fbpx

Veja 6 desafios para transformar uma loja de 1,99 em sucesso

Veja 6 desafios para transformar uma loja de 1,99 em sucesso

Veja 6 desafios para transformar uma loja de 1,99 em sucesso

Sendo um negócio que começou há vários anos, as lojas de 1,99 chegaram a marcar presença em uma boa parte das capitais e grandes cidades do país. O sucesso de alguns empreendedores acabou repercutindo e atraindo a atenção de muitos novatos no ramo.

Embora esse seja um negócio com giro aparentemente fácil de mercadorias e, por isso, de retorno razoavelmente rápido do investimento, administrar um estabelecimento do tipo não é algo tão fácil assim. O gestor tem que ser bem organizado, ter uma metodologia de trabalho estruturada e saber negociar.

Sobre esse tipo de modelo de negócio, listamos algumas das principais dificuldades enfrentadas e como se deve fazer para conseguir resultados de verdade. Confira a seguir!

1. Definir um mix de produtos adequados

É extremamente importante que se defina um bom mix de produtos a serem colocados à venda. Além do apelo por questões de preço das mercadorias, toda loja de 1,99 é muito bem conhecida pela variedade de itens que podem ser encontrados. Passamos desde opções de decoração, a utilidades domésticas, brinquedos e até materiais escolares.

O problema é que definir exatamente o que se deve comprar não é algo fácil e fazer pedidos que não têm uma saída rápida são um risco grande para a empresa.

O melhor a fazer é estar sempre acompanhando tendências e novidades do mercado. Ouvir clientes também é fundamental. Assim como no caso da moda, o varejista tem que ficar sempre atualizado.

2. Fazer bons acordos com os fornecedores

A lucratividade é fortemente afetada pela forma como um empreendedor faz compras junto aos seus fornecedores. Buscando melhorar os resultados da empresa, deve-se sempre tentar conseguir descontos e promoções.

A melhor forma de colher esses benefícios é fazendo uma boa gestão de fornecedores. Apesar de ser algo comum, muitos donos de negócio não sabem como administrar suas parcerias comerciais. A dica é estar sempre avaliando prazos de entrega, qualidade, índice de quebras, produtos danificados e, naturalmente, como andam os preços frente à concorrência.

Quem fica acomodado e deixa de pesquisar o mercado acaba fazendo negociações menos vantajosas.

3. Conseguir importar com economia

Aproveitando ainda a questão dos fornecedores, vários dos artigos de uma loja de 1,99 são produtos importados que, mesmo trazidos de fora, ainda têm a capacidade de brigar com os preços de itens nacionais.

A importação é muito favorecida em casos de compras de volumes maiores. Os descontos são progressivos e realmente convincentes quando se aumenta a quantidade demandada. Nesse momento, o que o gestor precisa fazer é avaliar a relação de custo e benefício frente ao volume que se consegue comprar e, principalmente, o volume de vendas que se consegue fazer.

Em caso de trazer encomendas maiores, veja se é possível utilizar espaços vazios das cargas para transportar itens menores. Outra dica é pedir apoio especializado: como há vários detalhes que podem ser mais complicados, contar com quem entende bem do assunto acaba sendo mais econômico e rápido.

4. Promover um bom giro de estoque

Uma vez tendo a loja bem abastecida, é hora de se preocupar com as vendas. Sobre esse desafio, são três as preocupações que empreendedor deve ter.

A primeira delas é garantir uma boa divulgação da loja e dos produtos que podem ser encontrados nela. Depender somente de clientes passantes é algo arriscado.

O segundo aspecto está relacionado ao giro das mercadorias. Fazendo uma boa composição de estoque, o volume de vendas e a rentabilidade de cada item vão ajudar bem nas contas da empresa.

Por último, vale muito ressaltar que em um modelo de negócio de loja de 1,99, remarcar preços é uma rotina que deve ser encarada com estratégia. Produtos que ficam muito tempo parados corroem o investimento e ocupam espaço. É melhor vendê-los por preços mínimos a ter que amargar o prejuízo.

5. Não perder de vista as contas da empresa

Mais uma coisa que não podemos nunca deixar de lado são as contas da empresa.

Tendo uma rotatividade considerável, um volume de itens também bastante amplo e clientes entrando e saindo o tempo todo, não há como gerenciar uma loja dessas sem um bom sistema de gestão.

Escolha uma solução que tenha funções de gestão de produtos e estoque, caixa, contas a pagar e a receber, controles de cheques etc. Quanto mais fácil for acompanhar as atividades do negócio de forma automatizada, melhor.

Lembre-se também que pode ser bem interessante você buscar uma solução de segurança com câmeras de monitoramento.

6. Aumentar a margem de lucro

Falamos acima sobre a importância da gestão de estoque e também da boa negociação junto aos seus fornecedores para que possa haver um aumento na sua margem de lucro. Embora realmente tomar essas precauções seja algo importante a fazer, existem mais duas atitudes que vão garantir resultados favoráveis.

Pode parecer um pouco de preciosismo para alguns, mas manter a loja arrumada ajuda também no resultado apurado a cada mês. Isso porque um local que não está sempre bem organizado acaba fazendo com que alguns itens se percam e fiquem indisponíveis para que os clientes possam levá-los para casa. Isso sem falar na péssima impressão que o estabelecimento acaba passando, o que pode afugentar compradores.

A outra providência a ser tomada é buscar comprar itens de marcas não muito famosas. Normalmente eles têm uma margem de lucro bem maior.

Seguindo todas essas dicas, a sua loja de 1,99 terá muito mais chances de lucrar, atender bem os clientes e manter o giro de estoque em um patamar seguro para a sua sobrevivência.

Para te ajudar a lembrar de tudo, abaixo segue uma lista bem objetiva do que você deve fazer:

  • acompanhar tendências de mercado e sondar necessidades dos clientes para ter um bom mix de produtos;
  • fazer constantemente a gestão de fornecedores;
  • ver se vale a pena importar pedidos maiores;
  • considerar contratar especialistas para ajudar nas importações;
  • divulgar a loja e os produtos;
  • montar um estoque com estratégia;
  • quando necessário, não hesitar em remarcar os preços;
  • ter um bom sistema de gestão;
  • manter a loja organizada;
  • comprar produtos com boas margens de lucro.

Como você faz para garantir sucesso e resultados duradouros em sua loja de 1,99? Tem alguma dúvida ou dificuldade? Queremos ouvir o que você tem a dizer. Deixe seu comentário!

Cometários