Para impulsionar seu comércio, opte pela exclusividade ou variedade de produtos. Entenda melhor a seguir.
Existem diversas estratégias que você, dono de comércio, pode aplicar. Elas vão desde a capacitação de funcionários para manter os clientes sempre satisfeitos até técnicas de marketing digital e inovações tecnológicas.
No entanto, há uma estratégia que, se você deseja manter seu negócio gerando lucros satisfatórios, deverá aplicar.
Estamos falando de vender os produtos certos.
Portanto, pare por um instante e reflita sobre seu empreendimento. Você tem ofertado os produtos certos? Será?
No que diz respeito a produtos, você precisa considerar dois pontos: exclusividade e variedade. Quer entender melhor sobre isso para manter seu comércio gerando resultados positivos?
O que é mais estratégico: exclusividade de produtos ou variedade de produtos?
Tudo bem, digamos que seu comércio está gerando bons resultados. Há lucros, novos clientes chegando e clientes recorrentes anunciando as boas novas do quão maravilhoso é fechar negócios com você.
Mas é só isso?
Você pode alavancar mais as coisas. Pode fazer seu negócio brilhar mais. Pode potencializar a saúde financeira do seu comércio.
Para isso, é necessário que você entenda sobre exclusividade de produtos e variedade de produtos — duas estratégias super úteis para o crescimento de um comércio.
Exclusividade de produtos
A exclusividade de produtos é uma estratégia não apenas atraente, mas eficiente. Conheça algumas de suas vantagens.
Mais atenção
Os olhos dos clientes interessados estarão totalmente vidrados em seu comércio, afinal, o que você vende é exclusivo, e seja lá quem for comprar, só poderá fazer isso em seu comércio.
É como colocar seu negócio sob os holofotes e deixá-lo o mais visível possível. Se só você vende produtos exclusivos, ganhará mais atenção.
Mais lucros
Porque se você vende produtos exclusivos, poderá dedicar maior esforço, tempo e dinheiro nas estratégias de marketing — o que se converterá em mais dinheiro entrando no caixa.
Além disso, quanto mais exclusivos forem os produtos, melhor de vendê-los, pois você poderá conhecê-los profundamente e, consequentemente, ofertá-los de forma mais persuasiva.
Variedade de produtos
Seja em um comércio de pequeno, médio ou grande porte, as vantagens que a variedade de produtos pode gerar são inegáveis. Veja algumas.
Expansão de mercado
Quanto mais tipos de produtos você vender, maiores as possibilidades de atrair clientes. E isso aumentará a lucratividade do comércio.
Se antes de investir em variedade de produtos, você supria a necessidade de apenas determinado público-alvo, ao dispor de um mix de produtos, conseguirá suprir as necessidades de ainda mais pessoas e, assim, expandir seu comércio.
Praticidade e comodidade
Os clientes não precisarão ir a vários comércios para que consigam comprar todos os produtos que precisam. E aliás, eles não querem isso. Eles querem agilidade, praticidade e comodidade.
Portanto, ao ter uma variedade de produtos em seu comércio, você não apenas lucra e expande seu comércio, mas também traz maior praticidade e comodidade para a vida do cliente. Você o deixa mais satisfeito.
Ampliação das compras por impulso
A verdade é que nem sempre um cliente precisa comprar aquilo que está comprando. Ele simplesmente deu de cara com o produto e… por que não comprá-lo?
Aqui, o cliente não tem a real necessidade de comprar o produto, mas cria suposições de que talvez precisará dele. Ou, então, o produto está apenas mais barato do que o habitual e o cliente não quer perder a chance de economizar.
Dessa forma, ter uma grande variedade de produtos irá gerar essa compra por impulso.
Exclusividade e variedade: desvantagens
Como você viu, ambas as estratégias possuem vantagens atraentes. No entanto, também há desvantagens.
Enquanto você pode focar em produtos exclusivos e conquistar mais atenção, não poderá gerar compras por impulso. Por outro lado, se focar em produtos variados, conseguirá gerar compras por impulso, mas não ofertará produtos que só poderão ser comprados com você.
De toda forma, alguns comércios podem se dar maravilhosamente bem investindo em uma variedade de produtos. Será uma estratégia certeira para eles. Mas não significa que todo comércio que investir em uma variedade de produtos terá sucesso. O inverso também é válido.
O ideal é ponderar as possibilidades, tomar a decisão mais assertiva e fazer a gestão do comércio corretamente. Até porque, mesmo que você venda produtos variados ou exclusivos, a falta de gestão prejudicará o desempenho do seu negócio.
Cometários