fbpx

Veja boas práticas para se destacar da concorrência no mercado

Veja boas práticas para se destacar da concorrência no mercado

Veja boas práticas para se destacar da concorrência no mercado

Apesar do cenário econômico de nosso país ser um pouco desmotivador, ainda é possível obter bons resultados na administração de uma empresa. A competição, fator apontado por diversos gestores como preocupante, estimula empresas a gerar novas ideias, a focar nas necessidades do público, pode ser uma valiosa fonte de aprendizado e pode transformar você em uma verdadeira autoridade em seu campo de atuação.

Mas, se a concorrência não é, necessariamente, ruim para uma organização, como lidar com ela e se destacar no mercado? Além de apresentar algo novo ao seu público, é preciso se esforçar para entender quais são as necessidades dele e pensar à frente, acompanhando tendência. Quer entender como? Acompanhe as dicas que nós preparamos para você!

Identifique quem são seus concorrentes

Um passo essencial para lidar com seus competidores é entender exatamente quem eles são. Independentemente de qual seja o seu mercado, seus concorrentes serão aquelas instituições que afetam diretamente suas vendas, mesmo que não ofereçam o produto ou serviço que sua empresa comercializa.

A partir desse entendimento, você deve melhorar suas soluções para manter a sua participação no mercado.

Pesquise, pesquise e pesquise

Um bom gestor, antes de tomar qualquer atitude em seu empreendimento, deve realizar uma pesquisa para compreender quais são as tendências de consumo e as necessidades dos seus usuários.

Também é preciso realizar uma investigação interna para descobrir quais são os princípios, valores e culturas de seu negócio, bem como as implicações deles. Lembre-se de levar em consideração a realidade socioeconômica em que sua empresa se encontra.

Dessa forma, a definição de metas, objetivos e tarefas para seus colaboradores torna-se mais fácil. A ocorrência de problemas em seu processo produtivo também será diminuída.

Pesquisas encomendadas ou de mercado ajudam a encontrar nichos de oportunidade e a traçar planejamentos de curto, médio e longo prazos. Alie os dados levantados às informações obtidas por instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Além dos cursos e seminários, eles oferecem também consultorias e auxiliam, principalmente, os novos empreendedores.

Não se esqueça de averiguar como seus concorrentes trabalham. Entenda como os produtos deles funcionam e quais são suas características positivas e negativas. Pense nessa experiência como um aprendizado e trabalhe em cima dos erros e acertos dos seus adversários comerciais, criando uma maneira própria de operar. Dessa forma, você mostra aos seus clientes que seu produto possui o diferencial que procuram.

Seja ágil ao tomar suas decisões

A dinâmica empresarial da nossa economia exige que um empreendedor tome decisões rapidamente e com grande eficiência. Aquele profissional que não se prepara para tal situação acaba ficando para trás e, consequentemente, perde boas oportunidades de negociação.

Imagine a seguinte situação: um cliente liga para você e informa que um de seus concorrentes oferece um preço um pouco inferior ao ofertado por seu empreendimento. Ele ainda pergunta se você pode oferecer algum desconto ou qualquer outro benefício para que a negociação não seja realizada com a outra empresa.

Um empresário preparado conseguirá tomar decisões rápidas e certeiras para negociar com esse cliente, seja oferecendo um menor valor ou explicando que seu produto possui maior qualidade e credibilidade.

O mercado consumidor é sazonal e diversas situações como esta podem ocorrer no dia a dia de um gestor. Portanto, cabe a ele se preparar da melhor maneira possível para sempre ter as respostas mais adequadas quando solicitado. Adote procedimentos operacionais para estes casos e prepare sua equipe para a tomada de decisões rápidas.

Tenha ética em suas negociações

Como dissemos antes, a concorrência existente entre as empresas traz benefícios para os consumidores. Dessa forma, o cliente tem poder de barganha e consegue exigir a máxima qualidade dos produtos e serviços que consome.

No entanto, um empresário competente não deve criar um clima de guerra com seus concorrentes ao tentar reduzir seus preços sempre que alguém oferecer algo mais barato no mercado.

Os consumidores, além de buscarem os melhores preços, sempre estão atentos à qualidade do serviço prestado. Por isso, de nada adianta tentar vender um produto mais barato se este não tem qualidade ou durabilidade.

Nesses casos, o cliente até pode efetuar uma compra na sua empresa, porém, ao perceber que não há qualidade em seu produto, ele buscará outro fornecedor.

Não trate seu concorrente como um inimigo. Pense que, em algum momento no futuro, vocês poderão trabalhar em conjunto em alguma situação. Portanto, seja ético e respeitoso em todas as negociações.

Prepare sua mão de obra

Os colaboradores de uma empresa são essenciais na obtenção de bons resultados. A maioria das atividades desenvolvidas em seu negócio é realizada por seus funcionários, portanto, faça com que eles tenham tranquilidade e respeito em suas rotinas de trabalho.

Realize treinamentos para atualizá-los sobre novas normas de regulamentação, técnicas de segurança do trabalho e utilização de suas ferramentas.

