fbpx

4 estratégias de redução de custos para a farmácia

4 estratégias de redução de custos para a farmácia

4 estratégias de redução de custos para a farmácia

O setor farmacêutico é constantemente afetado pela crise econômica no país, e as inflações afetam os preços das matérias-primas e, por conseguinte, os laboratórios. Contudo, quem realmente sofre são as farmácias e drogarias que passam a ter de aumentar o valor de revenda dos produtos e se afastam da redução de custos.

Esse cenário é ainda mais sensível devido às mudanças no comportamento dos consumidores. Logo, o ticket médio das farmácias diminui resultando em menores margens de lucratividade.

Então, para driblar as dificuldades o ideal é começar pela redução de custos, mas como? Visando amenizar esse quadro inflamado juntamos 4 estratégias que combinadas, podem ajudar e muito na economia e sobrevida no mercado, confira!

Buscando a redução de custos para farmácia? Conheça 4 estratégias!

Não existe fórmula mágica para a redução de custos numa farmácia, mas o que existe é a imprescindibilidade de trabalhar duro. Vencer os desafios impostos pelo mercado e situação financeira é uma constante diária na vida dos empreendedores farmacêuticos. Veja 4 estratégias que influenciam no aprimoramento dos processos!

1 – Aproxime-se da contabilidade do seu estabelecimento

Infelizmente, grande parcela dos empreendedores ainda aplica os conceitos do ramo farmacêutico de outrora. Em outras palavras, antigamente era comum a falta de controle acerca dos principais pontos, como é o caso da contabilidade.

Não quer dizer que os processos contábeis não existiam, mas eles não eram o foco do negócio. E ainda hoje, alguns insistem em levar isso à frente e acabam deixando de lado esse crucial fator para reduzir custos.

Entretanto, se aproximar da contabilidade garante maior conhecimento acerca dos números gerados diariamente pelo negócio. Essa transparência potencializa a tomada de decisão assertiva e, sobretudo, evita que a farmácia gaste com multas e processos contábeis.

2 – Promova o cadastramento preciso dos produtos e mercadorias

O cadastramento é outro ponto de atenção no ramo farmacêutico, pois quando errado, pode minar recursos. O estoque de uma farmácia pode ser considerado uma engrenagem imprescindível, afinal, na falta de um medicamento importante o cliente pode acabar não voltando mais.

Uma das maneiras mais eficazes de realizar o cadastramento é por meio da entrada de estoque via XML da NF-e. Essa maneira de cadastramento garante maior automatização, agilidade, reduz as chances de erros, estimula o estoque ideal e atua na redução de custos.

Ao receber seus produtos e mercadorias, seja produtos novos ou reposições, é possível lançar no estoque através da NF do pedido. Assegurando que todos os itens presentes na nota fiscal sejam inseridos corretamente no estoque.

3 – Implemente uma fiscalização rigorosa de NCM

O código NCM (Nomenclatura Comum Mercosul) abrange toda mercadoria que circula no Brasil. Portanto, cada medicamento possui um NCM específico. No momento em que um medicamento entra no sistema com o código errado o estabelecimento pode estar pagando tributos excessivos.

Nada acontece se uma farmácia paga tributo em excesso, mas quando a situação é inversa, ou seja, o empreendimento paga menos, a Receita Federal ganha margem para autuar esse negócio.

Desse modo, para evitar multas desnecessárias execute uma fiscalização minuciosa de cada NCM registrado, a fim de encontrar inadequações e começar a gerar redução de custos.

4 – Desenvolva um setor de Recursos Humanos diferenciado

Assim como a contabilidade pode ser algo não desenvolvido em uma farmácia, o setor de RH representa o mesmo gargalo. A falta de profissionais capacitados influencia negativamente no dia a dia dos colaboradores.

Além disso, o processo seletivo para contratação é prejudicado, uma vez que os valores, missão e cultura organizacional não são transmitidos aos novos contratados. Esse cenário resulta em baixa eficiência financeira, pois ocasionalmente a gestão tem de lidar com inúmeras rescisões contratuais.

Alcançar a redução de custos numa farmácia não é algo impossível, mas é algo que demanda total empenho e dedicação não somente do empreendedor, mas também de todos que fazem parte desse negócio em crescimento!

Cometários