Vivenciamos períodos cíclicos na economia: às vezes, temos um período de recessão e, logo depois, vem um período de expansão. Atualmente, o varejo da moda vem se recuperando, e a expectativa é de crescimento para os próximos anos. Então, se você está se planejando para abrir uma loja de roupas e acessórios, pode se dar muito bem.
Ter seu próprio negócio pode ser gratificante, trazer independência financeira e ser dono do seu tempo. Porém, para empreender, são necessários dedicação e planejamento a fim de que você esteja pronto para os desafios que vierem. A seguir, separamos algumas dicas para você ter sucesso no seu novo negócio de moda. Anote aí:
1. Elabore um plano de negócios
Essa dica vale para todo tipo de empreendimento. Montar o plano de negócios da sua loja traz uma visão macro da empresa, alinha os objetivos e possibilita um olhar em longo prazo. Além disso, ajuda a entender o público-alvo e todos os parceiros envolvidos no negócio.
2. Escolha um ponto de vendas adequado
Após montar o plano de negócios, você terá mais clareza sobre onde instalar sua loja de roupas e acessórios. Conhecendo melhor o público, você saberá se a loja deve se localizar dentro de um shopping center ou de porta para a rua, por exemplo. A escolha do bairro também é importante, afinal, você precisa estar próximo dos potenciais clientes.
3. Faça parcerias
Estabelecer parcerias com empresas que agregam valor ao seu negócio é importante. Você pode oferecer serviços de uma empresa parceira e vice-versa: assim, conseguirá novos clientes e oferecerá um agrado para aqueles que já frequentam sua loja.
Outro tipo de parceria que pode ser feita é com fornecedores. Eles podem disponibilizar brindes para você distribuir ou sortear, oferecer convites para participação no lançamento da nova coleção, além de facilitar o pagamento das peças. Portanto, não tenha vergonha de manter contato com fornecedores.
4. Invista nas redes sociais
O Instagram tem sido um grande aliado das lojas de roupas e acessórios. Por ser uma rede social voltada para a imagem, é fácil usá-la para fazer divulgação de seus produtos. Você pode, inclusive, fechar vendas pelas redes sociais. Anúncios nessas mídias sociais costumam ter baixo investimento e trazer alto retorno. Além disso, você pode engajar o público por meio de sorteios de peças.
5. Planeje bem o interior da loja de roupas e acessórios
A vitrine é o cartão de visita de um estabelecimento, logo, as peças expostas precisam convidar o futuro cliente a entrar. Além disso, não deve conter muitas informações. Depois que o cliente entrar, as peças devem ser dispostas pensando no caminho que ele fará dentro da loja. Perto do caixa, deve-se deixar acessórios de valor mais baixo, pois é onde o cliente tende a comprar por impulso.
Além disso, uma loja com aroma agradável, música ambiente e luzes adequadas faz com que a pessoa fique mais tempo dentro do espaço de compras.
6. Tenha um software para gestão do seu negócio
Por fim, uma dica para simplificar o seu dia a dia como empreendedor. Você viu que é preciso pensar em todos os detalhes da sua loja, por isso, usar recursos que podem otimizar seus processos tornará sua rotina mais eficiente. Ao trabalhar com um software de gestão, você conta com suporte na emissão de nota fiscal, no controle de estoque e no relacionamento com o seu cliente.
Se você gostou dessas dicas sobre como abrir uma loja de roupas e acessórios, assine nossa newsletter e receba ainda mais conteúdos relevantes para o seu negócio!
Cometários