fbpx

5 dicas para melhorar a gestão de farmácia

5 dicas para melhorar a gestão de farmácia

5 dicas para melhorar a gestão de farmácia

O foco do artigo de hoje é alvo de muita procura por parte dos empreendedores do setor farmacêutico. Ter uma gestão de farmácia refinada pode ser algo complexo, pois existem inúmeras variáveis que influenciam, como, controle do estoque, alta concorrência, flutuação e estreitamento do mercado, entre outras.

Mais negativo ainda é trilhar esse caminho sem ajuda ou conhecimento assertivo que poderia amenizar determinados processos. No entanto, o objetivo desse conteúdo é justamente ajudar a equilibrar o gerenciamento do seu negócio.

Fizemos questão de elencar 5 dicas essenciais para melhorar a gestão de farmácia. Não fique atrás da concorrência e para isso é só continuar a leitura!

Em busca da gestão de farmácia? 5 dicas que ajudam!

Dentre essas dicas iremos abarcar alguns aspectos que podem causar desequilíbrio em qualquer empreendimento e, acima de tudo, em uma farmácia, pois sabemos que esse setor sofre com constantes gargalos!

1 – Vamos começar pelo controle do estoque?

Em meio a tantas preocupações existe uma que se destaca, a de controlar efetivamente o estoque do negócio. Para a gestão de farmácia esse é, talvez, o maior gargalo e que influencia diretamente em outros setores, como o financeiro.

Sendo assim, podemos definir que esse gerenciamento deve ser feito em etapas como:

• Efetivar maior controle da entrada dos produtos e mercadorias;

• Controlar rigorosamente os vencimentos e lotes adquiridos;

• Estimular a periodicidade de checagens dos níveis de estoque;

• Fazer um balanço e destaque medicamentos e produtos com maior e menor saída.

Esse passo a passo é uma excelente forma de conhecer seu estoque a fundo. Isso irá garantir maior assertividade sobre a rotatividade das mercadorias, garantindo que não faltem recursos aos clientes.

2 – Amplie o foco nas questões financeiras da farmácia

De nada adianta desempenhar o melhor controle do estoque se a gestão não se atentar ao financeiro da empresa. Esse aspecto é imprescindível para assegurar a competitividade em meio aos concorrentes.

Funcionando como o coração do empreendimento, a gestão financeira deve ser planejada e executada de forma a garantir maior vitalidade e campo de atuação. Isso inclui, sempre disponibilizar os melhores produtos do mercado. Desse modo, aí vai um passo a passo importante:

• Elaborar o melhor planejamento estratégico baseado na realidade da farmácia;

• Fazer o acompanhamento de perto do fluxo de caixa;

• Alinhar tal gestão ao controle efetivo do estoque;

• Ampliar a segurança do caixa ao separar finanças pessoais das empresariais;

• Ter na ponta do lápis todos custos e despesas da farmácia.

3 – Definir com cautela os fornecedores da empresa

Quantas e quantas vezes nos encontramos precisando de um determinado remédio e quando vamos a farmácia não encontramos, correto? Esse gargalo pode ser ocasionado por diferentes adversidades, mas a mais comum é a negligência dos fornecedores.

Uma farmácia que se preza não pode correr o risco de ficar sem cruciais medicamentos por incompetência de terceiros. Afinal, o dano será causado à imagem da empresa e não necessariamente ao parceiro fornecedor.

Esse é um problema que grande parte dos empreendedores deixa de considerar, mas que dificulta bastante a gestão de farmácia.

4 – Implementar os parâmetros da automação comercial

Você está mesmo em busca de mudanças e maiores chances de crescimento, tanto profissional como empresarial? Então a melhor saída é automatizar os processos comerciais da sua farmácia.

Esse posicionamento é o mais implementado em grandes redes do varejo farmacêutico. Afinal, os benefícios alcançados superam qualquer margem de investimento, ao passo em que facilitam por completo a gestão da sua farmácia.

Poderíamos ficar horas enumerando as vantagens, mas vamos direto ao ponto ao falarmos sobre os 4 pilares da automação comercial para esse específico setor:

• Otimização constante dos processos: garante maior flexibilidade nas atividades e reduz consideravelmente a chance de erros;

• Integração total dos dados do negócio: as informações das diferentes ações são integradas e disponibilizadas em um ambiente único;

• Rapidez na efetivação das tarefas: melhora e agiliza o atendimento; oportuniza menos filas e disponibiliza as informações de imediato;

• Amplia a eficiência do controle de estoque: ao passo de um clique, o gestor determina a realidade do estoque, evitando a falta de produtos.

5 – Investir em uma solução para a gestão de farmácia inovadora

Além de todas as demandas apontadas ao longo do conteúdo, existem aquelas intrínsecas a todos os empreendimentos que prestam contas aos órgãos responsáveis. Em outras palavras, atender as exigências fiscais e contábeis pode ser uma dor de cabeça aos gestores e influencia negativamente na gestão do negócio.

Como última dica vamos direcioná-lo a uma tomada de decisão que deixou de ser opcional há tempos. Logo, é imprescindível investir em um software para a gestão de farmácia. Veja as principais funcionalidades do sistema ideal:

• Controle total de estoque;

• Controle financeiro diferenciado;

• Total Integração Contábil e Fiscal;

• Relatórios gerenciais e segurança.

Conseguiu compreender como tal sistema engloba praticamente todas as dicas que apresentamos? Isso quer dizer que o sistema é capaz de realizar a gestão de farmácia completa e, acima de tudo, é ideal para que o negócio cresça de forma exponencial.

Se ainda estiver com dúvidas, não deixe de acessar para entrar em contato com profissionais realmente capacitados a te ajudar!

Cometários