fbpx

Conheça 8 livros que todo empreendedor deve ler

Conheça 8 livros que todo empreendedor deve ler

Conheça 8 livros que todo empreendedor deve ler

Ler é fundamental. Livros não só são excelentes fontes de prazer e entretenimento, mas também o melhor modo de obter novos conhecimentos e ampliar nossa visão de mundo.

No universo do empreendedorismo, a leitura é um instrumento importante para atualizar competências e desenvolver novas habilidades que podem ser cruciais para o sucesso de um negócio. Por isso mesmo, no post de hoje, preparamos uma lista com 8 livros que todo empreendedor deve ler. Acompanhe!

1. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto – vários autores

Você certamente já deve ter ouvido falar que a melhor forma de aprender uma determinada atividade é conhecendo experiências de pessoas que foram bem-sucedidas nela.

E qual a melhor forma de desenvolver capacidades para empreender em um país complexo como o Brasil, senão através do contato com a visão de empreendedores como Abilio Diniz, Jorge Gerdau e Roberto Quiroga?

“Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto” é um livro essencial para a estante de qualquer empreendedor, pois reúne conselhos de mais de 51 empresários sobre como é possível enfrentar os desafios do país, que vão desde o excesso de burocracia e os períodos de crise econômica até a alta competitividade do mercado.

2. O gestor eficaz – Peter Drucker

Como oferecer dicas de livros que todo empreendedor deve ler sem incluir Peter Drucker, considerado por muitos o pai da administração moderna?

Em “O gestor eficaz”, o escritor austríaco comenta como um administrador repleto de demandas e responsabilidades, que vão desde a gestão de pessoas até a redução de custos do negócio, pode dar conta de seu trabalho sem perder-se no tempo ou deixar de cumprir responsabilidades.

A tese central do livro de Drucker é que a eficácia, para ser aprendida, exige método e organização.

Trata-se de uma obra essencial para qualquer empreendedor que ambiciona um negócio de grande porte e mesmo para executivos que ocupam cargos de alto escalão e precisam gerenciar um grande número de atividades e pessoas.

3. Empreendedorismo na prática – José Carlos Assis Dornelas

O empreendedor e palestrante José Dornelas inicia seu best-seller com a seguinte provocação: “Aos que não se contentam com a mesmice, que inovam e são comprometidos com os seus sonhos.” O start já é um prenúncio do que esse interessante livro oferece para o público.

Em “Empreendedorismo na prática – mitos e verdades do empreendedor de sucesso”, Dornelas desvenda, dentre outros pontos, quais são os principais perfis empreendedores e como a decisão de tornar-se empreendedor carrega consigo um conjunto de responsabilidades.

O livro será especialmente útil para aquele que deseja abrir sua primeira empresa e quer saber se possui as competências necessárias para ser bem-sucedido no complexo e exigente mundo empresarial.

4. Desenhando negócios – Dan Roam

Já reparou o quanto a comunicação humana, em boa medida, se baseia em comunicação visual?

Marcas utilizam propagandas em outdoors, TVs e internet para vender produtos; livros com ilustrações têm apelo comercial mais forte; o cinema é uma das maiores fontes de entretenimento do planeta e, no plano pessoal, o modo como uma pessoa se apresenta é tão importante quanto a mensagem que ela traz.

Diante de tudo isso, o escritor, fundador da companhia Digital Roam e autor de “Desenhando negócios” sustenta que as ideias, quando apresentadas a partir de um conceito visual, têm muito mais chances de convencer.

Dan chega, inclusive, a afirmar que o pensamento visual pode resolver qualquer tipo de obstáculo no plano empresarial.

Esse é um livro instigante que oferece uma perspectiva diferenciada, fazendo com que os empreendedores aprendam a apresentar melhor suas ideias e seus insights.

5. A arte do começo – Guy Kawasaki

Guy Kawasaki é um expert do mundo dos negócios. Estrategista e com know-how vasto nas áreas de tecnologia e marketing, Kawasaki é autor de uma série de best-sellers mundiais.

Em “A arte do começo”, o escritor americano oferece um guia minucioso e eficaz para qualquer pessoa que está iniciando uma empresa, independentemente de seu porte, segmento ou modelo de negócio.

A obra está em nossa lista de livros que todo empreendedor deve ler, pois é um clássico indispensável que auxilia, inclusive, pessoas atuantes em outros setores, como ONGs ou associações comunitárias.

6. Organizações exponenciais – Salim Ismail e Yuri van Geest

Para entendermos a proposta desse indispensável livro de Salim Ismail e Yuri van Geest, precisamos analisar o conceito de organização exponencial.

Em linhas gerais, organizações exponenciais são aquelas capazes de lançar inovações disruptivas no mercado que não só conquistam novos consumidores, mas quebram as estruturas de um determinado segmento.

Basta pensar que, após diversos abalos, a indústria das vídeo-locadoras não resistiu ao impacto de aplicativos mais baratos e eficientes, como o Netflix.

Estudando esse universo, os autores demonstram que para sobreviver ao novo mercado toda empresa precisa ser capaz de se adaptar às mudanças, manter-se em busca da inovação constante e oferecer ao mercado novidades que surpreendam os novos perfis de consumidores.

7. Startup Brasil – Pedro Mello e Marina Vidigal

“Meu sonho é abrir uma startup.” Se essa frase não sai da sua cabeça, certamente o livro do blogueiro Pedro Mello e da jornalista Marina Vidigal é ideal para você.

Na obra, os autores realizam uma série de entrevistas com empreendedores de sucesso do meio digital reconhecidos pela visão inovadora e pela capacidade de desenvolver ferramentas úteis tanto para a gestão de empresas quanto para a vida pessoal.

Alguns dos nomes são Romero Rodrigues (Buscapé), Gilberto Mautner (Locaweb) e Marcus Andrade, da Horizon.

O título está na lista dos livros imperdíveis porque, através da leitura, tanto empreendedores que já estão no mercado quanto aqueles que sonham em se aventurar no mundo dos negócios podem conhecer as dificuldades e trilhar melhor o “caminho das pedras” das startups.

8. Transformando suor em ouro – Bernardinho

Para concluir a nossa lista de livros que todo empreendedor deve ler, incluímos o sucesso de vendas do técnico de vôlei multicampeão Bernardinho.

“Transformando suor em ouro” é o relato da trajetória vencedora do autor desde os tempos de jogador até os períodos como técnico das seleções brasileiras masculina e feminina.

O livro é excelente para motivar equipes e empreendedores a vencer os obstáculos presentes no cotidiano de qualquer negócio.

Agora que você já conferiu nossa lista de livros que todo empreendedor deve ler, que tal compartilhar o conteúdo nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) e ajudar seus amigos?

Cometários