fbpx

6 passos para abrir uma loja de materiais elétricos

6 passos para abrir uma loja de materiais elétricos

6 passos para abrir uma loja de materiais elétricos

Começar uma empresa, em qualquer ramo, não é uma atividade simples. Por isso, quando falamos sobre abrir uma loja de materiais elétricos, não poderia ser diferente.

Há muitos aspectos do negócio aos quais é importante estar atento, tais como onde abrir a loja e que licenças são necessárias. Muitas possibilidades para se preocupar e isso pode gerar uma sensação de confusão.

Contudo, se o empreender souber onde olhar e direcionar sua atenção, essa tarefa pode ser facilitada. Para ajudar nesse processo, preparamos 6 passos fundamentais para abrir uma loja de materiais elétricos!

Localização

A decisão de onde ficará a loja é uma das mais importantes. Tem impacto direto no sucesso do empreendimento, já que muitos dos clientes da loja serão moradores não muito distantes do local.

Pensando nos clientes, é importante considerar a população das áreas próximas. Bairros residenciais, com alta densidade populacional, que tenham bastante movimentação e um local bem sinalizado, com estacionamento são características favoráveis ao sucesso.

Uma possibilidade interessante também é a de novos bairros na cidade. Caso existam lotes grandes disponíveis e ainda não exista concorrência no local, existe uma oportunidade legal a ser explorada.

Também é importante verificar se o imóvel é liberado para utilização comercial de acordo com a lei de zoneamento do município e a facilidade de caminhões deixarem estoque no local.

Estrutura

A estrutura da loja de materiais elétricos deve considerar a função dos diferentes ambientes, que incluem:

Área de Vendas

Importante considerar como os produtos serão expostos, itens como prateleiras e sinalização de preço são fundamentais. Os clientes devem conseguir circular pelo ambiente e encontrar itens com facilidade.

Caixa

Máquinas de pagamento, computadores e estrutura para que o funcionário fique confortável são necessários para que o caixa da loja funcione devidamente.

Área de depósito

Prateleiras e estantes de aço são itens importantes para o local de armazenamento dos estoques. Uma estrutura de organização que facilite encontrar os produtos e verificar o estoque também é importante.

Pessoal

A quantidade de funcionários depende do tamanho da loja e da proximidade do dono na rotina diária. Caso seja uma loja pequena, é possível que apenas um funcionário já seja ajuda o suficiente.

Caso seja uma loja de maior porte, deve-se considerar as diferentes funções possíveis, tais como: caixa, vendas e administração.

Estoque

A decisão de estoque é relevante pois pode afetar o capital utilizado para fazer o negócio funcionar. O ideal é que o cliente entre na loja e encontre o produto que quer, contudo, um estoque exagerado não é bom.

Estoque mínimo dos produtos é o que o empreendedor deve buscar. Um jeito de fazer uma estimativa inicial é fazer uma visita aos concorrentes e ver como que eles agem nesse sentido.

Com o passar do tempo será possível fazer ajustes baseados em informações que os clientes passam e análise da demanda na loja.

Investimento inicial

O investimento inicial depende em função dos itens que foram abordados anteriormente. É importante saber se o local escolhido será alugado ou comprado, o tamanho da loja e a quantidade de estoque.

Deve-se considerar salários, móveis, despesas de manutenção, energia elétrica e água. Com todos esses fatores, é possível estimar quanto deve ser reservado para começar o empreendimento.

Exigências legais

Além de verificar a possibilidade de utilizar o local com propósito comercial, de acordo com a Lei de Zoneamento da Prefeitura Municipal, há a questão de vistorias de normas de segurança e licença ambiental, que devem ser estabelecida com o corpo de bombeiros e órgão municipal, respectivamente.

Após passar por todos esses 6 passos, a tarefa de abrir a loja de materiais elétricos ficará mais fácil. O que você achou das nossas sugestões? Te ajudaram?

Para ler e receber notificações sobre mais artigos tão úteis quanto esse, nos siga em nossas redes sociais!

Cometários