fbpx

Saiba como estruturar um relatório de indicadores financeiros

Saiba como estruturar um relatório de indicadores financeiros

Saiba como estruturar um relatório de indicadores financeiros

Administrar um negócio não é somente cuidar para que todas as atividades cotidianas sejam feitas. Manter um bom atendimento aos clientes, negociar com fornecedores e garantir que o estabelecimento esteja bem organizado são tarefas que fazem parte do cotidiano do gestor, mas é preciso que ele também esteja atento aos números da empresa.

Ter um relatório de indicadores financeiros é fundamental para que o dono do negócio consiga controlar os aspectos mais estratégicos de um empreendimento. Sabendo identificar os números e interpretá-los, fica muito mais fácil tomar as decisões adequadas em todas as situações.

Para que você possa entender um pouco mais sobre esse assunto, preparamos um resumo bem objetivo e prático. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

Conheça os principais indicadores e entenda como analisá-los

Existe uma série de tipos de indicadores para a administração de empresas. Dependendo do negócio, alguns podem ser mais ou menos relevantes. Ainda assim, alguns deles são mais comuns e podem ser utilizados na gestão de várias empreitadas diferentes: desde uma padaria ou restaurante até um serviço de delivery ou loja de roupas.

Margem operacional

Deixando de fora somente o Imposto de Renda, esse indicador mostra percentualmente quanto cada real de venda virou em termos de resultado positivo dentro da empresa. Quanto maior esse percentual, melhor é a performance do seu negócio.

É bom lembrar que ele pode ser calculado também para cada produto ou serviço que você oferece. Assim, fica fácil saber o que anda trazendo mais retorno.

Ticket médio

Quem compra com você deixa uma quantia no seu caixa. O ticket médio considera todas as vendas da sua empresa e divide pelo número de clientes.

Com esse cálculo, é possível saber, de uma maneira geral, quanto que se vende em média. Essa conta pode ajudar a calcular outras coisas, como a relevância de oferecer brindes para os consumidores e também os custos de vendas.

Ponto de equilíbrio

Usando informações do faturamento, das vendas e dos custos, o ponto de equilíbrio mostra quanto é preciso vender para ficar no “zero a zero”.

Isso significa dizer que esse volume de faturamento (ou quantidade de vendas) precisa ser atingido para que, pelo menos, não se tenha prejuízo.

Custos fixos e custos variáveis

Não adianta nada aumentar a quantidade de notas fiscais tiradas no final do mês se os seus custos estiverem fora do controle. Em alguns casos, vender mais pode até significar maiores prejuízos.

Avalie constantemente seus custos fixos e veja se eles estão dentro de um patamar que faça sentido. Faça a mesma coisa com os seus custos variáveis.

Crie um bom relatório de indicadores financeiros

Considerando as principais referências para o seu negócio, monte um bom relatório de controle. Tome cuidado para não colocar informações demais que vão acabar causando confusão, mas também não deixe de fora o que for mais importante.

Um bom relatório de indicadores financeiros é aquele que é fácil e rápido de ser lido. Nessa hora, gráficos ajudam bastante. Eles são muito mais intuitivos do que um monte de tabelas e números soltos.

Evite cometer erros ao interpretar seus dados

Pra finalizar, vamos ver algumas dicas rápidas para não errar na hora de interpretar seus relatórios financeiros. Confira!

Não analise dias corridos, mas sim dias úteis

Como podem variar o número de dias úteis no mês, algumas contas podem ficar distorcidas.

Compare períodos levando em conta a sazonalidade

Provavelmente seu estoque vai ter variações durante o ano em função de férias, datas comemorativas e coisas do tipo. Por isso, cuidado ao olhar somente a variação de um mês para o outro.

Perceba que valores médios podem ter uma grande amplitude

A média é um valor de referência, mas ela pode esconder uma grande variação por trás dos números. Fique atento.

Avalie constantemente seus números

Não deixe para olhar seus relatórios somente no final do mês. Até lá, muita coisa já pode ter acontecido.

Se você já tem um relatório de indicadores financeiros ou tem dúvidas sobre como implementar um, deixe seu comentário abaixo. Queremos saber como você anda cuidando dos seus números. Vamos lá!

Cometários