fbpx

5 maiores erros ao escolher um software

5 maiores erros ao escolher um software

5 maiores erros ao escolher um software

É bem provável que você já conheça a importância da tecnologia para o seu negócio: por meio da adoção de um software de gestão, é possível automatizar atividades, acompanhar indicadores e otimizar o fluxo de trabalho.

Contudo, devido ao grande volume de soluções oferecidas no mercado ainda é comum que gestores tenham dificuldade de escolher o sistema ideal, limitando o crescimento da empresa e diminuindo o retorno sobre o investimento.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre os 5 erros mais comuns ao escolher um software de gestão, os motivos de acontecerem e como evitar! Se interessou? Então acompanhe!

1. Não dar a devida atenção ao planejamento

O planejamento é a base de qualquer nova implementação no seu negócio e aqui isso não é diferente.

A falta de interesse — ou o próprio descuido — de empresários resulta em acelerar essa fase para já aplicar as inovações no negócio, sem monitoramentos ou pesquisas sobre as principais necessidades da atividade.

Assim, o processo de implementação pode ser extremamente prejudicial, desmotivando funcionários, atrasando a cadeia produtiva e colocando em questão a sua marca para o mercado.

O ideal é fazer um monitoramento do serviço, analisar quais são os pontos de principal relevância a serem otimizados e buscar o melhor software de gestão. Por isso, se a dificuldade maior é acompanhar indicadores, procure um parceiro que ofereça uma plataforma com esse auxílio.

Dessa forma, você pode entender mais sobre os pontos fortes e fracos da empresa, investindo de forma direta no que pode ser melhorado. Afinal, não adianta contratar uma plataforma que oferece diversas funcionalidades, mas que não serve para você!

2. Escolher pelo preço

Não é segredo que todo empresário busca lucro, mas um grande erro é optar por uma implementação baseada em preços.

O problema aqui se divide na falta de análise de custo-benefício do software.

Preço muito alto

Muitas vezes, gestores ambiciosos acham que ao optar pela solução mais cara do mercado, melhores resultados virão, o que é um grande equívoco.

Busque sempre analisar o que cada plataforma oferece e os porquês dos valores acima da média. Alguns podem ter uma funcionalidade a mais ou tecnologias novas que captam os interessados, mas essa nem sempre é a melhor escolha.

Preço muito baixo

Assim como não é recomendado optar por softwares de gestão muito caros, os de valores inferiores devem ser evitados.

Lembre-se que a intenção é otimizar os trabalhos, automatizar tarefas e melhorar o fluxo geral do trabalho — e que isso pode aumentar os seus lucros. Por isso, desconfie de parceiros com soluções milagrosas e extremamente baratas.

Escolha correta

Valores são muito relativos e vão depender da necessidade individual de cada empresa. O correto é fazer o planejamento da melhor forma para que os objetivos já estejam traçados ao procurar um software.

Faça uma análise do ROI — Return On Investiment — e defina como cada plataforma pode afetar sua atividade, garantindo uma escolha com o preço justo para suas expectativas.

3. Não verificar se o parceiro oferece um bom suporte

Adotar esse sistema na empresa não se resume apenas à implementação: podem surgir dúvidas, problemas relacionados ao uso no dia a dia, etc.

Muitos gestores erram ao contratar parceiros que não oferecem um suporte pós-instalação. Isso cria um grupo de funcionários que não sabem como usar essa novidade, impactando negativamente na execução do trabalho.

É importante que fatores como qualidade e facilidade para contato sejam levados em conta na hora de fazer sua escolha. A comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer novidade. O ideal é contatar aqueles preocupados não só com a fase de implementação, mas com o período de testes.

4. Desconsiderar fatores como simplicidade e praticidade

Quem nunca se sentiu desmotivado ao abrir um aplicativo com uma interface poluída e de difícil interpretação? Com os softwares de gestão a premissa é a mesma: quanto menos intuitivos, pior para os colaboradores.

Os objetivos de empresários que optam por essa tecnologia são bem claros. Mas eles esquecem que a facilidade do uso no dia a dia é tão importante quanto o potencial de gerar resultados.

Outra vez o bom planejamento se faz necessário: uma solução muito mais complexa do que as reais necessidades da empresa pode ter o efeito inverso do que é buscado.

Imagine sua equipe com um sistema novo, mas com diversas funcionalidades que não se aplicam à rotina do trabalho. A falta de motivação, desinteresse na nova ferramenta e queda dos indicadores de produção são os resultados obtidos.

Por isso, escolha sempre plataformas de fácil aprendizado, promova treinamentos com seus parceiros e invista na capacitação do seu time. A comunicação é fundamental para quem almeja resultados efetivos na empresa, então mantenha a atenção!

5. Não analisar empresas que usam ou já usaram o software de gestão procurado

Buscar referências em qualquer ramo do mundo empresarial pode pesar — e muito — na escolha de um novo software de gestão, mas ainda são poucos os gestores que mantêm essa prática.

Analisar os efeitos dessa ferramenta em outras empresas pode mostrar a capacidade evolutiva que ela proporcionou. Efeitos como taxa de crescimento, conquista de mercado e melhoria nos serviços.

Ao rastrear um padrão entre negócios que optaram pela mesma solução que você, lembre-se de procurar feedbacks positivos e negativos. Você terá uma visão mais ampla, e saberá se o parceiro se interessa em corrigir os erros para melhorar.

Repare que um problema geralmente está ligado a outro. Se o fornecedor não oferece um bom suporte, provavelmente não irá corrigir as falhas para deixar clientes mais satisfeitos.

Por isso, o segredo é sempre mapear processos e definir os objetivos da sua empresa. Escolher um parceiro alinhado e interessado em auxiliar você com um preço justo e resultados palpáveis!

E então, leitor, conheceu os erros mais cometidos ao escolher um software de gestão e já sabe como evitá-los? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber na sua caixa de e-mail artigos que podem ajudar você a crescer!

Cometários