No início de 2020, as projeções para a indústria farmacêutica eram bastante positivas. O aumento inédito das vendas de varejo no ano passado gerou a expectativa de expansão do mercado.
Além disso, outros fatores, como o crescimento do PIB, melhor empregabilidade e os consumidores ávidos por melhor qualidade de vida formaram a receita perfeita para uma alta lucratividade nas farmácias e drogarias.
No entanto, o mundo inteiro foi surpreendido pela disseminação do vírus Sars-CoV-2, o novo coronavírus, que atingiu todos os setores da economia. Com a necessidade do distanciamento social, o setor farmacêutico precisou se reinventar para manter sua rentabilidade e competitividade.
Como as farmácias foram impactadas pela pandemia
A pandemia que começou na China e se alastrou para todos os continentes em poucos meses.
Muitos países ainda sofrem os impactos econômicos decorrentes do fechamento de fronteiras, da redução na importação e exportação de produtos, bem como retração do nível de consumo de bens e serviços.
Os efeitos das medidas de isolamento social foram diferentes para farmácias e drogarias, em razão de integrarem o grupo de serviços essenciais.
Embora, as lojas físicas tenham continuado a funcionar durante a quarentena, os estabelecimentos sofreram com a redução do fluxo de pessoas e as vendas foram afetadas de maneira significativa.
Alguns gestores tentam soluções para minimizar os efeitos negativos da pandemia, a fim de garantir a saúde financeira de suas lojas. Conheça as expectativas para o segundo semestre de 2020 e saiba como se planejar melhor.
Perspectiva para o segundo semestre de 2020
A indústria farmacêutica tem uma grande capacidade de se reformular. Nos momentos de crise, mais do que nunca, é importante ter um plano estratégico para lidar com os desafios do presente, mas sempre avistando o futuro.
Com a retomada das atividades econômicas e a saída da quarentena, os especialistas afirmam que a economia tende a se recuperar e a busca por produtos e serviços se restabeleça aos poucos.
As farmácias têm um papel importante neste período, pois fornecem insumos e medicamentos no combate aos sintomas do Covid-19 e na prevenção do vírus.
Sendo assim, a procura por máscaras de proteção, álcool em gel e sabonetes tende a se manter em alta. Outra aposta é a realização de testes rápidos para Covid-19 nas farmácias.
Por outro lado, a sazonalidade dos produtos não deve ser deixada de lado. A chegada do inverno também contribui para o crescimento da busca de outros medicamentos que não tenham relação com o coronavírus e propicia a oferta de mercadorias que estejam paradas há mais tempo no estoque, como hidratantes corporais.
Tecnologia como aliada: Conheça DNA PHARMACY
A administração de uma farmácia com o controle de todos os processos torna-se um desafio ainda maior diante da pandemia.
Por isso, é imprescindível que você conheça um software adequado e desenvolvido para solucionar seus problemas relacionadas à gestão de sua farmácia.
O DNA Pharmacy foi desenvolvido para agregar no crescimento e no gerenciamento eficiente de sua loja.
Já imaginou ter uma gestão completa e assertiva?
Clique aqui e solicite uma demonstração inteiramente gratuita que revolucionará a gestão de seu negócio.
Com o sistema DNA Phamacy, o gerenciamento de sua farmácia é levado a sério. Você terá a solução completa para farmácias com:
- Controle de estoque;
- Controle financeiro e bancário;
- Integração contábil e fiscal;
- Relatório gerenciais e segurança;
A partir desses pilares, qualquer gestor farmacêutico é capaz de tomar a decisão certa. Tenha uma gestão eficiente e pare de perder dinheiro! A crise é para todos, mas o sucesso é só para alguns!
Cometários