fbpx

Entenda como a tomada de decisão precisa ser feita a partir de dados

Entenda como a tomada de decisão precisa ser feita a partir de dados

Entenda como a tomada de decisão precisa ser feita a partir de dados

O processo de tomada de decisão inteligente, requer uma análise de dados sólidos, relevantes e confiáveis, fornecidos por meio de ferramentas e sistemas de tecnologia da informação.

Empresas são influenciadas por fatores internos e externos e o seu crescimento e desenvolvimento depende da disponibilidade de informações de qualidade sobre o mercado, clientes, finançasestoque ,entre outros fatores.

O atual cenário do mundo corporativo não permite mais que o processo decisório seja baseado na própria intuição dos empresários. Isso porque as informações coletadas precisam ser transformadas em decisões e ações estratégicas para atrair e reter clientes, melhorar os resultados e aumentar os lucros.

Confira agora como otimizar o processo de tomada de decisão a partir dos dados gerados pela sua empresa!

A importância de uma boa base de dados para tomada de decisão

A informação tornou-se uma moeda de valor imensurável e, por isso, os empresários precisam reconhecê-la como um importante ativo para a empresa.

E sendo um bem extremamente valioso, os dados devem receber um tratamento cercado de cuidados para que toda tomada de decisão seja realizada com consciência e confiabilidade.

Decisões tomadas de maneira equivocada podem comprometer todos os resultados da organização e, inclusive, colocá-la em grande risco financeiro, até mesmo de falência.

Para se obter uma boa estrutura de dados, é necessário investir em softwares que contemplem soluções de:

  • gestão integrada;
  • normas de comunicação;
  • big data (refere-se a um grande conjunto de dados armazenados que interferem no dia a dia das organizações);
  • e outras ferramentas que podem facilitar o mapeamento e análise de informações.

Definição de objetivos

Para não se perder diante de uma grande quantidade de dados é necessário antes traçar quais são os seus objetivos estratégicos, evitando a análise de informações irrelevantes, pois isso pode ocasionar grande perda de tempo.

Você deve saber exatamente o que pretende extrair a partir de um determinado conjunto de informações, para que sejam levantados somente dados úteis e condizentes com os seus propósitos.

Uma tomada de decisão eficiente deve envolver um estudo minucioso, porém ágil e objetivo. Ela não pode simplesmente acontecer baseada na subjetividade, pois envolve os resultados da organização.

Mapeamento dos dados mais relevantes

A partir de objetivos bem definidos é hora de fazer um mapeamento dos dados. Ou seja, fazer a limpeza e organização para encontrar dentro de um grande número de informações, as que de fato podem ser pertinentes ao processo.

Essa busca, os custos e os níveis de estresse são consideravelmente reduzidos quando a empresa consegue coletar e medir os dados possíveis de maneira estratégica.

Além disso, como cada fonte trabalha os dados de forma diferente é necessário gerar visualização, por exemplo, por meio de gráficos que facilitam a interpretação.

É evidente que quanto maior for a quantidade de dados e a variedade de fontes e formatos, a tarefa se torna extremamente complexa. Contudo, o sucesso nessa atividade é vital para a gestão de qualquer negócio.

Informações transformadas em ações estratégicas

Após realizar um mapeamento eficiente de todos os dados, identificando aqueles que são melhores e realmente podem impactar positivamente a tomada de decisão, é o momento de tornar essas informações obtidas em ações concretas.

Quando os dados são capazes de proporcionar uma análise precisa das variáveis, identificação das melhores oportunidades e escolhas, assim como o planejamento de como colocá-los em prática, existe muito mais segurança no processo decisório.

Portanto, diante de informações seguras e confiáveis que possam atestar a sua argumentação, não permeie e não tenha medo de tomar as decisões necessárias.

Desenvolvimento de habilidades de análises

A interpretação de dados não é uma tarefa simples, e é nesse ponto que muitos empreendedores vacilam.

É preciso ser aberto a novos conhecimentos e buscar desenvolver habilidades para analisar dados da forma mais precisa possível. Assim, sua decisão será mais eficiente.

Existem muitas habilidades que um tomador de decisão deve desenvolver, contudo, abaixo listamos algumas delas, tais como:

  • visão macro e micro;
  • capacidade de ouvir;
  • capacidade de interpretação;
  • análise critica;
  • análise analítica;
  • imparcialidade;
  • pragmatismo;
  • entre outras.

Se, contudo, você não tiver tempo ou não conseguir analisar as informações adequadamente, vale delegar essa tarefa analítica a algum profissional especializado e experiente em análise e interpretação de dados.

Histórico de análises de dados

Todo levantamento e análise de dados devem ser armazenados para futuras consultas. Manter um histórico é muito importante para nortear os próximos passos da companhia.

Ele servirá para auxiliar em possíveis correções, onde poderá analisar o que deu certo e o que deu errado. Quais dados foram úteis e quais foram usados de maneira equivocada para a tomada de decisão.

Esse histórico também será útil para situações de auditorias em que será preciso provar o embasamento das decisões tomadas.

Software de gestão

Cada vez mais as empresas produzem uma quantidade maior de dados. O uso da tecnologia tem aperfeiçoado a maneira de como as organizações coletam e processam as informações fundamentais.

Dessa forma, para garantir uma análise de dados eficiente o ideal é investir em um software de gestão. Esse software será capaz de coletá-los, armazená-los e compilá-los de forma inteligente. Essa ferramenta é indispensável para atender às expectativas de melhoria e otimização de qualquer negócio.

Atualmente, existem no mercado, sistemas de gestão integrada que permitem às empresas acompanhar seus processos internos com maior precisão. Além do seu desempenho e dos seus processos externos, tais como público-alvo e mercado.

Em geral possuem plataformas interativas e dinâmicas que visam contribuir para automatizar a coleta e o processamento de dados. Assim, extraindo a melhor informação aos gestores e tomadores de decisão.

Como você pôde perceber, a tomada de decisão baseada em dados tem muito mais chances de atingir os resultados esperados.

E então, gostou do conteúdo apresentado nesse artigo? Você já utiliza os dados gerados pela sua empresa para fundamentar as suas tomadas de decisões? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com a gente suas experiências ou dúvidas, caso tenha alguma!

Cometários