fbpx

Aprenda como construir o público-alvo ideal para o seu negócio

Aprenda como construir o público-alvo ideal para o seu negócio

Aprenda como construir o público-alvo ideal para o seu negócio

Para saber como conseguir aumentar as vendas, é fundamental conhecer o cliente que passa pela porta, certo? Mas você realmente sabe quem são e qual é o perfil dos seus clientes ideais? Se você ainda tem dúvidas sobre o tema e não sabe como construir o público-alvo, talvez seja melhor ler este post até o final.

Ao longo do texto, buscamos encontrar formas de entender melhor quem são essas pessoas, o que elas buscam no seu estabelecimento e quais as melhores práticas para aumentar o faturamento trabalhando o negócio de uma forma mais eficaz. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Quem é o público-alvo?

Com o passar do tempo e com a facilidade do acesso à informação, os consumidores foram ficando cada vez mais exigentes. No cenário atual, uma empresa só consegue sobreviver no mercado se ela aprender a oferecer soluções cada vez mais personalizadas e inovadoras.

Isso quer dizer que não adianta só ter bons produtos para vender. É necessário ter itens que sejam exatamente o que o cliente quer e do jeito que ele quer.

Antigamente, o conceito de público-alvo era muito mais amplo. Bastava ter uma noção de algumas informações que já era o suficiente. O que se buscava saber era a classe social (A, B, C ou D), o gênero (masculino ou feminino) e a faixa etária.

Hoje, sabemos que a história é outra. Quando vamos investigar o nosso cliente temos que falar em persona — um conceito mais moderno e bem mais aprofundado do consumidor.

Para conhecer a nossa persona, temos que saber mais detalhes sobre os clientes. Além da faixa etária, classe social e gênero, precisamos entender o que o consumidor gosta, o que ele faz durante o tempo livre, quais são suas dificuldades e também os seus desejos e sonhos.

A partir dessas informações criamos um cliente fictício que servirá como referência para todas as ações de marketing e vendas. É comum até dar um nome para tornar tudo ainda mais realista.

Como construir o público-alvo?

Para conseguir fazer com que o seu negócio esteja mirando exatamente no seu público-alvo, é necessário conseguir identificá-lo com precisão. Nesse processo, algumas dicas podem ajudar. Conheça algumas delas adiante.

Converse com seus clientes

A atitude mais simples e mais barata que você pode adotar para construir o público-alvo do seu negócio é interagir com seus clientes. Converse com eles e preste atenção ao que eles têm a dizer. Essa interação pode ser feita de forma presencial ou até mesmo pelas redes sociais.

Faça pesquisas de opinião

Sem ficar criando questionários muito longos e demorados, pense em elaborar algumas pesquisas mais objetivas e simples para conhecer melhor a clientela. Esses dados podem ajudar a fazer campanhas e promoções direcionadas à datas comemorativas, por exemplo.

Escute o seu pessoal

Provavelmente, sua equipe é quem mais interage com os clientes diariamente. Sendo assim, vale a pena ouvir o que eles têm a dizer a respeito do público. Veja se os comentários de quem está no caixa são os mesmos dos atendentes, por exemplo. Confira também se há diferentes percepções em caso de turnos de trabalho com horários distintos.

Fique de olho no mercado

Além de captar as informações que estão próximas, preste atenção ao que anda acontecendo no mercado. Busque seguir as redes sociais dos seus clientes para saber sobre tendências e não se esqueça de comparar o seu público com o do seu concorrente. Preste atenção se há pontos em comum e quais as diferenças.

Assim que você conseguir construir o público-alvo da sua empresa, vai ficar muito mais fácil trabalhar a sua comunicação e definir estratégias que favoreçam as vendas.

Se quiser saber de mais dicas de como cuidar do seu negócio e aumentar seus resultados, assine a nossa newsletter. Temos sempre conteúdo novo e atualizado para você!

Cometários