fbpx

6 cuidados ao migrar o financeiro para um software de gestão digital

6 cuidados ao migrar o financeiro para um software de gestão digital

6 cuidados ao migrar o financeiro para um software de gestão digital

Todo negócio exige muito esforço e dedicação do seu dono. Com um monte de coisas para serem feitas, quanto mais os processos forem organizados, melhor. A parte financeira não é nenhuma exceção e se você toca uma empresa, sabe bem como é preciso ficar esperto.

Um bom sinal de evolução da sua gestão é poder contar com um sistema que ajude a organizar as contas. O problema é que fazer a migração das planilhas e controles próprios para um software de gestão mais profissional pode dar algum trabalho.

Para te ajudar a fazer essa mudança dentro da sua empresa, separamos algumas dicas que vão facilitar a sua vida. Acompanhe!

1. Identificar as necessidades

A primeira coisa a fazer é conseguir encontrar um sistema que atenda as suas necessidades. Pensando no que realmente vai fazer a diferença no dia a dia da sua empresa, escolha um que consegue tornar tudo mais fácil e que seja tranquilo de usar. Se não fizer isso, a migração para o novo sistema e também a sua utilização poderão virar grandes problemas.

2. Mapear e formalizar os processos

Sem medo de trabalho e para evitar complicações no momento da migração, faça um mapeamento dos seus processos. Anote como acontece cada coisa para que fique mais fácil a utilização do novo software de gestão. Essa formalização vai servir de referência até mesmo para você conseguir explicar suas dúvidas para o fornecedor da ferramenta.

3. Escolher o momento certo

Já tendo na cabeça o que vai ser feito, pense em qual é a melhor hora para fazer a mudança. Considere o movimento de clientes, épocas com menos funcionários de férias e tudo que afeta o ritmo do seu negócio. Na hora de migrar o seu financeiro, provavelmente você terá menos tempo para outras atividades.

4. Preparar a equipe

Um erro muito grande de alguns donos de negócio é fazer a implementação de novas ferramentas de trabalho sem avisar o pessoal. Pegando a sua equipe de surpresa, pode ser que alguns fiquem com má vontade ou que demorem muito a entender como vai ser a nova rotina. Por isso você deve avisar todo mundo e explicar como vai ser com o novo software de gestão.

5. Elaborar um plano de transição

Por mais que a nova ferramenta seja um sistema bem potente e estruturado, vai levar algum tempo até que tudo fique no lugar. Para evitar dores de cabeça desnecessárias, o melhor é montar um plano de transição. Defina como vai ser a migração, quem vai participar ativamente e quais as primeiras atividades serão feitas.

6. Fazer um backup em nuvem

A segurança das informações do seu negócio, especialmente as financeiras, é algo que deve ter um pouco da sua atenção. Esses números resumem tudo o que anda acontecendo no seu estabelecimento e na hora mudar a sua forma de controle, é bom ter um backup. Ao fazer isso, coloque tudo em nuvem, porque aí você não corre o risco de perder nada caso o seu computador apresente algum problema.

Seguindo essas dicas, fazer a migração do seu financeiro para um software de gestão vai ser algo mais tranquilo. Mesmo assim, pode ser que você tenha outras dúvidas e queira saber como tudo acontece.

Se for esse o caso, ou mesmo se quiser falar de outros assuntos relacionados às ferramentas de gestão, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar!

Cometários