sejam fatores de risco, existe um tipo de diabetes conhecido como tipo 1, onde o sistema imunológico do próprio corpo ataca as células do pâncreas que produzem insulina. Nesse tipo de síndrome, a causa é de origem totalmente hereditária e o indivíduo já carrega a patologia desde o nascimento.
Quais são as formas de prevenção?
As melhores formas de prevenir não só a diabetes, mas a maioria das doenças crônicas, estão ligadas com as mudanças nos hábitos de vida. Por isso, hábitos como a prática de atividade física entre 3 a 4 vezes por semana já reduzem e muito as chances de uma pessoa desenvolver a doença.
Reeducação alimentar também ajuda a controlar os índices de glicemia no sangue. Por isso, reduzir a ingestão de açúcar processado, alimentos gordurosos e escolher alternativas mais saudáveis ajudam na manutenção do equilíbrio de um metabolismo saudável.
O papel da farmácia na orientação, prevenção e acompanhamento de clientes portadores de diabetes
A farmácia tem um papel social muito importante para a saúde coletiva da comunidade, isso porque geralmente é o primeiro local onde as pessoas buscam por ajuda para solucionar os seus problemas. Dessa forma, é necessário que a equipe esteja preparada para passar as informações certas sobre prevenção, promoção e recuperação da saúde dos indivíduos.
Podem ser elaboradas projetos e políticas internas dentro do estabelecimento como: campanhas de prevenção, distribuição de panfletos, consultoria clínica, aferição de pressão arterial e pesagem. Essas ações podem contribuir cada vez mais para uma conexão maior com a comunidade local e fidelização de clientes, o que traz benefícios para ambos os lados.
Cometários