Os dados de uma organização são essenciais para o bom funcionamento dos negócios e representam o começo primordial para qualquer plano de continuidade da empresa no mercado. Nesse contexto, o backup empresarial significa basicamente fazer uma cópia dos arquivos vitais para a sua gestão.
Se o documento original for perdido, por exemplo, há uma espécie de “segunda via”, que deve ser armazenada em um local diferente e mantida em um ambiente seguro.
Desse modo, os backups ajudam a garantir que, independentemente da sua estratégia de segurança atual, você tenha dados seguros e limpos para manter seu negócio funcionando no caso de um ataque hacker, de uma falha técnica, ou mesmo de um evento climático.
Sabendo disso, não deixe de ler o post de hoje: aqui, explicaremos a você como prevenir seus arquivos principais de quaisquer problemas. Confira:
Por que fazer o backup empresarial?
A perda de dados pode acontecer de várias maneiras. Dentre as causas mais comuns, estão falhas físicas de computadores, erros acidentais, sequestros de informações e enchentes. Conhecendo os possíveis imprevistos, entenda, a seguir, dois motivos interessantes para investir em um backup:
Informações menos centralizadas
Como é comum que os arquivos sejam salvos em apenas um lugar — como HDs internos e servidores —, o que significaria para a empresa se esses dados fossem alterados ou apagados acidentalmente? A resposta é: seriam necessários tempo e despesas consideráveis para restaurá-los. Logo, ter cópias extras, em locais diferentes, mas organizados, evita esses tipos de contratempos.
Proteção contra ataques cibernéticos
Atualmente, diversos vírus de computador também têm se tornado fontes de riscos para as informações corporativas, uma vez que eles infectam as máquinas e, assim, geralmente excluem, corrompem ou roubam os dados para dar vantagens aos concorrentes. Outra modalidade de crime que vem se tornando comum é o sequestro de dados, em que os hackers pedem um regaste em troca de não divulgarem informações privadas dos negócios. Então, proteger-se dessas situações incontroláveis é um grande motivo para dar importância ao backup dos arquivos da sua empresa.
De que dados você deve fazer backup?
A escolha dos dados-chave para fazer backup é um começo importante para garantir o sucesso da sua estratégia. Você deve pensar sobre o que precisaria para continuar suas operações caso o departamento de TI fosse roubado ou danificado.
Imagine perder os contatos de todos os seus clientes ou as documentações essenciais para o balanço da empresa? Quanto tempo você levaria para a reunir todas essas informações? E o que aconteceria se você não tivesse como recuperá-las? Esses são pontos essenciais para os quais você deve dar bastante atenção na hora de organizar a guarda de informações.
Quais tipos de backup existem?
Há vários tipos de backup disponíveis, e a escolha geralmente depende de tempo, segurança e orçamento. Entenda:
Backup de disco
É um tipo de backup empresarial normalmente utilizado para uma quantidade razoável de dados. Você pode realizar backups diários, semanais e mensais. A desvantagem é a lentidão tanto para backup quanto para restauração de dados
Backup de dados online
Essa é uma escolha popular para pequenas e médias empresas, pois não há necessidade de comprar hardware, software, ou outras tecnologias mais complexas. Basta utilizar o armazenamento em nuvem — no qual as suas informações ficam alojadas em servidores remotos e extremamente protegidos, acessados pela internet.
Assim, você seleciona os arquivos para backup e eles são automaticamente transferidos para um formato criptografado, por meio da rede de computadores, e enviados a um centro de dados de alta segurança — chamado popularmente de “nuvem”.
Como a quantidade de dados que sua empresa armazena continuará a aumentar junto com o crescimento do negócio. Você acabará precisando de um sistema de armazenamento remoto escalável como a nuvem para manter a segurança. A perda de dados pode ocorrer por uma série de razões, e, portanto, fazer o backup empresarial é algo primordial.
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos da DNA Sistemas!
Cometários