fbpx

Você sabe por que fazer divisão de centro de custo na empresa?

Você sabe por que fazer divisão de centro de custo na empresa?

Você sabe por que fazer divisão de centro de custo na empresa?

Centro de custo é uma ferramenta prática extremamente importante para a gestão de toda empresa, por meio da qual é possível aumentar a sua rentabilidade. Consiste na separação interna dos departamentos e atividades para ratear as despesas e receitas e definir o ônus gerado por cada um deles.

O conjunto do centro de custo reflete a estrutura total de uma organização e tem por objetivo medir o desempenho de cada setor de maneira independente, permitindo a otimização das tomadas de decisões quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos.

Confira agora quais os benefícios da divisão de centro de custo para a gestão financeira da sua empresa e como essa ferramenta pode fazer uma grande diferença no sucesso do seu negócio!

Organização financeira

Toda empresa necessita de organização e eficiência na gestão financeira, pois só assim é possível uma visão sistêmica sobre os gastos e onde efetuar cortes, caso necessário.

Nesse sentido, a divisão de centro de custo auxilia na identificação de quais são os gastos produtivos e os não produtivos, ou seja, onde e como o dinheiro do negócio está sendo despendido.

Os centros de custos produtivos são aqueles ligados, diretamente, à produção e comercialização dos produtos ou serviços da empresa.

Os centros de custos improdutivos, são aqueles que não influenciam diretamente na produção e na comercialização de produtos e serviços. Mesmo assim eles são fundamentais para o funcionamento da companhia, por exemplo, departamento administrativo.

Definição eficiente de metas

A partir dessa organização financeira, a empresa passa a ter uma visão muito mais ampla do seu negócio. O que ajuda a obter informações de cada departamento e estabelecer metas para se tornar mais produtivo e lucrativo.

Além disso, quando a empresa vai mal, essa estratégia ajuda identificar qual setor está gerando o problema.

Com essa identificação, é possível criar ações para alinhar eventuais desvios de rota, colocando a empresa novamente no caminho certo. Por exemplo, formas de reduzir custos, modificar, alterar o número de profissionais trabalhando em função de um único projeto.

Facilidade na análise de custos

É muito difícil analisar a saúde financeira da empresa quando os relatórios financeiros trazem informações de forma global. Assim não é possível identificar o que está indo bem e o que precisa ser ajustado.

Ao contrário, quando a empresa fragmenta os seus gastos por departamentos, atividades ou unidades de negócio, adotando o centro de custo, os relatórios financeiros se tornam mais refinados e precisos, ficando muito mais fácil analisar o que vai bem ou o que vai mal.

Responsabilidade compartilhada para o sucesso do negócio

Ao ter conhecimento sobre as informações de seu departamento e como ele contribui com a gestão financeira da empresa, gestores e colaboradores, tornam-se mais responsáveis e passam a contribuir melhor para o sucesso do negócio.

Cada área de maneira independente pode elaborar estratégias que promovam um controle mais efetivo das despesas e implementar ideias eficientes.

Dessa forma, a responsabilidade é compartilhada entre todos, permitindo que mais pessoas colaborem com o processo decisório. Isso reduz, consideravelmente, as falhas no controle das despesas e na constante busca por novas fontes de receita.

Isso é possível, pois apenas quem executa operacionalmente a rotina diária do setor consegue identificar o que é supérfluo e o que é de fundamental importância para o desempenho das funções e visualizar as possibilidades de melhorias.

Facilidade para a tomada de decisões

Uma gestão de custos feita com exatidão não deixa margem de erros para a tomada de decisões. Exatidão no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável do negócio, bem como outros aspectos imprescindíveis para determinação do lucro da empresa.

Ela ajuda entender, em detalhes, quais são as áreas que melhor contribui com os resultados e trazem as maiores receitas.

Na prática, quando o rateio é bem empregado possibilita aos gestores fazer planejamentos com novas estratégias. Também é possível basear orçamentos, reduzir custos, eliminar desperdícios, realizar investimentos lucrativos, obter qualidade e sustentabilidade para a empresa entre outras ações.

Otimização do processo produtivo

Ela ajuda compreender melhor como todas as atividades são realizadas dentro de uma empresa, permitindo a otimização do processo produtivo.

Para cada uma são destinados os diferentes gastos referentes à mão de obra, energia elétrica, água, telefone e etc. Da mesma forma, como são determinados para cada uma delas o responsável e a capacidade produtiva — em homem-hora ou em horas-máquina.

Isto é, torna-se mais fácil medir o seu desempenho e suas necessidades. Seja na contratação de colaboradores, na realização de cursos de aperfeiçoamento e capacitação ou a aquisição de equipamentos.

Obtenção de informações estratégicas

Outro grande benefício de se adotar essa ferramenta é a autonomia que algumas áreas podem ganhar. Isso pode contribuir com os resultados esperados, a partir da geração de informações estratégicas.

Muitas organizações possuem dados confidenciais, que não podem ser compartilhados com todos. Entretanto, dados específicos referentes a um determinado setor podem favorecer significativamente a tomada de decisões.

Muitas vezes, gestores e empreendedores querem realizar a gestão de custos de forma desestruturada e inconsistente. Eles realizam cortes de despesas que em curto prazo podem até gerar um resultado quantitativo. Porém, em médio prazo, essas ações executadas sem critérios podem colocar em risco a continuidade das empresas.

Assim sendo, a adoção da divisão de centro de custo é um método eficiente para agrupar despesas e receitas. Ela permite realizar uma análise exata de partes do negócio e um gerenciamento estratégico dos custos.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre controle e redução de custos? Então aproveite e confira agora mesmo nosso post sobre como a tecnologia pode reduzir os custos da sua empresa!

Cometários