Expandir os negócios é um grande desafio para empresas de segmentos diversos. Porém, essa prática torna-se ainda mais desafiadora em momentos de instabilidade econômica, como a existente no nosso país.
Para driblar esses obstáculos e sair na frente, você precisa buscar alternativas que te permitam ser mais competitivo e vender mais. Mas como conseguir isso? A resposta para isso está no uso adequado da tecnologia.
Conheça, neste post, 5 vantagens de investir em um sistema de gestão online para o seu varejo, a fim de melhorar sua performance no mercado. Acompanhe abaixo!
1. Garante um controle de estoque eficiente
O controle de estoque é a base de qualquer loja e merece atenção total, pois qualquer falha pode afetar diretamente os custos do empreendimento e até o atendimento de clientes.
Com a implantação de um sistema de gestão, você conseguirá realizar um controle de estoque mais amplo, com registro de dados importantes, como o volume e o custo de cada item e, também, o custo total do que existe no estoque. A ferramenta diminui a incidência de erros e garante mais segurança das informações.
2. Evita desperdícios e prejuízos
Se você faz um bom controle de estoque, pode evitar problemas como a compra excessiva de produtos ou a falta de determinados itens. Fazer isso com o auxílio de um sistema de gestão online ainda garante:
- a redução de custos por compra de mercadorias inúteis;
- a economia na compra de uma quantia adequada para suprir a demanda de um determinado período de vendas.
Ao controlar estoques mais enxutos, principalmente de itens com grande saída, certamente você não deixará de vender por falta de produtos.
3. Emite relatórios importantes para a tomada de decisão
Os programas de gestão podem emitir relatórios com informações detalhadas e úteis, que permitem um gerenciamento mais eficiente da loja. Com os relatórios e indicadores de desempenho, você poderá apurar quais fornecedores / parceiros realizam entregas na data correta e na quantidade combinada, e dessa forma optar por uma troca de fornecedor, caso seja necessário.
Com o software é possível descobrir quais são os produtos mais ou menos vendidos em uma determinada época do ano. Assim, definir estratégias mais sólidas, programando as compras e vendas futuras.
4. Acompanha a atualização fiscal
Hoje, as regras fiscais e tributárias mudam constantemente. Com o surgimento dos documentos fiscais digitais, qualquer informação que passar despercebida pode levar à rejeição da operação de venda.
Por esse motivo, utilizar um sistema de gestão online — em especial o ERP — devidamente atualizado é essencial para garantir o cumprimento da lei, o armazenamento seguro dos dados e a aprovação dos documentos de venda junto ao FISCO.
5. Melhora o planejamento
Com um software de gestão online você, lojista, terá domínio do que entra e o que sai do seu estoque em tempo real, além de acompanhar a evolução das vendas e o rendimento/sucesso de uma promoção.
Dessa forma é possível constatar se alguma mercadoria tem muita procura e assim realizar mudanças no planejamento de vendas.
Com esse programa, é possível colocar em prática os ajustes necessários, sem consumir muito tempo e dinheiro. É possível até definir as próximas abordagens do negócio.
Esperamos que as dicas apresentadas ao longo deste artigo tenham te convencido a implementar um sistema de gestão online (ERP).
Aproveite esta oportunidade e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos relevantes como este diretamente na sua caixa de e-mail. Até a próxima!
Cometários