Abrir uma empresa é o sonho de muita gente. E não são raros os empreendedores que se arriscam nesse caminho. O problema é que um volume enorme de iniciativas acaba não dando os resultados esperados.
Acontece que muitos novatos animam-se com as possibilidades, porém se esquecem de adquirir uma boa bagagem de conhecimentos a respeito da administração de negócios antes de começar o próprio. Apesar disso, algumas das falhas mais comuns são fáceis de ser identificadas!
Então, para que você conheça um pouco melhor sobre os 5 principais erros ao começar um negócio, e procure evitá-los, apresentamos mais detalhes a seguir. Continue a leitura e confira!
1. Não fazer o cálculo de viabilidade do negócio
O empreendedor que não tira um tempo para fazer o seu planejamento já começa o negócio de forma errada. Estudar o cenário, montar um plano de negócios e fazer as contas para avaliar se a ideia é viável de verdade é uma das primeiras atividades a serem feitas. Todo o resto vai depender do resultado desse estudo inicial.
2. Não conhecer bem o cliente
Outro problema muito sério, logo no início de qualquer empreitada, é o desconhecimento do cliente. Por ser a principal fonte de recursos para a empresa, o público a ser atendido deve ser muito bem analisado. Assim, é com base nesse entendimento que o negócio será moldado.
Começar a empresa sem saber como pensa, e que tipos de necessidades e desejos o cliente possui, é algo muito arriscado e que normalmente não termina bem para o empreendedor.
3. Não pesquisar o mercado fornecedor
Um ponto importante de qualquer empreendimento é a sua rede de fornecedores. Quanto mais opções, melhor. Assim se garante que não faltará matéria-prima e que as margens de negociação sejam boas. Por serem alguns dos principais parceiros da empresa, os fornecedores devem ser estudados com antecedência para que você não fique na mão depois que o negócio estiver funcionando.
4. Não ter um produto ou serviço com um bom diferencial
Atualmente é possível encontrar ofertas de vários tipos de produtos e serviços em quase qualquer lugar. Para ter mais chances de sucesso, é imprescindível que o empreendedor seja criativo e busque agregar valor ao que é oferecido para os clientes. Começar um negócio não tendo nenhum diferencial é algo muito arriscado e, portanto, deve ser evitado ao máximo.
5. Não saber controlar o financeiro
Ainda que alguns donos não saibam muito bem como controlar as contas das suas empresas, o problema é muito mais sério quando o negócio está no começo. Isso porque, logo no início, cada conta feita errada afeta muito os rendimentos. Assim sendo, é fortemente recomendado ter um sistema de gestão eficiente para ajudá-lo nesse sentido.
Ter uma empresa é uma boa forma de conquistar a independência financeira, mas é preciso fazer tudo com muita cautela e disciplina. Ao começar um negócio, tome os cuidados necessários para garantir que suas chances de resultados positivos sejam reais.
Se você já cometeu alguns desses erros, se conhece outros que também atrapalham os empreendedores de primeira viagem ou se pode dar dicas do que se deve fazer para garantir o sucesso do negócio, deixe seu comentário abaixo.
Cometários