fbpx

5 motivos para investir em automação comercial para farmácia

5 motivos para investir em automação comercial para farmácia

5 motivos para investir em automação comercial para farmácia

Em face aos desafios do setor varejista farmacêutico atual é fundamental traçar estratégias e planejar os próximos passos com cautela. Grande parte dos empreendedores desse setor acredita não ser necessário implementar um recurso diferenciado, como a automação comercial para farmácia.

Contudo, os últimos anos impuseram novas diretrizes como a acirrada concorrência, retração constante do mercado e adversidades que atrapalham a boa gestão e, um bom exemplo disso é a imprescindibilidade de manter níveis de estoques saudáveis.

O primeiro passo para cogitar o investimento em uma solução de gerenciamento para farmácia é compreender como esse sistema é capaz de te ajudar e, para isso, separamos 5 motivos para investir em automação comercial para farmácia, acompanhe!

Por que investir em automação comercial para farmácia em 5 motivos

Antes de abordarmos qualquer motivo podemos adiantar que, automatizar os processos de vendas, cadastros, estoques, controles financeiros e seu pós-venda, angariam valiosas informações que ficam ao dispor da gestão e facilitam a tomada de decisão assertiva!

1 – Ganhe a dianteira da disputa com a concorrência

Considerando a quantidade de concorrentes no setor de varejo das farmácias é essencial contar com vantagens competitivas. Entretanto, como sabemos, isso pode não ser tão simples, principalmente quando um negócio deixa a automação de lado.

Todavia, quando uma farmácia alinha a automação ela alcança a redução de custos. Reduzir gastos e aumentar o capital propicia a diminuição nos preços dos remédios, bem como aos produtos relacionados.

A qualidade dos produtos, preços justos e agilidade no atendimento, garantem o retorno certo dos consumidores, correto? Nesse momento se faz relevante a automatização dos processos, pois possibilita ao negócio o investimento exato no aperfeiçoamento do atendimento ao cliente.

2 – Fiscalização de importantes métricas que apontam o desempenho

Indiferente ao porte da farmácia, existem aspectos que facilitam a gestão desse comércio. Um desses aspecto é precisamente o segundo motivo que apresentamos, ou seja, o acompanhamento e estudo das métricas de desempenho.

Por meio desta análise é possível ter em mãos um panorama geral das principais informações acerca da farmácia. Essa ação garante que a gestão do caixa, qualidade, preços e, acima de tudo, o estoque, sejam mais facilmente gerenciados.

Ao enxergar o desempenho de forma concreta a gestão se habilita a executar ações que previnem potenciais erros e em tempo hábil.

3 – Ampliação positiva da produtividade

Não há como negar que reduzir o tempo dos processos resulta em maior produtividade. O software responsável pela automação comercial para farmácia elimina a execução simultânea das tarefas, direcionando assim, maior foco às vendas e gestão aprimorada do financeiro.

Outro aspecto beneficiado é a eliminação do uso de planilhas manuais, as quais são passíveis de erros. Dessa forma, a gestão financeira, fiscalização de estoque e acompanhamento das vendas se tornam processos otimizados o que, certamente, garante maiores taxas de produtividade.

A tecnologia presente no sistema de automação comercial oportuniza etapas de produção mais eficazes, ágeis e capazes de serem replicadas automaticamente.

4 – Aperfeiçoa e promove um melhor atendimento ao cliente

Não importa se sua farmácia recebe 10 ou 100 pessoas por dia, é vital transmitir um atendimento de excelência. O atendimento diferenciado e personalizado aos consumidores é um dos pilares do modelo de mercado atual e por isso, demanda a sua atenção.

Quando a farmácia passa pelo processo de automatização, quase que de imediato isso é refletido aos clientes. Como? Se você já entrou em uma farmácia que tinha filas enormes para retirar produtos ou efetuar o pagamento, sabe do que estamos falando.

Uma vez que os funcionários dispõem de ferramentas que facilitam o trabalho e o tornam cada vez menos manual o ganho é dos consumidores. O reflexo é agilidade nos caixas, assertividade para encontrar o produto em estoque e vendedores mais preparados com a informação certa.

Quer estimular experiências de consumo diferenciadas? Comece pela automação comercial para farmácia.

5 – Acompanhe de perto as incumbências fiscais

Seja num supermercado, padaria, restaurante ou numa farmácia, todos têm algo em comum, a necessidade de atender as obrigações impostas pelas demandas tributárias e, acima de tudo, fiscais.

São inúmeros tributos obrigatórios e carga burocrática irreal, mas que todo fim de mês, estão na cola dos gestores. Quando não há um sistema eficiente a apuração, revisão e transmissão aos órgãos responsáveis, pode se tornar uma dor de cabeça sem fim.

Contudo, assim que a gestão tem ao seu lado o aliado certo, toda essa dificuldade desaparece. Isso porque, as obrigações contábeis e fiscais são criadas e enviadas sem que haja a interferência do gestor, ou seja, menores brechas para que uma informação seja esquecida.

Como você enxerga a automação comercial para farmácia agora? O que acha de reduzir seus custos, fomentar melhores práticas e processos, ao passo em que estimula o crescimento do seu negócio?

Cometários