Crie um ambiente aberto ao diálogo para que todos tenham liberdade para expressar suas opiniões e tirar dúvidas em relação a algum problema. Fique atento aos comentários realizados a fim de aprimorar sua gestão empresarial.

Incentive seus funcionários a proporem soluções para os problemas existentes em sua empresa. Uma simples conversa realizada durante o horário do café pode gerar as respostas que você tanto procura para superar um obstáculo em sua gestão.

Qualifique sua mão de obra e obtenha os resultados positivos para se diferenciar da concorrência.

Aposte em inovação

Empresas que inovam com desempenho têm maior propensão a crescer e se destacar. Para isso, é preciso que você estude muito bem a experiência de compra, suas estratégias de comunicação, os serviços oferecidos, como está sua pós-venda, a disposição dos produtos em sua loja e os processos internos de sua empresa, como o controle de estoque.

Tentar vender um produto que já está saturado no mercado consumidor é algo que não renderá bons frutos para nenhum empresário. Ao desenvolver uma mercadoria inovadora, um empreendedor faz com que seu negócio esteja na frente de seus concorrentes.

Com os resultados das pesquisas indicadas no primeiro tópico deste post, o gestor terá em suas mãos todas as informações necessárias para produzir algo inovador e que atenda às necessidades de seus consumidores.

Tenha em mente que a inovação nem sempre está no lançamento de um produto novo. Muitos empreendedores deixam de investir nesse aspecto por pensarem que ele está sempre vinculado a tecnologias de ponta, mas pequenas mudanças no processo de sua empresa já podem aprimorar a qualidade do que é entregue ao consumidor.

Invista em campanhas de marketing

Para se destacar em um mercado acirrado é preciso que você comprove que é uma autoridade no assunto, atraindo a atenção do público e vendas.

Realizar campanhas de marketing é uma das melhores atitudes que um empresário pode tomar para se destacar da concorrência no mercado. Elas fidelizam os clientes antigos e atraem novos consumidores para o seu empreendimento.

Determine qual é o seu público-alvo e adote as técnicas específicas para que suas campanhas de marketing tenham máxima eficiência. Lembre-se de estudar os canais usados por seus clientes para fazer investimentos certeiros!

Alguns empresários cometem o erro de não dar a importância necessária para o setor de marketing em suas empresas. Em vista disso, faça com que esse setor em seu negócio seja a porta de entrada de novos clientes e se destaque da concorrência no mercado.

Utilize novas tecnologias

As tecnologias estão presentes em todas as relações de nossas vidas, e o setor empresarial não poderia ficar de fora. Nesse caso, o seu uso visa a redução dos custos, melhoria dos processos, aprimoramento da comunicação entre colaboradores e clientes e diversos outros motivos.

Utilizar uma nova ferramenta, um novo software ou uma nova técnica de trabalho permite a um empresário melhorar a qualidade dos produtos ofertados em seu estabelecimento. Outro benefício é a possibilidade de realizar as atividades de seu processo produtivo em uma menor quantidade de tempo.

Consequentemente, seu produto terá os pontos positivos que o mercado consumidor tanto procura. Então, não deixe de utilizar o que há de mais moderno hoje em dia.

Aplique ferramentas de gestão

Ferramentas de gestão são um dos melhores pontos de partida para empresas definirem estratégias. A matriz SWOT, por exemplo, estabele uma relação entre as forças e fraquezas de uma empresa com as tendências observadas no ambiente externo, que segmentamos em ameaças e oportunidades.

Na matriz SWOT, a concorrência entra como uma ameaça, mas auxilia a transformar estes riscos em oportunidades.

Agregue valor ao seu produto ou serviço

O empreendedor precisa mostrar o valor do produto e/ou serviço que oferece. É preciso, portanto, fazer diferente, explorando novas formas de se comunicar e relacionar com o cliente.

Tenha em mente que, para se destacar, sua empresa precisa vender valor, e não preço. Em busca de soluções imediatas para competir, muitas empresas acabam abaixando o preço, o que nem sempre é a melhor via. Além de causar comprometimentos no fluxo de caixa de sua empresa, você corre o risco de desvalorizar seu produto.

Conheça seus clientes como ninguém

Atender às necessidades de seus clientes é um dos principais objetivos de um empresário, independentemente do seu ramo de atuação.

Quando afirmamos que a concorrência está acirrada, não nos referimos apenas às inúmeras empresas que oferecem um mesmo tipo de produto ou serviço. Isso inclui também constatar que há diversas organizações com abordagens inovadoras para atingir o cliente.

Crie formas para dialogar com seus clientes a fim de buscar um feedback do serviço (positivo ou negativo) prestado por sua empresa. Receba estas críticas e aprimore a estrutura do seu negócio.

Não se acomode quando o cenário estiver extremamente positivo para seu empreendimento. Tenha em mente que a qualquer momento um de seus concorrentes pode lançar algo inovador, tirando o foco do mercado de seu produto. Nunca perca essa questão de vista e prepare-se para inovar.

Fugir da mesmice é o dever de um empresário que quer se destacar da concorrência no mercado. Compartilhe este post em suas redes sociais e marque seus colegas de profissão!

Cometários