fbpx

Como definir métricas de vendas para sua farmácia?

Como definir métricas de vendas para sua farmácia?

Como definir métricas de vendas para sua farmácia?

Você como empreendedor do setor farmacêutico, certamente entende a necessidade de ampliar as vendas. Em face à alta concorrência e constante margem reduzida de lucro é crucial compreender as métricas de vendas, a fim de maximizar o conhecimento acerca das demandas do seu estabelecimento.

O intuito de tal aprendizado permite que a gestão visualize ações que influenciam diretamente na quantidade de compras realizadas pelos clientes. Cada dia mais o número de farmácias aumenta e coloca os empreendimentos numa posição em que cada venda se torna ainda mais importante.

Veja o que são métricas de vendas e entenda a importância para o cenário do mercado atual. Saiba como diferenciar a sua farmácia apenas com a simples análise de indicadores precisos, confira!

Qual a relevância das métricas de vendas para a farmácia

As métricas de vendas são conhecidas também como indicadores. A análise destes indicadores resulta na compreensão dos aspectos que formam as vendas de um empreendimento. Por isso é tão importante que uma farmácia estimule a análise das métricas.

Baseando os resultados no planejamento estratégico inicial é possível determinar o nível de sucesso das ações implementadas. Logo, a gestão consegue designar mudanças, a fim de ampliar o número de clientes efetuando compras.

Via de regra, as métricas estão associadas à cultura organizacional do negócio, pois surgem no momento em que os valores, visionamento e missão, são definidos. Desse modo, se certificar de que a análise seja efetuada pode ampliar as chances de que a cultura seja promovida de forma positiva.

Conheça as 4 principais métricas a serem fiscalizadas

Existem inúmeras métricas de vendas distintas, mas cada farmácia possui necessidades diferentes. Seja no aumento da lucratividade ou no acompanhamento assertivo do estoque, é fundamental aplicar a fiscalização às métricas certas ao perfil da sua empresa.

Contudo, separamos aqui as 4 principais mais utilizadas que asseguram melhorias contínuas, confira!

1 – Quantidade de consumidores atendidos

Mensurar o número de clientes é a forma mais básica de visualizar o alcance das campanhas de atração. Quando a farmácia ou drogaria utiliza um sistema automatizado de gestão fica mais fácil compreender os resultados.

Seu negócio utiliza as redes sociais como plataforma para as campanhas de marketing? Essa estratégia otimiza ainda mais a leitura dos números e possibilita que a gestão cruze as informações, a fim de definir o impacto das campanhas e, assim, realizar as alterações necessárias.

2 – Verifique o ticket médio de cada venda

Uma das métricas de vendas que mais causa confusão é o ticket médio. De forma simples, o ticket médio representa o montante em dinheiro que cada venda traz ao estabelecimento.

Colocar essa métrica em prática assegura que a gestão enxergue o que cada cliente gasta. Além disso, reforça uma afirmação bastante prática: em nada resolve a saúde financeira da farmácia ter grandes números de clientes ao longo do dia, semana e mês, se cada um deles efetua compras de valor baixo.

Portanto, aumentar o ticket médio se baseia na criação de estratégias com a finalidade de impactar as vendas. Um bom exemplo desse tipo de estratégia é a disposição de produtos de conveniência próximos ao caixa da farmácia.

Outro ponto que amplia o ticket médio é o fornecimento de serviços diversos como: recebimento de contas; vendas de créditos para celulares; saques.

3 – Implemente a análise do CAC (custo de aquisição por cliente)

O custo de aquisição por cliente consiste em analisar o investimento que uma empresa faz para alcançar potenciais clientes. Um exemplo prático são as campanhas de marketing em rede social, pois a publicação pode ser impulsionada, gerando um custo à campanha.

O cálculo do CAC deve ser feito da seguinte maneira: some todos os custos relacionados às vendas e campanhas de marketing. Agora, divida esse montante pelo número de novos clientes alcançados ao longo do período em questão.

O resultado é o valor exato do quanto você gasta para que um cliente compre de você. Logo, fica mais fácil apontar a eficiência de uma campanha, ou seja, se o dinheiro investido está surtindo o efeito esperado.

4 – Qual é a sua taxa de conversão atual?

A taxa de conversão é uma das métricas de vendas mais importantes. Isso porque, ela define a produtividade de cada atendente e vendedor nos balcões da sua farmácia.

Determinando o número de clientes que frequentam o estabelecimento num período específico de tempo, viabiliza apontar a quantidade de vendas realizadas por cada colaborador.

Essa métrica garante maior competitividade entre seus profissionais e proporciona à gestão tomar decisões cabíveis em cada contexto. Além do mais, possibilita o aperfeiçoamento do atendimento da sua farmácia o que resulta em mais vendas.

Você sabia que existe uma maneira mais simples de acompanhar todas essas métricas de vendas?

Por meio da implementação de um sistema de gestão desenvolvido especificamente para farmácia, o gestor farmacêutico ganha uma ferramenta primordial para acompanhar os principais aspectos e, sobretudo, a capacidade de tomar a decisão certa. Acesse e saiba mais sobre como um sistema é o que faltava para o seu negócio!

Cometários